Piper diz que ideia de ‘vida sem arrependimentos’ é enganosa: ‘Jesus veio salvar pecadores’ - Se Liga na Informação





Piper diz que ideia de ‘vida sem arrependimentos’ é enganosa: ‘Jesus veio salvar pecadores’

Compartilhar isso

A ideia de uma “vida sem arrependimentos” é uma cilada, declarou o pastor John Piper, pois vai frontalmente contra o conceito pregado no Evangelho e sugere que os erros não precisam ser abandonados ou corrigidos.
A abordagem surgiu em função de uma pergunta feita a Piper por um seguidor dos materiais publicados pelo ministério Desiring God. O homem, de 72 anos, falou sobre seu próprio arrependimento sobre situações que viveu e questionou se o resultado da jornada era algo sobre o qual não deveria existir nenhum sentimento reticente.
“Posso relembrar muitas oportunidades que perdi na vida: viagens de missões que não participei, missionários que não apoiei, até oportunidades profissionais que não aproveitei e provavelmente deveria ter aproveitado, maneiras de melhor investir e resgatar meu tempo em todas as etapas do processo nesse caminho. […] É possível que um homem mais velho revise sua vida e conclua que errou com relação a fazer a vontade de Deus ao longo dos anos? Ou quem eu sou agora tem a vontade de Deus manifesta perfeitamente em todas as minhas decisões e, portanto, não devo me arrepender?”, perguntou.
O assunto mereceu uma extensa resposta do pastor no podcast Ask Pastor John. O líder cristão enfatizou que há diferentes aspectos a se considerar quando o sentimento de arrependimento surge, declarando que “é bom lembrar de nossos pecados e sentir arrependimento”.
“Uma vida sem arrependimentos é construída sobre uma miragem. Se você não vê pecados quando olha para a sua vida e não se arrepende deles, não está vendo a realidade. Você não está sentindo a realidade. Você está vendo uma miragem”, pontuou.
“Houve muitas atitudes, palavras, ações que não eram para a glória de Deus, mas egoístas, não amorosas, mas indiferentes, não da fé, mas do medo. Houve muitas coisas que saíam da sua boca que não foram projetadas para a edificação e muitos bons caminhos tomados com motivos defeituosos”, ilustrou Piper, observando que como apontado em I Timóteo 1:15, há situações que “aprofundam e intensificam nossa gratidão pela graça”.
“[O apóstolo] Paulo nunca esqueceu seu passado arrependido. Escrevendo próximo ao fim de sua vida, ele disse ‘esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior’. Isso foi um arrependimento, e ele nunca esqueceu”, ponderou John Piper.
Contra-mão
Muito da propaganda progressista que dita padrões e comportamentos é baseada numa ideia de que a vida deve ser vivida sem arrependimentos, e um exemplo citado pelo portal The Christian Post é o da escritora e coach Grace Bluerock, que publicou um artigo no The Huffington Post em 2017 sugerindo “10 maneiras de viver a vida sem arrependimentos”.
“Como ex-assistente social em cuidados paliativos, aprendi muito sobre arrependimento. Foi chocante quantos pacientes do hospício onde trabalhei chegaram ao fim de suas vidas desejando ter vivido de maneira diferente”, escreveu Grace Bluerock. “Nunca sabemos quanto tempo viveremos, por isso devemos fazer escolhas conscientes todos os dias para viver plenamente e aproveitar ao máximo cada experiência que temos”.
A lista – basicamente um enumerado de autoajuda – sugeria que os leitores garantissem que “seus entes queridos saibam que você os ama”; “Siga seus sonhos”; “Confie em seus instintos”; “Mantenha seu trabalho no trabalho”; “Assuma riscos”; “Leve a vida menos a sério”; “Transforme falhas em trampolins”; “Pratique o perdão”; “Seja você mesmo” e “Pratique a bondade”.
“Nossas vidas devem ser vividas plena e completamente, sem arrependimentos. Nunca sabemos quanto tempo temos, então vamos começar a viver uma vida livre de arrependimentos hoje e todos os dias”, encorajou a influenciadora.

Apesar da embalagem positiva, a ideia de confiar em si mesmo vai contra a Palavra de Deus: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras” –Jeremias 17:9,10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário