A Tabela Das Nações – Filhos de Noé - Se Liga na Informação





A Tabela Das Nações – Filhos de Noé

Compartilhar isso


Lição 28

Gênesis 10:1-31

I. Introdução


A. No capítulo nove, foi demonstrado que todas as pessoas ou raças vieram dos três filhos de Noé. O capítulo dez oferece uma visão panorâmica do início dos primeiros povos e nações. Arqueólogos bíblicos e seculares concordam que o Oriente Médio foi corretamente chamado de "berço da civilização" ou "berço da humanidade".



B. A nação Israel, eleita para ser o instrumento da bênção redentora do mundo, precisava conhecer a fonte de onde surgiram as várias nações ao seu redor, para que ela pudesse saber como agir em relação a elas. Esta foi a principal razão para dar a tabela das nações.



C Os que estudam raças e povos são chamados etnólogos, e uma das ferramentas da etnologia é rastrear a recorrência de nomes através da história. Alguns lugares e / ou nomes de indivíduos persistem por um longo tempo ao longo dos eventos humanos. Cartas podem ser transpostas, terminações adicionadas, prefixos removidos ou acrescentados, mas existe uma raiz básica que persiste por anos e até séculos, e isso fornece aos etnólogos uma maneira de rastrear a disseminação dos povos da terra.



NOTA: Devido à falta de fatos adequados, é difícil rastrear com absoluta precisão todos os povos mencionados na tabela das nações, mas há evidências bíblicas e seculares suficientes para nos ajudar a encaixar algumas das peças do quebra-cabeça.

II. A Genealogia de Jafé. (10:2-5)


A. De um modo geral, essas pessoas foram para a Europa-Ásia. Um grupo se estabeleceu na Índia e o outro na Europa. Juntos, eles formam o que é conhecido como a família indo-europeia de nações. Esses povos parecem ser dotados na área de atividades filosóficas e intelectuais.


NOTA: É interessante notar que tanto os indianos quanto os europeus remontam a sua origem em Jafé (tradição). Os primeiros gregos dizem que o ancestral era um homem chamado Japetos, que se parece muito com Jafé. Os índios, por outro lado, têm um relato do dilúvio semelhante em muitos aspectos ao relato bíblico. O nome do herói deles não é Noé, mas Satyaurata, e ele teve três filhos. O nome do mais velho era Iyapeti (soa como Jafé), e os outros dois eram Sharma e C'harma (Sem e Cão). O interessante da história indiana é que C'harma foi amaldiçoado por seu pai porque ele riu dele quando ficou bêbado. Isso parece muito com a maldição de Canaã através de Cão.

B. Moisés tem menos a dizer sobre a genealogia de Jafé do que as outras duas genealogias. No entanto, a maioria das pessoas na América é da genealogia de Jafé, por isso é interessante passar algum tempo conhecendo nossa árvore genealógica.

C. Jafé tem sete filhos, mas apenas três são traçados para nós em detalhes. Gomer se estabeleceu originalmente na região dos Balcãs e depois migrou para a Alemanha. De Gomer, veio a palavra Gália ou gaulês. Eles migraram para o norte e de Gomer vieram os primeiros colonizadores da Espanha, França, Grã-Bretanha e especialmente da Alemanha. Dos gauleses vieram a maioria das primeiras famílias da Europa Ocidental e, consequentemente, das Américas também. Magogue fundou as hordas de bárbaros do norte que se estabeleceram além do Mar Cáspio e do Mar Negro. Esta seria toda a seção central da Rússia moderna. Madai é facilmente identificado como medos, dos famosos medos e do Império Persa. Javã é inquestionavelmente o ancestral dos gregos. Seu nome, Javã, ainda é encontrado no grego na forma de Ionia. O Mar Jônico e a Península Jônica derivam dessa palavra Javã. Tubal e Meseque migraram para a área da Turquia moderna. Tiras provavelmente foi o ancestral dos Tirsenoi, um povo pirata do Egeu.

D. Gomer teve três filhos: Asquenaz, Rifate e Togarma. Asquenaz primeiro se estabeleceu ao redor do Mar Negro e depois se mudou para o norte, para uma terra chamada Ascenia, que mais tarde ficou conhecida como Ilhas da Escândia, que agora são identificadas como países escandinavos, Rifate provavelmente se estabeleceu na Europa central, e alguns estudiosos acham que que o nome Europa veio do nome Rifate. Togarma se refere à Armênia atual, que também migrou para o norte para o sul da Alemanha. Alguns estudiosos acham que a palavra Alemanha deriva da palavra Togarma. Se você soltar a primeira sílaba, terá a raiz básica da Alemanha. Javã teve quatro filhos: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Elisá pode ser atribuído à palavra grega "Helles", da qual nós recebemos o povo grego dos helenos. A maioria dos estudiosos társicos se relaciona com a Espanha. Quitim refere-se à ilha de Chipre. Dodanim se estabeleceu ao redor do Mar Negro e ainda encontra um paralelo moderno na palavra, Dardanelos.

E. Dizem que esses homens e seus filhos se estabeleceram nas “ilhas dos gentios”, referindo-se ao fato de que a maioria dos assentamentos a princípio seria ao longo da costa.

III. A Genealogia de Cão. (10:6-20)


A. De um modo geral, esses povos se mudaram para o Egito, África e Canaã. Talvez as pessoas de pele mais escura fossem descendentes de Cão. A família de Cão parecia ter sido particularmente dotada de proficiência técnica. Por causa da grande adaptabilidade dessas pessoas às condições primitivas, os descendentes de Cão se tornaram os pioneiros da humanidade. Todas as grandes civilizações primitivas foram caanitas: egípcios, babilônios, maias, astecas e sumérios.

B. Cão teve quatro filhos: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã. Cuche está associado aos povos do sul da Arábia e da Etiópia. Os etíopes ainda seguem sua ascendência até Cuche. Mizraim é uma referência clara ao Egito. Pute está associado a Lydia, no oeste do Egito, no norte da África. Canaã é a área em nos arredores de Palestina.

C. Os filhos de Cuche são interessantes. Seba se estabeleceu no sul da Arábia. Havilá se estabeleceu na Arábia. Raamá, Sabtecá, Sebá e Dedã são tribos Cushitas representativas da Arábia.

D. Cuche também gerou Ninrode. Ninrode significa "rebelde", pois estava em rebelião a Deus. Ele era um "poderoso" na terra. Alguns consideraram essa palavra "poderosa" como tirânica, pois Ninrode ganhou tal poder que começou a oprimir e escravizar as pessoas. Outros veem uma conexão entre Gênesis 6:4 e Ninrode. Ninrode era um "poderoso", assim como havia poderosos que eram possuídos por demônios antes do Dilúvio. Ele era um "caçador" não de bestas, mas de homens. O Talmude judeu diz que ele era um “caçador das almas dos homens”. Ele era um tirano possuído por demônios que estava moralmente degradado. Ele foi o apóstata do mundo pós-diluviano.
SUPER COMBO - 2 PRODUTOS DA LISTA POR 199

NOTA: De Ninrode veio uma religião que era anti-Deus e baseada em obras humanas (Lição 29).

NOTA: A terra de Sinar é também a terra de Shunar ou Shumar, da qual obtemos a palavra Suméria e a civilização suméria. A cidade de Résem foi fundada por pessoas que mais tarde migraram para o norte da Itália e começaram o grande império etrusco.

E. Os países que vieram do Egito (Mizraim) são reconhecíveis. A maioria desses assentamentos pode ser identificada e está relacionada a países do norte da África.

F. Os filhos de Canaã também são identificados. Essas tribos ocupavam a área geral da Palestina. Eles eram um povo moralmente degradado e provavelmente foram resultado de invasões demoníacas. Isso não significa que todos os indivíduos eram possuídos por demônios, mas havia uma experiência considerável disso entre essas pessoas. Sidon fundou uma cidade na costa da Fenícia. Hete é o pai da nação Hitita. Os hititas já foram considerados pelos arqueólogos como um erro bíblico. Eles alegaram que nunca houve uma tribo dessas pessoas. Mas descobertas arqueológicas recentes mostraram provas definitivas de uma civilização hitita.

NOTA: A forma hebraica dessa palavra, hitita, é Khettai, e daí vem a palavra Cathay, que muitos reconhecerão como um nome antigo para a China. Talvez alguns dos hititas migraram para o leste e se estabeleceram na China. Os Sinitas também podem estar ligados à China. Talvez os Sinitas tenham migrado para o leste até chegarem ao oeste da China e nomearem sua nova terra como Sino. Essa talvez seja a palavra bíblica para China. Esta palavra ainda é usada para a China. Por exemplo, falamos da guerra sino-japonesa. Talvez esses Sinitas tenham atravessado a ponte terrestre no Alasca e sejam os ancestrais dos esquimós e índios que primeiro estabeleceram a América do Norte. Os esquimós e índios americanos têm características da Mongólia.

G. Os descendentes de Cão são todos negros? Não, na verdade muito poucos eram negros. Nas tabelas genealógicas de Gênesis 10:15-20, descobrimos que dos 32 descendentes de Cão, quatro se estabeleceram em lugares desconhecidos, 23 se estabeleceram no Oriente Médio e cinco se estabeleceram na África. Os arqueólogos nos dizem que nenhum grupo que habitava o Oriente Médio nos tempos bíblicos era negroide. Os egípcios representavam a si mesmos como marrom-avermelhado e tinham traços caucasianos. E os Caanitas que se estabeleceram na África, certamente eram negros? Os Ludims eram a única raça antiga conhecida por ter cabelos loiros e olhos azuis. Sabemos que os Cushitas eram negros. A situação é então que, de cerca de 32 grupos Camitas, 28 são brancos, a maioria de outros três são brancos e um é negro. Em outras palavras, 94% dos hamitas eram brancos e 6% eram negros.

IV. A Genealogia de Sem. (10:21-31)


A. De um modo geral, esses povos se estabeleceram no Oriente Médio. Para Sem e seus ancestrais foram dados o primado religioso da humanidade. Os povos semitas são responsáveis, sob Deus, por desenvolver a vida espiritual da humanidade. Não é surpreendente, então, que dos povos semitas tenham surgido as três grandes religiões do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

B. O texto diz que Sem é o pai dos filhos de Eber. De Eber vem a palavra hebraico. Abraão, que realmente era o fundador da nação hebraica, estava seis gerações além de Eber. No entanto, Eber é tão notável que Abrão é identificado como um eberita ou hebreu. Elão é o sul da Mesopotâmia. Assur está relacionado à Assíria. Arfaxade refere-se à área montanhosa ao norte e nordeste de Nínive e Assíria. Lude, é um dos lírios da Ásia Menor. Arão, os arameus ou sírios são Síria e Mesopotâmia.

C. Elão teve dois filhos, Pelegue e Joctã. As tribos listadas como de Joctã estão todas associadas à Arábia. Pelegue significa "divisão" e diz "em seus dias a terra estava dividida".

NOTA: Há alguma evidência para vincular isso à teoria científica da deriva continental. A ideia é que uma vez que os continentes se uniram em uma grande massa de terra, mas em algum momento no passado eles se separaram e começaram a se separar até que as Américas chegassem à sua localização atual. A Austrália deslizou para o sul. A Antártica deslizou ainda mais ao sul, e os continentes assumiram a atual distribuição da massa terrestre na Terra. Talvez nos dias de Pelegue os continentes se separassem, de modo que os mares invadissem o mundo interior e formassem o Mar Vermelho, o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. Se fosse esse o caso, pode ser que o continente americano ainda estivesse à vista da Europa e da Ásia naquela época e que, à medida que se movia para o oeste, desapareceu gradualmente do horizonte. Isso deu origem a muitos mitos e histórias sobre um continente perdido chamado Atlântida, que desapareceu sob o Atlântico.

D. Deus lida com Sem por último, porque ele é o mais importante. A ênfase em Gênesis a partir deste momento estará na linhagem de Sem, pois esta é a linhagem do Messias.

NOTA: Deus restringe soberanamente a porção da humanidade com a qual ele lidará com um grupo familiar, a família de Sem. Em Gênesis 11:10, ele começa a restringir ainda mais a um homem, Abraão. De Abraão, Ele começa a se expandir novamente para acolher Abraão e todos os seus descendentes, tanto físicos quanto espirituais. O restante da Bíblia é sobre os filhos de Abraão, tanto físicos quanto espiritualmente.


Aldenir AraújoAutor: Aldenir Araújo
Servo do Deus altíssimo, pastor, escritor, web design, produtor digital, blogueiro profissional, autor do site "O Pregador" e vários outros projetos na internet. Ama compartilhar experiências e ajudar pessoas a desenvolver o verdadeiro potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário