ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: NÃO DORMIRÁ O GUARDA DE ISRAEL - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: NÃO DORMIRÁ O GUARDA DE ISRAEL

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.", Sl 121.4

Para impactar 
O Senhor prometeu, no passado, guardar e proteger a nação de Israel. Isso não é diferente com a Igreja, pois o Senhor peleja sempre em favor dos seus.

Textos de Referência.
Sl 121

Introdução
Devemos entender que Deus sempre teve comprometimento de guardar os fiéis da Terra. Foi assim com a nação de Israel; o Senhor sempre a protegeu, e hoje essa promessa se estende a igreja que é representante de Cristo sobre todas as nações.

#pontochave
"Jesus prometeu que sua igreja prevaleceria contra todos os intentos do inimigo, e nisso devemos depositar nossa fé: em saber que Cristo se comprometeu a manter sua igreja guardada e protegida diante dos levantes do mal."

1. UMA PROMESSA A ISRAEL
"Como as aves voam, assim o Senhor dos Exércitos amparará a Jerusalém; ele a amparará, a livrará e, passando, a salvará.", Is 31.5
1.1. O Senhor está sempre atento
Quando Deus fez a promessa a Abraão, em Gênesis 12, de torná-lo pai de uma grande nação, o Senhor faz também a ele uma promessa de proteção: os que estivessem a favor dele seriam abençoados, porém, os que lhe desejassem o mal seriam amaldiçoados (Gn 12.3). O Senhor demonstrou o seu compromisso com aqueles que o representam nesta Terra, pois, inúmeras vezes prometeu guardar o povo de Israel de seus inimigos, se andassem em obediência.
"Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.", Dt 31.6
1.2. Grandes livramentos
A Bíblia diz:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?", Nm 23.19.
Isso significa que Deus prometeu proteção a seu povo, e como Ele não mente, por várias vezes Israel sentiu a poderosa mão do Senhor lhes guardando de todo o mal.
O Senhor livrou os israelitas da mão de Faraó (Êx 14.27). Davi venceu o gigante Golias; livrando Israel das mãos dos filisteus (1Sm 17.52). O Senhor livrou Israel das emboscadas do rei da Síria (2Rs 6.8-10), e por inúmeras vezes o Senhor se apresentou, fazendo com que a nação de Israel fosse guardado diante de seus inimigos.

#pararefletireadorar
"O melhor de tudo é que Deus está conosco". John Wesley
2. A IGREJA PROTEGIDA 
"Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.", 2 Ts 3.3

2.1. A Igreja prevalece
Bem sabemos que os levantes do inimigo contra a igreja não são muito diferentes dos ataque que ele preparava contra Israel no passado. O desejo do inimigo é ver a igreja do Senhor Jesus caída e prostrada diante das adversidades, porém o Senhor fez uma promessa a sua igreja, na qual o cristão deve colocar sua confiança:
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;", Mt 16.18
Jesus prometeu que sua igreja prevaleceria contra todos os intentos do inimigo, e nisso devemos depositar nossa fé: em saber que Cristo se comprometeu a manter a sua igreja guardada e protegida diante dos levantes do mal.

"Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e vos guardará do maligno"

2.2. Protegidos por amor de Cristo
"E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.", Lc 21.17,18
A proteção do Senhor para com sua igreja está diretamente relacionada com o fato de que o inimigo se empenha em destruir o povo de Deus, porém, se este povo amar o Senhor, o mal não lhes atingirá.
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.", 1 Jo 5.18
3. CUMPRINDO A PROMESSA
"E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.", At 12.11

3.1. Perseguindo Pedro
A Bíblia diz em Atos dos Apóstolos que o rei Herodes pelo simples prazer de fazer maldade matou a Tiago, irmão de João, e mandou prender Pedro, assim que o fez colocou quatro soldados na prisão para vigiá-lo, porém, Pedro era membro do corpo de Cristo: enquanto estava encarcerado, a igreja orava por ele continuamente.
"Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.", At 12.5
3.2. As portas do inferno não prevalecerão
Como vimos anteriormente, um dia o Senhor Jesus disse a Pedro que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja, e Pedro pôde constatar que isso era (e sempre será) uma grande verdade.
Enquanto Pedro dormia, um anjo lhe acordou e fez com que ele saísse da prisão, onde as grades se abriram, bem como a porta que saia para a cidade. Desta forma, quando Pedro chega à casa de Maria, onde muitos irmãos estavam reunidos, todos puderam contemplar a veracidade da Palavra de Deus. Descobriram que Deus faz o sobrenatural para guardar os seus fieis na Terra.
"E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.", At 12.17
Conclusão
O Deus Todo-Poderoso não descansa. Ele está sempre pronto e atento para atender e livrar o seu povo das astutas ciladas do diabo. Assim como Ele protegeu os seus no passado, continua protegendo a sua igreja hoje.

#aprendeu
1. O que Deus falou a Abraão concernente a proteção?
2. Em que devemos depositar nossa fé? 
3. Quem pode constatar que realmente as portas do inferno não prevalecem contra a igreja?
Plano M 728x90

Fonte: Revista Betel Conectar

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário