Escola Bíblica Dominical: A unidade da Raça Humana - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: A unidade da Raça Humana

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TEXTO ÁUREO
“Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais?” (Ml 2.10).

VERDADE PRÁTICA
Apesar das muitas línguas, povos e nações, toda a humanidade provém de um único casal: Adão e Eva; nesse sentido, somos todos irmãos.

LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 17.26
Todos somos filhos de Adão e Eva

Terça — Ml 2.10
Em Adão e Eva, somos todos os irmãos

Quarta — Gn 11.1
A unidade linguística primitiva

Quinta — Rm 5.12
Em Adão, todos pecaram

Sexta — Jo 3.16
Em Jesus, todos podem ser salvos

Sábado — Rm 10.12
Em Jesus, todos somos um

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 17.22-28.
22 — E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
23 — porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.
24 — O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
25 — Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
26 — e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação,
27 — para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;
28 — porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

HINOS SUGERIDOS
45, 382 e 453 da Harpa Cristã.

OBJETIVO GERAL
Esclarecer que toda humanidade provém de um único casal: Adão e Eva.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Palavra de Deus nos mostra que o ser humano originou-se de um casal, Adão e Eva. Por isso, eles são os nossos pais. O pecado cometido pelo casal atingiu a humanidade inteira. Entretanto, em Cristo, o homem perfeito, fomos regenerados e reconciliados com Pai. Tornamo-nos parte de uma grande comunidade espiritual a qual o nosso Senhor fundou: a Igreja.

Esta lição nos mostra que a humanidade tem um tronco comum: Adão e Eva. A unidade humana está ligada ao primeiro casal e carrega consigo a imagem de Deus fundida no homem e na mulher. Tudo originou em Deus. E, nossa história, originou do primeiro casal.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, estudaremos a unidade racial, linguística e divina do ser humano. Constataremos que, apesar da diversidade de línguas, povos e nações, toda a humanidade tem uma única origem. Fomos criados por Deus e provimos de um único casal — Adão e Eva. E, no princípio, conforme veremos, todos falávamos um único idioma. Nesse sentido, todos os seres humanos são irmãos.

A unidade genética da humanidade traz uma implicação doutrinária muito importante. No primeiro Adão, todos pecamos e fomos destituídos da glória divina. Todavia, em Jesus Cristo, o homem perfeito e Último Adão, todos, sem exceção, podem ser salvos e reconciliados com Deus.

Concentremo-nos, pois, nesta lição, e que o Espírito Santo nos ilumine a entender melhor as belezas e mistérios da Palavra de Deus.

I. A UNIDADE RACIAL DO SER HUMANO
Neste tópico, veremos os seguintes assuntos: a origem divina do homem e a sua unidade racial e psicológica. Essa doutrina é suficiente, em si mesma, para destruir as bases ateias e anticristãs do evolucionismo.

1. A origem divina do ser humano.
Embora o homem não seja divino, a sua origem é inconfundivelmente divina, pois a sua criação foi decretada e executada por Deus (Gn 1.26-30; 2.7). Portanto, o aparecimento do ser humano, no Universo, deve-se a um ato criativo do Todo-Poderoso, e não a um processo de evolução.

2. A unidade racial do ser humano.
Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua diversidade racial e linguística, provêm de um único tronco genético: Adão e Eva (At 17.26). Logo, existe apenas uma única raça humana (Ml 2.10). O racismo, por conseguinte, é uma distorção maligna do ensino bíblico quanto à unidade genética do ser humano.

3. A unidade psicológica do ser humano.
Conquanto diversos cultural e etnicamente, os seres humanos demonstram possuir uma unidade psicológica comum (1Rs 8.46; Ec 7.20; Rm 15.12). Enfim, todos os homens têm uma herança psicológica e emocional comum. As reações podem ser diversas, dependendo da educação e da cultura de cada povo, mas as bases psicológicas, repito, são comuns.

SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
Você pode aproveitar a introdução desta lição e refletir acerca da integralidade humana. Pergunte a classe como ela vê o ser humano? Ele é só espiritual? Ele é só corpo? E a questão psíquica? Para fazer essa reflexão leve em conta o seguinte texto: “Os estudiosos cristãos os campos da psicologia e sociologia lembra-nos constantemente de que a Bíblia não é um livro de ciência. É um relato de Deus e seu relacionamento com a criação. É um livro de histórias, ensinos e exemplos de vida. Muitos destes estudiosos traduziram e interpretaram passagens bíblicas para compor descrições da natureza humana. Porquanto não tenham alcançado unanimidade, parecem estar convergindo para as seguintes conclusões: Para começar, a Bíblia oferece um modelo psicossocial (ou seja, pessoal e relacional) geral do ser humano. A natureza humana é uma unidade psicofísica (ou seja, carne animada pela alma). As referências ao corpo e à pessoa interior não indicam partes separadas; antes parecem referir-se a certas funções da natureza humana. O corpo é o aspecto do nosso ser consciente do mundo. Foi criado por Deus e não deve ser considerado mau em si mesmo. Não temos corpo. Somos corpo. Como Vincent Rush destacou: ‘O corpo é tanto quanto a ‘pessoa’ é a alma’” (PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. RJ: CPAD, 2001, pp.212,213).

II. A UNIDADE LINGUÍSTICA ORIGINAL DA HUMANIDADE
Veremos, agora, como o idioma falado pelos seres humanos, desde Adão até Noé, veio a perder-se e como podemos identificá-lo, hoje, nas línguas e dialetos falados no mundo.

1. A língua original da humanidade.
A fala é um dos maiores dons que Deus comunicou pessoalmente a Adão, pois ambos conversavam diariamente (Gn 3.8). O primeiro homem dominava tão bem a arte do falar, que veio a recepcionar a sua esposa com um poema admirável (Gn 2.23).
No capítulo três de Gênesis, Deus chamou Adão e Eva à responsabilidade através de um diálogo de altíssimo nível; nossos pais não ficaram na ignorância quanto às consequências da queda, pois estavam perfeitamente habilitados, em termos verbais, a compreender o Criador.
A língua falada por Adão e seus descendentes imediatos, até Noé, não era o hebraico. Mesmo porque, o idioma falado pelos israelitas só viria a formar-se, em termos definitivos, bem mais tarde.

2. A confusão linguística em Babel.
Após o Dilúvio, os filhos de Noé concentraram-se em Sinear, e, ali, intentaram criar um Estado secular e ateu, para contrariar frontalmente os mandamentos divinos quanto ao povoamento da Terra (Gn 11.1-3). Como todos falavam uma única língua, lograram avançar em seus projetos, provocando uma enérgica intervenção divina (Gn 11.7). A fim de que os homens não prosseguissem nesse intento maligno, o Senhor confundiu-lhes a língua e dispersou-os por toda a terra.
Essa é a origem das línguas e dialetos existentes hoje no mundo.

3. Indícios da linguagem primitiva.
Apesar dos muitos idiomas existentes atualmente no mundo, é possível constatar, através de um estudo histórico e comparativo, que todos eles provieram de um tronco linguístico comum. Mesmo entre os idiomas mais afastados entre si, como o português e o chinês, é possível encontrar um elo, às vezes, frágil, que os liga à torre de Babel.

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO
“Confusão de línguas (11.1-9). […] Há ironia no monólogo do Senhor. Os povos estavam unidos, tinham comunicação aberta entre si, contudo arruinaram estas bênçãos em rebelião contra o Criador. Deus não permitiria ser ignorado, e a loucura da ilusão humana de que posses e atividades criativas eram insuperáveis não ficaria sem confrontação.

O julgamento de Deus logo manifestou estas ilusões. Para demonstrar que a unidade humana era superficial sem Deus, Ele introduziu confusão de som na língua humana. Imediatamente estabeleceu-se o caos. O grande projeto foi abandonado e a sociedade unida, mas sem temor de Deus, foi despedaçada em segmentos confusos. Em hebraico, um jogo de palavras no versículo 9 é pungente. Babel (9) significa ‘confusão’ e a diversidade de línguas resultou em balbucios ou fala ininteligível” (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio. RJ: CPAD, p.55).

III. EM CRISTO, TODOS SOMOS UM
A unidade humana não se dá apenas em termos raciais e linguísticos. Conforme veremos neste tópico, todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao pecado e, também, quanto à redenção.

1. O pecado universal de Adão.
Afirma o apóstolo Paulo que, através de um só homem, o pecado foi introduzido no mundo (Rm 5.12). E, conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas consequências foram universais, porque ele é o pai e o representante de todos os seres humanos. Eis porque todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus (Rm 3.23).

Todos os seres humanos acham-se ligados, entre si, pela transgressão de Adão e Eva, nossos primeiros pais.

2. As consequências universais do pecado de Adão.
A consequência imediata do pecado de Adão foi a sua morte espiritual; a quebra de sua perfeita comunhão com Deus (Gn 3.23,24). Além da morte espiritual, o homem experimentaria também a morte física. Haja vista o caso do próprio Adão. Não obstante ter vivido até aos 930 anos, veio a experimentar a morte (Gn 5.5).
A morte, portanto, é uma experiência comum a todos os homens, porque todos os homens, em Adão, pecaram e foram expostos à fraqueza e à morte (Rm 3.23).

3. Em Jesus Cristo, o segundo Adão, todos podemos ser salvos.
As consequências do pecado de Adão foram desfeitas por Jesus Cristo, que, na Epístola de Paulo aos Romanos, é identificado como o Último Adão (1Co 15.45; Rm 5.15). Através de sua morte, Ele venceu a morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15).
Hoje, por conseguinte, o nosso elo, com todas as famílias de Adão, não se dá apenas em termos genéticos ou linguísticos, mas de igual modo pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. NEle, os que receberam a fé constituem uma única família — a família dos santos (1Co 12.13).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“As Escrituras também ensinam que todo ser humano, individualmente, é pecaminoso em algum sentido. Desde os tempos no Éden, o pecado tem ocorrido dentro de grupos. O pecado é claramente encorajado pelas atividades em grupo. A sociedade contemporânea é uma sementeira de tendências baseadas em capacidade (desde a vida embrionária), sexo, raça, antecedentes étnicos, religião, preferência sexual e até mesmo em posição política.

[…] As Escrituras ensinam que os efeitos do pecado se encontram até mesmo na criação não-humana. A maldição de Gênesis 3.17,18 marca o início desse mal, e Romanos 8.19-22 declara o estado desordenado da natureza. A criação geme, esperando a consumação. A palavra grega mataiotês (‘frustração’, ‘vazio’, Rm 8.20) descreve a inutilidade de um objeto totalmente separado de seu propósito original e sintetiza a futilidade do estado presente do próprio Universo. O pensamento divino aqui pode abranger tudo, desde plantas e animas a quarks e galáxias” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.293).

CONCLUSÃO
Nesta lição, aprendemos que todos os povos da terra, apesar de sua diversidade étnica, cultural e linguística, formam uma única família, porquanto todos viemos de Adão e Eva. Por esse motivo, o verdadeiro cristão não aceita ideologias racistas. Afinal, como vimos, existe apenas uma raça. Nesse sentido, repito, todos os homens são irmãos.
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Em Jesus Cristo, nossa comunhão uns com os outros torna-se ainda mais forte. Na Igreja, todos somos um, formando um só corpo. Aleluia!

PARA REFLETIR
A respeito de “A Unidade da Raça Humana”, responda:

A que se deve o aparecimento do ser humano no Universo?
O aparecimento do ser humano, no Universo, deve-se a um ato criativo do Todo-Poderoso, e não a um processo de evolução.

Segundo a Escritura, existe mais de uma raça?
Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua diversidade racial e linguística, provêm de um único tronco genético: Adão e Eva (At 17.26). Logo, existe apenas uma única raça humana (Ml 2.10).

Qual a origem dos diversos idiomas?
A fim de que os homens não prosseguissem nesse intento maligno, o Senhor confundiu-lhes a língua e dispersou-os por toda a terra. Essa é a origem das línguas e dialetos existentes hoje no mundo.

Por que todos pecamos em Adão?
E, conquanto o pecado de Adão fosse particular, suas consequências foram universais, porque ele é o pai e o representante de todos os seres humanos.

Como Cristo desfez o pecado de Adão?
Através de sua morte, Ele venceu a morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15).

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

A UNIDADE DA RAÇA HUMANA
As Sagradas Escrituras mostram que o ser humano veio de um único casal: Adão e Eva. Neles está a origem de nossa raça. A historicidade de Adão e Eva mostra a unidade racial do ser humano, sua unidade linguística e, por intermédio da cruz, a unidade com nosso Senhor Jesus Cristo.

Resumo da lição
Não se pode perder de vista o objetivo geral da lição que é o de esclarecer que toda humanidade provém de um único casal: Adão e Eva. Para atingir esse objetivo, a lição precisa cumprir outros três específicos.
No primeiro tópico, apresentar a unidade racial do ser humano. No segundo, discorrer sobre a unidade linguística original da humanidade. No terceiro, refletir sobre a unidade em Cristo.
O ponto central, como mencionamos anteriormente, é que toda a humanidade provém de Adão e Eva. Para isso converge toda a lição.

Nesse sentido, para atingir o primeiro objetivo, o tópico um apresenta que a origem divina do homem, sua unidade racial e psicológica corroboram a unidade humana. No tópico dois, está presente a perspectiva de que houve uma língua primeva, seguida de uma confusão linguística. E que é possível perceber seus indícios nos diversos idiomas presentes. Finalmente, no terceiro tópico, há a reflexão de que todos os seres humanos acham-se ligados em Adão quanto ao pecado, e em Cristo quanto à redenção.

Para a aprofundar o tema
Se em Adão todos pecaram, em Jesus todos têm a oportunidade de obter a vida eterna. Essa correlação entre o Adão do Antigo e o Adão do Novo, Jesus Cristo, estabelece o fundamento teológico de uma das doutrinas mais importantes do evangelicalismo: a salvação. A Bíblia mostra que Jesus se entregou por todos e que Deus quer todos os homens sejam salvos (1Tm 2.4,6). Que Jesus é a propiciação para o mundo (1Tm 2.2). Entretanto, há um ponto importante. Embora a salvação esteja disponível a todos, ela só é eficaz aos que se arrependem e creem.

Nessa relação soteriológica vemos a unidade racial do ser humano. Em Adão estávamos ligados pelo pecado. Em Cristo, estamos ligados pela redenção. Essa é uma correlação maravilhosa. Pois em Cristo, os que se arrependem e creem estão predestinados à vida eterna. Se o pecado veio por Adão, a redenção veio por Cristo.


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