Mateus 10.28 ensina a aniquilação? - Se Liga na Informação





Mateus 10.28 ensina a aniquilação?

Compartilhar isso

Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt.10.28 - NAA)

Introdução
A fala de Jesus em Mateus 10.28 tem dado munição para ambos os lados na discussão sobre o destino final dos ímpios. Digo ambos os lados, pois há pelo aos menos três perspectivas de interpretação possíveis. Considerando isso, se pinçarmos palavras isoladas e sem levar em consideração o contexto em que são utilizadas, a tendência é obviamente forçar a afirmação a se encaixar no ponto de vista que se busca defender. Temos então três leituras:

1. Imortalista: Que entende que o texto afirma a imortalidade da alma e consequentemente refere-se a um castigo eterno e consciente dos perdidos.
2. Aniquilacionista: Essa vertente interpreta que perecer, significa literalmente ser destruído. Portanto, tanto o corpo quanto a alma serão destruídos após o juízo final. Alguns adeptos dessa leitura podem ate considerar o estado intermediário consciente pós-morte antes do juízo final.
3. Aniquilacionista Materialista: Ramo do aniquilacionismo que nega que o ser humano tenha uma existência imaterial que sobrevive a morte. Portanto não existiria um estado intermediário consciente pós-morte.

O contexto imediato como podemos ler em Lucas 12.4,5 é que existe algo além do corpo, que pode sofrer castigo divino após a morte: — Digo a vocês, meus amigos: não temam os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vou mostrar a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo que a esse vocês devem temer. (NAA)

Um detalhe interessante é que Lucas aqui não fala em “matar” ou “destruir” ou qualquer outra palavra que remeta a isso para a alma, alias, ele também sequer utiliza essa palavra. Aqui fala-se em um castigo que vai além de “matar o corpo”. O castigo é “lançar no inferno”. A palavra grega Psiché (alma)significa personalidade, mente, vida (no sentido de existência) e era utilizada também para designar a existência espiritual do ser humano. Está muito claro nos dois textos que trata-se de uma existência pós-morte do corpo. Algo que sobrevive a morte física. Podemos comprovar isso em Apocalipse 6.9,10 e 20.4:

“Quando o Cordeiro quebrou o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram Clamaram com voz forte, dizendo: — Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Ap.6.9,10 – NAA)
“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade para julgar. Vi ainda as almas dos que foram decapitados por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. Estes são os que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a sua marca na testa e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Ap.20.4 – NAA)

Portanto a primeira visão que podemos descartar aqui é o aniquilacionismo materialista. A segunda questão é se o texto em questão ensina a aniquilação. Os mortalistas (aniquilacionistas) argumentam que a palavra grega traduzida por “perecer”, é apollumi que significa não somente destruição, mas também: extravio, ruina, etc. A palavra pode carregar o sentido de desgraça ou miséria em vida. Se conectarmos esse texto a outros que falam de tormento eterno, chegaremos a conclusão que o texto não trata de tornar o corpo e alma inexistentes, mas de uma situação de ruina eterna. Temos exemplos bíblicos onde essa palavra aparece e não significa aniquilação:


  • Mas, de preferência, procurem as ovelhas perdidas (apollumi) da casa de Israel. (Mt 10:6 – NAA)
  • E quem der de beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade lhes digo que de modo nenhum perderá ( apollumi) a sua recompensa. (Mt.10.42)


Podemos fazer uma tradução desse texto da seguinte forma: Não tenham medo dos que matam o copo e não podem matar a alma, temam aquele que pode arruinar no inferno tanto a alma como o corpo. A ideia é de causar dano, castigo, sofrimento e não de tornar inexistente.




Conclusão
Concluímos, à luz das evidencias, de forma sucinta e objetiva, que o texto Bíblico em questão não pode ser usado como subsidio para os argumentos Aniquilacionistas. Outra coisa em questão é que ficou claro que Alma é de fato uma parte imaterial do ser humano. Fica claro que há existência e castigo além da morte físico."

Rev. Francisco Belvedere Neto

Zattini
Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse esse link.

As ofertas anunciadas neste e-mail são válidas até 25/03/2019 ou enquanto durarem os estoques.

Preços e condições
Preços e condições válidos somente para compra por meio desta mensagem.
Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site.
Compras feitas com cartões podem ser parceladas em até 10x sem juros, respeitando-se o valor da parcela mínima de R$ 25,00.

Promoções
As promoções na Zattini não são cumulativas.
As promoções classificadas como "Só Hoje" são válidas somente na data de disparo deste e-mail
Trata-se de um aviso informativo, não significa que você está comprando este produto nem tenha feito uma reserva de compra deste item.
As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas.
Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, acesse nossa central de relacionamento, escreva para sac@zattini.com.br ou ligue (11) 3028-5353.
Nosso endereço: Rua Vergueiro, 943 - Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - SP - Brasil


Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário