O que significa “acreditar” em “Deus”? - Se Liga na Informação





O que significa “acreditar” em “Deus”?

Compartilhar isso

Por Alan Shlemon
Traduzido por Anderson Rocha – Artigo original aqui.
Recentemente, me deparei com um videoclipe de Jordan Peterson abordando uma pergunta que ele costuma fazer: Você acredita em Deus? Ele disse que não gostava dessa pergunta porque não sabe o que o interlocutor quer dizer com “acreditar” ou “Deus”.

Vivemos em um mundo engraçado. Alguém poderia pensar que uma pergunta tão simples pudesse ser respondida com uma resposta simples: sim ou não. Mas palavras como “crer” e “Deus” não são entendidas por todos da mesma maneira. Descobri que perguntas como a de Peterson (e inúmeras outras) ainda precisam de esclarecimentos. A melhor maneira de obter clareza, na minha opinião, é usar a Tática Columbo e perguntar: “O que você quer dizer com isso?” Se eu acredito em Deus ou não, depende inteiramente do que eles querem dizer com “acreditar” e o que eles querem dizer com “Deus.”
Por “acreditar”, eles poderiam significar:
– Fé cega
– Pensamento ansioso
– Aceitar algo que é contrário à lógica ou à razão
– Esperança
– Reunir-se por pura vontade
Se uma dessas definições é o que elas significam, então não, eu não acredito em Deus. Se, no entanto, “acreditar” é entendido como um ato da vontade em que você aceita uma afirmação baseada em boas razões (que é semelhante à definição bíblica), então eu acredito.
Mas a definição deles de Deus também é crítica. Seu entendimento de Deus poderia ser:
– Um velho no céu
– Um ser mitológico semelhante a Zeus ou Thor
– Um ser zangado que lança raios em pessoas más
– Um valentão anti-gay, anti-ciência e misógino no céu
– A definição de Deus de Richard Dawkins
Se a definição de Deus é qualquer uma dessas definições (e bem possível que sejam muito mais), também não acredito nesse Deus. Se eles estão falando sobre o Deus bíblico (é claro, ninguém tem um entendimento perfeito de Deus, mas eu estou falando em geral sobre o Deus mencionado nas Escrituras Judaico-Cristãs), então esse é o Deus em que eu acredito.

Lembre-se, fazer uma pergunta esclarecedora é bom por vários motivos. Como mencionei, ela esclarecerá as definições, o que é crítico. Ambos precisam ter certeza de que estão falando da mesma coisa. Você não admite conceber que acredita cegamente em um ser zangado lançador de raios. Segundo, é interativo e envolvente. As pessoas preferem ir e voltar em uma discussão e não querem necessariamente ouvir um monólogo. Eles ficarão mais envolvidos quando puderem participar de uma discussão construtiva. Terceiro, constrói relacionamentos. Compartilhar sua visão, receber e oferecer feedback e envolver as pessoas nas questões mais importantes demonstra vulnerabilidade e abre sua alma para outra pessoa. Isso faz parte das coisas de que as amizades são feitas, e construí-las é uma coisa linda.
Palavras e seus significados são importantes. Esclarecer definições traz clareza em meio à confusão e traz harmonia à conversa.
Tradução: Anderson Rocha
Colaborador NAPEC
Quer um plano de internet que não bloqueia no final do mês? Vem pra Nextel. Planos a partir de 50 reais. Com ligações ilimitadas e internet sem bloqueio. Aproveite!
Temos uma oferta de um dos nossos parceiros para você. Não consegue visualizar? Veja aqui.
 
Seu número vira nextel.
Seu plano vira economia
MUDE PARA NEXTEL

Estes benefícios serão portabilizados para você.

Roaming Nacional
 
Roaming Nacional
 
Receber ligações fora do seu DDD não tem custo adicional.
 
SMS ilimitado
 
Internet sem bloqueio
 
Continue navegando mesmo quando atingir sua franquia de dados.
 
Entenda
 
Ligações ilimitadas
 
Ligações ilimitadas
 
Use o código 99 e fale ilimitado para qualquer operadora em todo Brasil.
 
 
Serviços adicionais grátis
 
Serviços adicionais grátis
 
Mais que ligações e internet, Nextel oferece muitos benefícios.
 
Conheça
 
 
Mais informações dos planos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário