Quantos Tiago existem na Bíblia? Qual deles escreveu a carta de Tiago? - Se Liga na Informação





Quantos Tiago existem na Bíblia? Qual deles escreveu a carta de Tiago?

Compartilhar isso
A paz, 2020 precisa ser o seu ano! Você não acha que chegou a hora de você realmente CONSEGUIR ler e entender a Bíblia inteira? Eu quero ser o seu professor, vamos estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais...
Você pergunta: Eu faço um pouco de confusão sobre quantos Tiago temos na Bíblia. Por exemplo, qual foi o Tiago que escreveu a carta de Tiago. Foi o apóstolo? Temos também um irmão de Jesus que se chamava Tiago. Onde temos mais detalhes dele na Bíblia? Pode fazer um estudo para entendermos melhor isso?
Caro leitor, realmente essa repetição de nomes não é tão simples de entender se não fizermos um estudo mais detalhado, com todos os pormenores. Hoje iremos fazer isso e trazer aqui para você quantos Tiago temos na Bíblia e alguns detalhes sobre cada um deles.


Quantos Tiago existem na Bíblia e quem foram eles?

(1) Tiago, irmão de Jesus Cristo

Temos uma citação onde aparece um Tiago como sendo irmão de Jesus. Vejamos: “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?” (Mateus 13:55). Podemos observar que inicialmente os irmãos de Jesus não compreenderam plenamente Sua obra, desconfiando bastante Dele: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5). Não temos detalhes de como foi a conversão desse Tiago, porém, alguns pensam que foi após a ressurreição de Jesus, quando Ele aparece especificamente a Tiago e aos apóstolos: “Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos” (1 Coríntios 15:7). Esse Tiago, irmão de Jesus, tornou-se líder da igreja em Jerusalém, tanto que o vemos liderando o concílio realizado em Atos 15 para resolver questões polêmicas da igreja. E, finalmente, a esse Tiago é atribuída a escrita da carta de Tiago que temos na Bíblia.

KV Verão 2020 - 336x280

(2) Tiago, filho de Alfeu (um dos doze apóstolos)

Em Mateus 10:3 temos a menção desse Tiago: “Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu”. Esse Tiago é pouco citado na Bíblia. O que sabemos dele é apenas que era um dos doze apóstolos. Não sabemos nada detalhado de seu ministério, de sua vida, nem como atuou após a morte e ressurreição de Cristo, se ficou ali na região de Jerusalém todo o tempo ou se fez algum trabalho missionário em outros lugares.

(3) Tiago, filho de Zebedeu (um dos doze apóstolos)

Esse Tiago era irmão do apóstolo João e também foi chamado para o apostolado: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão” (Mateus 10:2). Esse Tiago sempre é mencionado bem próximo de Jesus, geralmente junto com Pedro e João. Por exemplo, veja na ocasião da transfiguração: “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte” (Mateus 17:1). Esse Tiago foi o primeiro apóstolo citado como sendo martirizado de forma violenta por perseguição de Herodes Agripa I, que mandou matá-lo à espada: “Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João” (Atos 12:1-2).

(4) Tiago, pai de Judas

Temos ainda a pequena menção de um outro Tiago, citado como sendo o pai do apóstolo Judas (não o Judas Iscariotes – que foi quem traiu Jesus): “Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago” (Atos 1:13).
Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?
Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário