Regina Duarte aceita convite de Bolsonaro e assumirá Secretaria da Cultura - Se Liga na Informação





Regina Duarte aceita convite de Bolsonaro e assumirá Secretaria da Cultura

Compartilhar isso
Reuniu-se com Bolsonaro no Planalto
Não há prazo para a posse da atriz
Deve ainda acertar questões com a Globo

A atriz Regina Duarte, 72 anos, aceitou nesta 4ª feira (29.jan.2020) o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura. A informação foi confirmada depois de sua 3ª reunião com o presidente, desta vez no Palácio do Planalto.
“Sim, tá? Só que agora vão correr os proclamas antes do casamento”, disse ao confirmar a decisão após a reunião.
Regina Duarte foi convidada para chefiar a Secretaria Especial da Cultura depois da demissão de Roberto Alvim, em 17 de janeiro, por ter imitado discurso de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista.
Sua nomeação ainda deverá ser publicada no Diário Oficial da União. A atriz deve ainda acertar questões contratuais com a Rede Globo, com quem mantém vínculo empregatício.
Segundo Bolsonaro, agora o processo de nomeação está na fase “do proclamas”, fazendo referência a 1 documento emitido para atestar o casamento. “Tudo certo, caminhando”, afirmou.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao qual a secretaria é subordinada, afirmou que a atriz “é 1 reforço do mais alto nível”.
“Trata-se de 1 reforço do mais alto nível para compor o time do governo federal. Turismo e Cultura são atividades com uma forte sinergia que mostram ao mundo o que o Brasil tem de melhor, além de terem 1 alto potencial de geração de emprego e renda em nosso país e é sob essa perspectiva que trabalharemos fortemente”, afirmou.



Em 20 de janeiro, Regina já havia se reunido com Bolsonaro no Rio de Janeiro. No mesmo dia, a Rede Globo divulgou nota na qual afirmava que a atriz deveria suspender seu contrato com a emissora antes de aceitar em definitivo o convite do presidente. Em 22 de janeiro, a atriz foi a Brasília para conhecer a secretaria especial.
Nesta 4ª feira (29.jan), antes da reunião com Bolsonaro, ao chegar no Planalto, a atriz desconversou se aceitaria o convite. “Para o sim, para o não, para o talvez, preciso de vocês. Ih, rimou, né? Para o sim, para o não ou para o talvez, preciso de vocês”, disse ela a jornalistas. Indagada sobre o que pretende fazer na Cultura, Regina afirmou que “é cedo”.
Na última 3ª feira (28.jan), o presidente havia afirmado que Regina teria liberdade para fazer as mudanças que ela quisesse caso aceitasse assumir a Secretaria da Cultura.
“Para mim seria excepcional, para ela, ela tem a oportunidade de mostrar realmente como é fazer cultura no Brasil. Ela tem experiência em tudo que vai fazer. Precisa de gente com gestão ao seu lado, tem cargo para isso, vai poder trocar quem ela quiser lá sem problema nenhum. Então tem tudo para dar certo a Regina Duarte”, disse à jornalistas.

QUEM É REGINA DUARTE

Regina Duarte, 72 anos, é uma atriz e diretora de teatro brasileira. Iniciou a carreira aos 14 anos como atriz amadora no grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Em 1965, começou trabalhos em novelas, na TV Excelsior -extinta em 1970.
Depois, em 1969, começou a atuar pela Globo. Fez diversos personagens importantes em novelas da emissora, como nas novelas Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Vale Tudo, Roque Santeiro, Rainha da Sucata e Malu Mulher. Em uma delas, “Minha Doce Namorada”, Regina Duarte ganhou o apelido de “Namoradinha do Brasil”.

Nascida em Franca (SP), Regina é filha do militar cearense Jesus Nunes Duarte e da pianista gaúcha Dulce Blois.
A nova secretária já esteve em 2 lados da política, em 1975, quando a novela Roque Santeiro foi censurada pela ditadura militar às vésperas da estreia, a atriz foi a Brasília para protestar, mesmo não sendo do elenco. Já em 2002, Regina protagonizou programa eleitoral do candidato a presidente José Serra (PSDB) em que disse “eu tenho medo”, em referência a vitória do ex-presidente Lula na disputa presidencial daquele ano.
Em 2018, ela apoiou o presidente Jair Bolsonaro, chegando a visitá-lo em sua casa no Rio de Janeiro, em 12 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário