A Influência do Mundo na Vida dos Cristãos - Se Liga na Informação





A Influência do Mundo na Vida dos Cristãos

Compartilhar isso

Quando Deus é a principal realidade no universo e é tratado como uma não-realidade, eu tremo diante da ira que está sendo entesourada. Eu sou capaz de ficar chocado. Muitos cristãos estão sedados com a mesma droga que o mundo está. John Piper

O que pode se esperar de um mundo conduzido por homens totalmente depravados e maus, um mundo onde potestades e principados vagam, exercendo sua crueldade nos filhos da desobediência, buscando tragar os que estão na fé.
Na verdade sabemos que os ‘’frutos’’ das trevas não podem ser bons, que um homem moralmente falando pode até exercer algumas coisas ‘’boas’’, mas ainda sim ele é um inimigo de Deus, nada a não serem pecados pode ser esperar de bom quando falamos do sistema mundano.
Espero que todos os cristãos que leem suas bíblias e já se relacionaram ou relacionam de alguma forma com o mundo estejam convictos de que o mundo é um sistema que aprisiona e mantém pessoas em seus pecados e as atrai a outros.

O objetivo do texto não é focar no tamanho da podridão do mundo, para descobrir te faço um desafio de ler a sua bíblia e buscar conhecer o Deus Santo que existi, meu objetivo é focar na influência da podridão atualmente, levá-lo a uma analise pessoal e uma reflexão… 
O MUNDO ESTÁ CRUCIFICADO PARA VOCÊ OU O FASCINA?
É de se surpreender como nós humanos nos aprisionarmos fácil as coisas passageiras do mundo, devido a nossa visão pequena de tempo o homem natural não consegue encaixar em sua mente a diferença que tem alguns anos vividos comparados com uma eternidade, é difícil para um homem manchado pelo erro distinguir entre a luz e as trevas fica meio embaçado a distinção do errado e do certo, temos, tendência errada de nivelar os erros, por exemplo, consideremos um homem casado que começa a ser relacionar com outra mulher damos o nome desse ato de adultério e geralmente nos grupos evangélicos quando um caso desse é descoberto isso se tornar um ‘’escândalo’’ mas o incrível, é que a maioria das pessoas não tendem a tratar da mesma forma quando alguém desvia seu olhar cobiçando uma outra mulher que não seja sua esposa, afinal não é os dois casos adultério? Os dois não são o mesmo pecado diante de Deus? Se não houve arrependimento os dois não levaram ao inferno? (Mt 5: 27-29).

Essa é uma grande falha (atual ou antiga é muito visível), o homem ignorar certos tipos de pecados dando uma ênfase somente naqueles pecados que trazem conseqüências piores aqui na terra, mas todo tipo de pecado irá ser julgado tanto um assassinato quanto uma ‘’simples mentirinha’’
Infelizmente esse tipo de consideração também é visto em relação ao mundo, como o mundanismo tem afetado as pessoas que carregam o nome de Cristo em suas bocas e como isso tem sido ignorado por muitos, me entristeço ao ver o povo evangélico tentando juntar as coisas do mundo com o cristianismo, amigos isso é impossível é a mesma coisa de tentar juntar água e óleo simplesmente não dar, os dois se opõe o mundo rejeita a Cristo, e o cristianismo rejeita o mundo ou é um ou é outro.

O mundo tem influenciado o povo evangélico atual. Dês de pequeno cresci ouvindo e até cria que o crente mundano era aquele que ia a bailes, que ouvia músicas seculares, que bebia, que fumava que às vezes falava palavrões e somente esses eram os mundanos, mas o crescimento me fez compreender que a maioria desses‘’crentes’’ até são mundanos mas não pelo fato de fumarem, beberem ouvirem musicas secular, mas por amarem o mundo e seus pecados, o ensinamento sobre mundo que religião oferece hoje em dia é derivado de um medo de encarar a cultura e confrontar os pecados (não confrontam porque os interesses são mas altos) por isso encontramos um numero grande de religiosos legalistas generalizando tudo se tornando grandes ascéticos e um número imenso de crentes mundanos.
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Marcos 4:19
Cristo nos deixa claro de como o mundanismo impede a frutificação da palavra, o que me indigna é ver os textos referentes a mundo negligenciados pela os crentes há uma classe de supostos convertidos que tem sufocado a palavra com o seu zelo pelas coisas do mundo vivendo em meio a espinhos, cheios de cuidado com as coisas deste mundo, fascinados por riquezas e ambiciosos vivendo um evangelho artificial, não é isso que o atual cristianismo tem oferecido hoje? O evangelho que motiva as pessoas estar baseado em seus próprios benefícios e não no Amor a Deus. Com isso a influência mundana tem surtido um imenso numero de crentes egoístas e mornos, vejamos uns exemplos da grande influência no povo cristão.


1. TELEVISÃO: Não há como ignorar. Se ainda existe dúvidas dessa influência nos crentes modernos vai na casa de 15 famílias evangélicas após o horário de trabalho, nessa semana e observe os programas que estão vendo, me admiro como que pessoas que professam a fé cristã consegue se estagnar na frente de uma TV para assistir novelas, filmes que só influenciam ao pecado, horas e horas perdidas com programas esportivos, e ainda por cima colocarem seus filhos diante de uma podreira, diante de todo o conteúdo da Televisão a maior parte é futilidade é impressionante como as devocionais familiares foram trocadas por horas diante de uma tela.
Desligue! Você não precisa dela para nada importante. É um lugar mortal para tentar descansar a mente. Você fica sem condições de interagir de modo importante. Sua banalidade arrebatadora, suas insinuações sexuais e seus valores que desprezam a Deus não têm nenhum efeito enobrecedor na alma humana. Ela mata o Espírito. Ela afasta a Deus. Ela extingue a oração. Ela apaga a Bíblia. Ela barateia a alma. Ela destrói o poder espiritual. Ela corrompe quase qualquer coisa.” (John Piper, Covenant Life Church, em 2001.).

Gostaria de incluir junto com a televisão outro meio de comunicação a Internet, quantos não jogam seus tempos fora diante de uma pagina de Orkut, facebook, e-mails, MSN, jogos alimentando se pela superficialidade do mundo virtual, isso é uma espécie de mundanismo como você utiliza esse meio determinara o nível da influência do mundo em você.
2. FACULDADE: Um dos medos no mundo é de não se alcançar uma estabilidade financeira e um conforto (apesar deles nunca alcançarem o ‘’conforto’’ que desejam) a cada dia mas vemos um medo nas pessoas de ficarem para traz e isso é obvio vindo de um sistema de alto consumo, a cada dia mas manipulam as pessoas com seus desenvolvidos programas de marketing, e todos sabemos como o mercado de trabalho a cada dia mas requer uma qualificação o desenvolvimento de uns requer o desenvolvimento de outros, devido a isso o mundo pira com os estudos com o objetivo de lucrar, Eles dizem vão para faculdade se não, não venceram na vida, observo o tamanho da preocupação nos jovens que convivo com seus vestibulares pensam que seu futuro dependerá daquela prova estão cegos num mundo competitivo vivem querendo ganhar. E os que se dizem enxergar porque ensinam isso? E os jovens que dizem conhecer a verdade porque se prendem tanto nisso? Qual a tua motivação em cursar uma faculdade. Aquele que faz uma faculdade ou observa a maioria dos universitários sabem como esses jovens vivem fascinados pelo mundo e seus prazeres um exemplo claro de que eles querem o mundo é seus trotes, saem cheios de tintas com os cabelos raspados com roupas rasgadas, e um copinho pedindo dinheiro para juntar e comprar bebidas para chapar a cara. Amigos pais é para ai que vocês mandam seus filhos com o objetivo de vê-los vencendo na vida, sinto em lhe dizer se eles não estiverem indo com a motivação certa logo eles se depararão com alguns professores dispostos a aniquilar a fé, logo eles se encontraram com outros jovens que lhe apresentaram as coisas ‘’boas’’ da juventude, e logo eles estarão desviados, amigos jovens isso serve para vocês se vocês estão indo com a motivação influenciada pelo mundo logo o mundo os encantara mas do que você já estão encantado por vencer na vida.
Não sou contra cursar uma faculdade acredito que um dos lugares que mas tem precisado de pessoas que evangelizem e faça a diferença é os centros universitários,o que me deixa entristecido é que os milhares dos que deveriam estar fazendo isso lá não estão, eles querem ficar ricos e estabilizados, tudo bem nisso se enriquecerem e ficassem com o necessário desse o resto para a obra missionária ou para os pobres ou para instituições carentes, estariam corretíssimos, o interessante é que mas do que enriquecimento para gastar com os seus prazeres, eles querem independência como o filho pródigo.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25

3. CONSUMISMO: Maldita teologia da prosperidade! Ela enfatiza as posses. Com a vida do dinheiro a sociedade desandou mas um pouco, percebemos isso em toda história humana o homem sempre carregou um orgulho dentro de si de querer mas do que o necessário, sempre houve um intenso desejo de se mostrar superior aos outros e uma das formas de se mostrar superior é com é as posses, há sempre uma satisfação interior quando obtemos algo que os outros não tem, é natural nosso à vaidade. A sociedade corrompida se move no ciclo de despesas desnecessárias e os crentes modernos que gostam de andar a ré do mundo tem sido altamente influenciados pelo consumismo, o coração do consumismo bate dentro dos centros urbanos e suas veias estão dentro dos shoppings seu sangue são os seus clientes compulsivos, e por incrível que pareça conseguimos encontrar vários cristão que se dizem compadecidos pelos famintos da África pelos mendigos que estão ali bem na porta das lojas, aqueles que se dizem cheios de amor e que cantam aos domingos todas suas mentiras bem ali gastando com o desnecessário, para satisfazer suas vaidades. O mundo tem influenciado a atual ‘’igreja’’ com o gastar, Amigos se você já tem um carro que te atende bem pra que compra outro? Jovens se suas roupas baratas duram bastante tempo pra que gastar com roupas caríssimas? Patricisinhas e boys porque gastam tanto com hamburgers, milkshakes, cinemas? Entendo que é gostoso mas porque todo dia, toda semana? O chão dos templos são passarelas? Os estacionamentos dos templos é uma disputa de carros zeros? Amigos com rendas baixas porque se endividam querendo ter o que os outros têm?

Ficam essas perguntas… olhemos para os necessitados, o
Problema não é gastar mas como é gasto, não é ganhar muito
Dinheiro mas como é utilizado o muito dinheiro .
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mateus 6:19.

4. EVANGELISMOS: O modo comercial atual utiliza para a promoção de seus produtos, para o alcance de resultados positivos nas vendas três pontos básicos o engrandecimento do cliente o engrandecimento do produto e a manipulação do cliente o fazendo pensar na enorme necessidade de se ter tal produto crendo que é o único do mundo que está ficando para traz. Se a publicidade for bem feita se consegue um êxito nos três pontos, no ego do homem o fazendo se sentir bem apenas de imaginar com determinado produto, engrandece o produto mesmo que ele não seja tão bom assim à boa propaganda consegue levar o cliente a uma visão deturpada do produto, e por fim o faz sentir ultrapassado por não ter o que todos têm, com isso ele acaba convencido de comprar o produto. O modo que os cristãos tem apresentado o evangelho ao mundo é nada mas do que uma forma de vendas utilizada pelo próprio mundo influenciada pelas táticas de propaganda, primeiro os cristão tentam elevar o ego dos homens, o não adverti de que todos os homens são maus é uma forma de engrandecer a pessoa a falta de confronto é uma forma de conforto para o ego do homem, a Segunda forma que os homens utilizam no evangelismo é tenta fazer o evangelho algo beneficente a vida terrena , nessa forma se apresenta um evangelho accessível razoável que não necessita de esforço, um evangelho que utiliza promessas e muitas falsas promessas para o torna mas aceito, a terceira forma é a maneira que os crentes tentam convencer os homens de que eles são os únicos que não estão na onda de virar crente, já vi varias vezes cristãos utilizando essas táticas e vemos como muitos se tornam evangélicos simplesmente por moda. Essa forma é antibíblica e mundana, utilizada na maioria dos evangelismos, cruzadas evangelisticas, iludindo os homens que com uma oração eles serão salvos ou se vierem na frente do púlpito, levantar sua mãos e fizer a oração do pecador os garantirá um lugarzinho no céu. Essa é mas uma forma herética utilizada pelos crentes atuais seguidores de Charles G. Finney um mal exemplo de “avivalista“ que a maioria do povo evangélico por falta de conhecimento segue seu padrão de pregação, um exemplo que levou muitas vidas há uma experiência falsa de conversão aos que seguem sua metodologia vejam um relato de seu contemporâneo:

“Durante dez anos, centenas, e talvez milhares, foram anualmente relatados serem convertidos de todos os lados; mas agora é admitido, que conversões reais são comparativamente poucas. É declarado pelo próprio (Finney), que “a grande maioria deles são uma desgraça para a religião” [citado em Warfield, 2.23. www.monergismo.com]
E isso não se difere das atuais conferências evangelisticas espalhadas pelo mundo e nem ao menos das diversas conversões feitas por evangelismos errados muitas vidas geradas nesses evangelismos provavelmente irão se desviar, a salvação vem com arrependimento e fé não por um método de publicidade a pregação do evangelho deve ser de maneira exortativa alertando os homens de seu estado falando da necessidade deles de se arrependerem dos seus pecados.
Mateus 4: 16-17 o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.
Desde então começou Jesus pregar e a dizer: Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus.
5. NAMORO: Vem de enamora inspirar amor, apaixonar-se, nada contra o termo, mas tudo contra o que acontece nos relacionamentos de um casal de namorados, Não precisa ser cego basta ser falso para ignorar os erros presentes num relacionamento de namorados mundanos, e os ‘’namoros cristãos’’ que infelizmente é aceito por quase todos, o que vejo de diferente no namoro mundano para o ‘’namoro cristão’’ estar basicamente que os líderes alertam contra o sexo, mas os defeitos de um namoro não estar apenas no sexo antes do casamento, apesar de ser um dos mas falados a se evitar, o namoro é algo totalmente mundano em meio a uma cultura que diz namore e diz pule a beleza de estar solteiro e de se encher das coisas de Deus, namore e mantenha um relacionamento errado, o povo cristão se rende ao erro cultural e aceita sua prática, não é atoa que vemos a cada dia mais casais de pouca idade, o modo de relacionamento entre solteiros que vemos hoje em relação a história é algo novo, não que os antigos não pecassem, mas era algo que pelos que tinham uma moral de religião era totalmente prevenido, rejeitado e ensinado, como que a cada dia mas esse tipo de erro é aceito dentro das igrejas, basta fazermos uma comparação dos relacionamentos que nossos avós tinham quando solteiros, com os relacionamentos vistos hoje observaremos um avançar incrível de desmoralidade, e não existe a desculpa de que os tempos mudaram e que avançamos juntos com a sociedade, sim os tempos mudaram mas os padrões de santidade são os mesmos. Quase todos amigos meus que tinham uma vida compromissada com Deus logo despencaram na busca da espiritualidade ao começarem namorar, aqueles que acompanham a juventude verá que isso é um fato o namoro diminui em muitos jovens seus interesses pelas coisas eternas e foca o interesse no companheiro, o namoro tem sido responsável pelo frustração de muitos jovens. Jovens que vivem pecando em seus namoros larguem essa vida torta e vivam para Deus façam uma forte amizade com seus companheiros(a) e se dediquem a Deus a ordem é amizade, noivos, casados, namorados.

1 Coríntios 7: 31-32 E os que usa, deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. 32 E bem quisera eu que estivesse sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor em como há de agradar ao Senhor.
Deveríamos encontrar na religião cristã, que diz seguir os ensinamentos do Grande Mestre e dos santos apóstolos uma forte oposição ao sistema mundano deveríamos ver um povo forte que se opõe a tudo aquilo que vai contra os padrões bíblicos, mas pelo contrario vemos um povo passivo e influenciado pelo mundo simplesmente por não estarem mortos para ele.
A solução para vivermos vidas mortas para o mundo não estar em se isolar, se esconder da realidade, fugir do contato com os pecadores, fugir dos afazeres seculares, o que o evangelho nos propõe não é der sermos luz aonde já existi luz mas de sermos Luz nas trevas.
(Mt 5:14) O modo como venceremos esse mundo estar na nossa fé com ela rejeitaremos todas as ilusões oferecidas pelo mundo todo engano viveremos em um mundo mal sendo santos.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. João 17:15
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:4-5
É com um enorme desejo que lhes peço abandone esse mundo abandone os seus prazeres abandone as influências geradas por esse sistema, nada vale e tudo é ilusão para nossa carne, se entregue totalmente a Deus o busque com todo afinco, o mundo os odiará, mas lembrem-se eles odiaram primeiro nosso Mestre vocês se tornarão inimigos dele, demônios lutarão contra vocês, suas cabeças estarão prestes a rolar, mas os encorajo dizendo maior é a gloria que há de ser revelada, o mundo passageiro de nada vale comparado com a gloria que espera por aqueles que permanecerem firmes aqueles que não se renderam aos manjares nem aos deuses desse mundo os que resistirem verão o Rei, por isso neguem o mundo e permaneçam firmes na nossa breve peregrinação.


Soli Deo Gloria.
Fonte Original: http://simplismentesimple.blogspot.com/2008/11/o-mundo-influenciando-cristos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário