Foliões contam com testes para detecção de DSTs a partir deste sábado (22) - Se Liga na Informação





Foliões contam com testes para detecção de DSTs a partir deste sábado (22)

Compartilhar isso

A partir das 9h, deste sábado (22), os foliões presentes no Carnaval de Salvador poderão realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C no posto do projeto Fique Sabendo instalado na Praça da Piedade. Na Barra, a estrutura fica na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol, com funcionamento das 10h às 22h também a partir deste sábado.

A estratégia do Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Nesses pontos também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos. No Carnaval de 2019, cerca de 3.000 pessoas fizeram os testes nas unidades que funcionaram durante a folia momesca. No total, 17 indivíduos tiveram resultados positivos para Hepatites, 26 para HIV e 206 para Sífilis.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia com a aplicação da primeira dose do antibiótico. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura para tratamento gratuito integral.

Sexo seguro - Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval, a Prefeitura distribuirá cerca de três milhões preservativos durante a festa. As camisinhas estarão disponíveis nos 10 módulos situados nos circuitos oficiais, além dos dois postos do Fique Sabendo. A distribuição dos preservativos é gratuita, irrestrita e não há um quantitativo limite a ser retirado por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário