O Retrato de Deus do Homem Natural - Se Liga na Informação





O Retrato de Deus do Homem Natural

Compartilhar isso


Texto: Efésios 2:1-12

Introdução: A Bíblia, a Palavra inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), é um livro ilustrado, uma espécie de álbum de família da raça humana. Os retratos do álbum de Deus são verdadeiros; eles não são retocados e, portanto, às vezes são muito tenebrosos. Por "homem natural" entendemos o homem que não é cristão, que nunca nasceu de novo e que é descrito em Efésios 2:3 pelas palavras "por natureza ..." - compare 1 Coríntios 2:14.


Para estudar, devemos olhar para o retrato de Deus da humanidade caída, de todo homem e mulher que não é cristão e de nós mesmos, aparte da graça de Deus e da obra regeneradora do Espírito Santo. Mas antes de olhar para o retrato de Deus em tamanho real de nós mesmos em Efésios 2, observe as seguintes figuras do "homem natural" em Gênesis 6:5; Salmo 14:2-3; Isaías 1:5-6 e Isaías 64:6; Jeremias 17:9; Mateus 15:18-20 e Romanos 1:21-32. Quando voltamos para Efésios 2:1-12, vemos como éramos antes de sermos salvos e como somos agora, à parte do Senhor Jesus.

1. O homem natural está "morto em delitos e pecados" (Verso 1).

Compare Gênesis 3:15-17 com Romanos 5:12; depois observe João 5:24 e 40; 1 João 3:14 e 5:11-12; e compare Efésios 4:18. A morte física é a separação do corpo da alma; a morte espiritual é a separação da alma de Deus, e por natureza estamos todos espiritualmente mortos.

2. O homem natural caminha “segundo os caminhos deste mundo” (Versículo 2).

Ou seja, sua conduta está de acordo com a tendência da época em que ele vive. A pessoa não regenerada vive de acordo com os padrões deste mundo - no que diz respeito, por exemplo, à sua atitude em relação ao pecado, prazeres, vestimenta, desejos - observe Mateus 7:13-14 e compare o Salmo 1.

3. O Homem Natural segue “o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência” (Versículo 2).

Em outras palavras, por natureza, ele é controlado por Satanás. Nossos primeiros pais ouviram a mentira de Satanás e, quando renderam a ele, foram dominados por ele - observe Gênesis 3:1-13; e também estamos sob o controle do inimigo das almas. Satanás é uma pessoa real, cujo domínio é o ar, e ele é tremendamente ativo - veja 1 João 5:19.

4. O homem natural é filho “da desobediência” (Versículo 2).

Nossos primeiros pais desobedeceram a Deus e nós herdamos sua natureza decaída; consequentemente, nossa tendência natural é desobedecer ao Senhor - observe o Salmo 51:5, que nos diz que, por natureza, nossa tendência é cometer pecado.

5. O homem natural quer satisfazer os desejos de sua natureza pecaminosa e seguir seus desejos e pensamentos (Versículo 3).

A palavra "desejo" não se refere necessariamente àquilo que é revoltante e impuro, mas àquilo que naturalmente desejamos, e porque estamos espiritualmente mortos e controlados por Satanás, nossos desejos são carnais, pervertidos, muitas vezes sensuais. Observe as palavras “natureza pecaminosa” no versículo 3 e observe Romanos 7:18 e 8:8.

6. O homem natural é filho “da ira” (Versículo 3).

Isso significa que, por natureza, homens e mulheres são condenados e estão sob sentença de morte. Observe as seguintes referências e observe como essa verdade é revelada: - João 3:18-19 e 3:36; e Romanos 1:18-20. Quão solene é isso! Todo mundo que não é cristão já está condenado e está sob a ira de Deus.

7. O homem natural é "separado de Cristo" (Versículo 12).

Veja o que o Senhor Jesus disse em João 14:6. Que coisa solene é estar “separado de Cristo”! Hoje, milhões de pessoas estão sem Cristo, o único Salvador dos homens - observe Atos 4:12 e 1 Timóteo 2:5-6.

8. O homem natural é “excluído da cidadania” (Versículo 12).

Não ser regenerado é ser um pobre peregrino, errante, uma pessoa espiritualmente destituída; é não ter pátria, nem lar celestial (João 14:1-30) e esta é a posição de todos que não são cristãos.

9. O homem natural é um “estranho” (Versículo 12).

Um estranho não tem direito algum em relação a Deus. Somente aqueles que estão relacionados a Deus pela fé em Cristo Jesus e, portanto, são membros de Sua família têm alguma reivindicação sobre Ele - compare Mateus 22:11-13 e Lucas 13:25-26.

10. O homem natural é "sem esperança" (Versículo 12).

Ele é impotente e, à parte de Cristo, seu estado não tem esperança. Às vezes, um médico precisa dizer ao paciente que seu caso é sem esperança - fisicamente impossível; mas Deus nos diz que, fora de Cristo, nossa condição é espiritualmente sem esperança - observe João 8:21 e 24.

11. O homem natural é "sem Deus" (Versículo 12).

Ele é um homem sem Deus, como o rico fazendeiro de quem lemos em Lucas 12:16-21 - observe e compare Lucas 12:24, onde lemos sobre os corvos que não tinham celeiros, mas tinham Deus; e Lucas 12:18, onde lemos sobre o fazendeiro que tinha celeiros, mas que não tinha Deus.

12. O homem natural é um "inimigo" de Deus (Versículos 15-16).


Por natureza, odiamos Deus - Salmo 14:1 - “Não há Deus para mim!” Aqui, então, está o retrato de Deus do Homem Natural. Segundo a estimativa de Deus, o homem, por natureza, está perdido, desamparado, completamente arruinado pelo pecado, sob o domínio de Satanás, e, portanto, precisa de um Salvador e da obra regeneradora do Espírito Santo.


Quão maravilhoso é que, apesar de tudo o que somos por natureza, Deus nos ama e nos quer - observe e deleite-se com a gloriosa verdade de Efésios 2:4-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário