Escola Bíblica Domincal: Existe Somente Um Deus - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Domincal: Existe Somente Um Deus

Compartilhar isso


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Deuteronômio 6.1-9

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.


                                                     Deuteronômio 6:1-9
TEXTO ÁUREO
Não farás para ti
imagem de escultura,
nem alguma
semelhança do que há
em cima nos céus, nem
em baixo na terra, nem
nas águas debaixo da
terra.
Êxodo 20.4

SUBSÍDIOS PARA
O ESTUDO DIÁRIO

2. feira - Levítico 26.1-13
Eu sou o Senhor, vosso Deus
3. feira - Êxodo 5.1-5
Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei,
4. feira - Galatas 6.1-10
Deus não se deixa escarnecer
5. feira - Isaías 42.1-9
A minha glória, pois, a outrem não darei
6. feira - Deuteronômio 10.12-22
Temas o Senhor, teu Deus
Sábado - 1 Crônicas 16.24-30
Dai ao Senhor a glória de seu nome

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de,
• entender por que Deus não tolera idolatria;
• compreender que todo ato idólatra afronta a Deus na Sua natureza;
• discernir que tanto os que fazem ídolos quanto os que os  adoram estão sob a ira de Deus.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

O professor da EBD precisa entender que a igreja deve envolver-se com as questões do mundo, buscando e ensinando soluções para os problemas e misérias que atingem a sociedade. Se o professor tem a consciência de que a vida não é uma existência em duas esferas — uma espiritual e outra física — então o conteúdo a ser transmitido, o testemunho e a ação na igreja não devem ser alterados de acordo com o local onde ela está inserida. Pelo contrário, ela deve agir no mundo, apresentando as verdades e os princípios bíblicos para que os problemas sociais e culturais sejam solucionados (Revista Educação Cristã Hoje, n9 /. Central Gospel, 2012. p.

Deus o abençoe

COMENTÁRIO
Palavra Introdutória

Deus não precisa se autoafirmar como Deus porque Ele é
Deus, Ele também não depende do ser humano para o que quer que seja, porque Ele dá conta de si mesmo.

Deus é autossuficiente, entretanto, criou o homem para relacionar-se com Ele. Assim foi no princípio da criação, antes de o pecado entrar no mundo (Gn 3.8). Porém, embora tenha pecado, Deus jamais desistiu daquele ser feito à Sua imagem e semelhança; ao contrário, continuou em busca dele, revelando-se a ele de muitas maneiras ao longo da História, quer pela natureza, quer pelos profetas, quer por intermédio do Seu Filho, quer pela Sua Palavra, quer pelo Seu Espírito, quer pela Igreja.


Dada à Sua importância e inestimável autoridade, Deus estabelece os termos dessa relação. Uma linha divisória foi posta entre Ele e nós, seres humanos: Ele é o Criador; e nós, criaturas. Estabelecida essa hierarquia, seguem-se os outros itens desse contrato, que e impositivo; por isso, chamado de mandamentos.


             1.DEUS TEM CRÉDITO

No Egito, os hebreus foram escravizados e, por isso, viviam humilhados; porém o Senhor mudou a sorte do povo escolhido (Lv 26.13). Deus fez questão de lembrar à nação hebreia o que fizera por ela: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão (Êx 20.2). É possível que Jeová tenha prefaciado os Mandamentos com essa lembrança, primeiro porque esperava a gratidão dos hebreus e, segundo, porque ao longo dos 430 anos em que viveram como escravos no Egito, eles não tinham pouca compreensão sobre o Senhor e sobre a Sua participação na história deles. Tudo o que sabiam sobre Abraão, 'saque, Jacó e José advinha da tradição oral.


Não havia literatura nem culto a Deus no Egito. No texto bíblico, Moisés aparece como o primeiro líder dos hebreus; estes viviam confusos em meio às crenças pagãs daquele país. Mas, o povo da antiga aliança teve grandes amostras do poder do Altíssimo quando dez pragas assolaram aquela terra e quando, com mão forte, o Soberano eterno livrou-o da escravidão, abrindo lhe o mar Vermelho para que por ele passasse.

Deus deu sinais ao Seu povo para mostrar que estava com ele. A cada sinal manifesto, os hebreus eram beneficiados; e os egípcios, prejudicados. Com isso, o Senhor queria anunciar que era merecedor de todo crédito e fidelidade. Apesar disso, no decorrer da história bíblica, inúmeras vezes Israel fracassou na sua lealdade aos preceitos de Deus, deixando-se seduzir por crenças pagãs. Nos dias do rei Acabe, por influência de sua mulher Jezabel, esse rei oficializou o culto a Baal na nação.


                  1.1. O desafio de Faraó

Quando Moisés e Ara, disseram a Faraó que tinham ordem de Deus para que ele deixasse os hebreus saírem do Egito, receberam como resposta: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel (Ex 5.2); porém a Bíblia adverte: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (G16.7).

Quando lemos a narrativa da passagem dos hebreus pelo Egito e a comparamos ao modo como as pessoas deste tempo menosprezam a Deus ao mesmo tempo em que banalizam os valores supremos, vemos o quanto aquela história é atual.


                     1.2. A resposta de Deus

Não haveria a menor possibilidade de Faraó ficar sem uma resposta da parte de Deus, e ela veio por meio das dez pragas. O Senhor as enviou principalmente para desmascarar os falsos deuses daquele país, os quais nada puderam fazer para extirpá-las.

Cada praga confrontava diretamente a ação protetora de um deus egípcio. Observe:

• Isis, a deusa do Nilo, teve suas águas transformadas em sangue (63c 7.15-18).
• Rãs, a deusa do nascimento (que tinha cara de rã), foi confrontada com a praga das rãs (6x 8.2-6).
• Set, o deus do deserto, foi desmascarado por piolhos; estes causavam tanto incômodo quanto a poeira do ermo levada pelo vento (6x 8.16-19).
• Uatchit, simbolizado pela mosca, foi desmascarado pelas moscas (80 8.24).
• Hactor, a deusa do gado (que tinha a cabeça de vaca), e Ápis, o deus boi, foram ridicularizados pelo Senhor, que matou o gado (Po 9.1-5).
• Sekhmet, o deus das doenças, e Sunu, o deus da peste, não puderam proteger pessoa alguma das pragas de sarnas que arrebentavam úlceras pelo corpo (6x 9.8-11).
• Nut, o deus do céu, e Osiris, o deus da agricultura, não puderam proteger a terra invasão devastadora dos gafanhotos • Rá, o deus sol, não pôde trazer luz, quando o Senhor mandou trevas sobre o Egito (6x 10.21-213).
• Finalmente, a morte dos primogênitos desabonou o próprio Faraó, que era tido como um deus protetor das famílias.

              2.DEUS ESTABELECE O MONOTEÍSMO

Ao anunciar o primeiro mandamento, o próprio Deus adverte: Não terás outros deuses diante de núm. A expressão "diante de mim" mostra a Sua intolerância para com qualquer presunção que vise a estabelecer concorrência com Ele. Por que, então, Deus falaria de outros deuses, Porque quando Ele entregou a Moisés as tábuas da Lei, a Terra estava infestada de crenças em divindades criadas pela imaginação humana.

             2.1. Deus e deuses

 O maior deus do Oriente Próximo chamava-se El, ele era rei e criador de muitos deuses. A própria Terra Prometida, para onde os hebreus se dirigiam, era devota de vários deuses. Baal, a principal divindade cananeia, cujo significado é senhor, era um deus agrário representado pela chuva. Considerado o deus das tempestades, o deus masculino da fertilidade, Baal foi desmascarado na época do profeta Elias, quando a terra ficou seca durante três anos (1 Rs 17-18).


 Os cananeus também cultuavam as deusas feminina da fertilidade, Aserá e Astarote. Nos cultos a essas divindades, havia prostituição e orgjas por entre as árvores dos bosques.

O culto ao deus Moloque, por sua vez, exigia o sacrifício no fogo de crianças inocentes de ate dois anos de idade — elas pagavam pelas culpas dos homens.

Era em uma terra como essa que os filhos de Abraão se estabeleceriam, e Deus, por intermédio do Seu povo, queria mudar esse quadro, por isso deu-lhes mandamentos.

                 2.2. Uma glória exclusiva

 O Senhor não aceita ser trocado, tampouco admite ser comparado a qualquer outra divindade, isso porque Ele é o único Deus. Quando os homens oferecem cultos a qualquer subproduto da imaginação humana, o Eterno sente-se afrontado, pois Sua glória é eterna e absoluta : Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura (Is 42.8). As declarações de Deus a Seu próprio respeito ressaltam a Sua santidade. Deus é absolutamente separado desse mundo de rituais e crenças religiosas, as quais exaltam outras forças que incidem sobre o homem e a natureza.



Toda a crença pagã resulta na devoção a 815 (1865) deus(es) diferente(s). No Egito, terra em que os hebreus estiveram hospedados por 430 anos, adoravam-se vários deuses; logo, essa diferença tinha de ficar muito clara para eles.


                 2.3. Um povo exclusivo

Os hebreus ganharam notoriedade na história da humanidade, pois foi por meio deles que o Deus Criador revelou-se de modo singular. Todas as nações da terra estavam contaminadas pelas crenças em deuses diversos, m. o Deus único e verdadeiro revelou-se por meio da nação que é chamada de santa. Não por outra razão, Israel é combatida e odiada até os dias de hoje (És 19.5,6; 1 Pe 2.9).


Por ser um povo exclusivo e santo, os hebreus foram proibidos por Deus de se misturarem com outros povos. Um hebreu jamais poderia se casar com alguém que não pertencesse à sua etnia, afinal, a prostituição espiritual começa em um nível afetivo (62 34.15,16). No Novo Testamento, a mesma exigência permanece (2 Co 6.14-18).


       3.EXIGÊNCIAS LIGADAS AO PRIMEIRO MANDAMENTO

O mandamento, em si, como artigo estatutário, é simples e curto; porém, os seus desdobramentos dão-lhe clareza e importância. Dentre eles estão: o amor, o temor, a adoração, a confiança e a obediência.

             3.1. O amor

No Livro de Deuteronômio, cujo significado é repetição das leis, há uma declaração que deveria ser repetida em uma devoção diária pelos filhos de Israel, para lembrá-los de que há somente um Deus, a saber: o Shema (ouvir) (leia Dt 6.4-6). Esse Deus único deve ser amado. Essa é a relação de afeto que Ele espera ter do Seu povo. Jesus referendou o Shema, quando confrontado pelos religiosos fariseus (Mt 2 2.3 7-40).

            3.2. 0 temor

O temor é uma d. mais elevadas expressões humanas , podendo ser negativo ou positivo. O Livro de Hebreus fala do temor da morte que leva os homens a se tornarem escravos do diabo (Hb 2.15), mas, há um temor positivo, o devido a Deus, que implica absoluta reverência a um Ser que tanto pode matar e lançar a alma no inferno quanto dar a vida (Mt 10.28).

Como desdobramento do primeiro mandamento, há uma exigência ao temor: Agora, pois, Israel, que é que o Senhor teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus e que andes em todos os seus caminhos, e o ames e sirvas ao Senhor, teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem (Dt 10.12,13).



          3.3. A adoração

Daí ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde  perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade (1 Cr 16.29). O diabo tentou usurpar a adoração — condição devida única e exclusivamente ao Senhor do Universo. Porém, nada nem ninguém podem roubar-lhe esta glória (Is 14.13,14; Mt 4.9,10).

Os seres humanos são propensos à devoção ligada a algo tangível; por isso fabricam ídolos, que conferem a falsa sensação de uma entidade divina presente. Deus, no entanto, não aceita ser substituído por qualquer imagem. Ele é espírito e quer que os home. conheçam a Sua natureza pela fé: Deus e espírito, e Importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 8.24).

           3.4. A confiança

Está implícito no primeiro mandamento que o Senhor é digno de confiança. Quando Ele mesmo diz: 62 802 o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito (...) (Êx 20.2), Ele tem o que mostrar. É essa confiança que leva os crentes a busca--lo em oração.

           3.5. A obediência

No que tange aos Seus preceitos eternos, o Altissimo é intransigente: a bênção resulta da obediência; e a maldição, da desobediência — as insígnias desses resultados estão nos montes Ebal e Gerizim, onde foram proferidas as leis de bênçãos e maldições, respectivamente (Dt 27.11-26; 28.1-28). É fato: os Mandamentos são impositivos; assim, obedecê-los implica satisfazer às exigências do próprio Deus.


CONCLUSÃO

 Dificilmente uma crença politeísta será coerente em seus valores éticos. As divindades não concordam entre si quanto ao que se pode ou não fazer. O que garante o absolutismo de um padrão ético elevado, capaz de estabelecer uma relação harmoniosa entre o homem e os seus semelhantes é o fato de existir um Deus que é, ao mesmo tempo, onipotente, justo, bom e capaz de se aproximar dos seres que criou, estabelecendo contato com eles nas bases do amor.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o Shema, o que Deus espera do Seu povo? R.: Ser amado.





            2. Conhecendo Deus para melhor servi-lo
Pr. Vicente Sabbatino

Certamente você já percebeu que neste momento em que aceitamos a Cristo como Senhor em nossas vidas, um dos primeiros desafios que teremos é entender que, muito embora Deus não seja visível, Ele é uma pessoa. Uma pessoa que pode, e quer, se tornar uma realidade presente, segura, confiável e amorosa em todas as áreas de nossa vida.


 Neste momento você deve estar se perguntando; “Como então nos relacionar com alguém que existe, mas não vemos?”.

Davi, o maior Rei de Israel, descreveu de forma poética, sua experiência sobre a grandeza de Deus e sua intimidade com Ele:

“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”.
“Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso Me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”. (Salmo 139.7-14).

Davi foi inspirado pela onipresença de Deus (Atributo de seu caráter que Lhe permite estar presente em toda parte) e a onisciência de Deus (Atributo de seu caráter que Lhe confere todo conhecimento). Quando não estamos, ou não nos sentimos perto de Deus, podemos atribuir a Ele esse sentimento de frustração e separação. Mas a culpa não é de Deus.

As pessoas se esquecem dEle, mas Deus nunca se esquece de nós. Ele está sempre disponível para você, se você O “buscar de todo o coração” (Deuteronômio 4.29).

Na verdade, Deus é amor. E a maior demonstração do seu amor foi a de entregar o seu próprio Filho para morrer em nosso lugar, através do seu sacrifício na cruz do Calvário. A Bíblia nos afirma que: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” Romanos 8:32

 2.1. Aproximando-me de Deus

O autor de Salmos 73.28, escreveu o seguinte:

“Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus”, e espero que você esteja aprendendo que isso também é bom para você. Para nós. Nosso relacionamento com Deus já começou. Começou quando Ele nos chamou ou nos atraiu. Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer; e eu O ressuscitarei no último Dia” (João 6.44). No exato momento em que você aceitou a Cristo como seu único e suficiente Salvador começou esta relação de que nós estamos tratando.


Depois que Deus nos chama, Ele espera que, a partir daí, tomemos a iniciativa de nos aproximarmos dEle. Se fizermos isso, então recebemos essa encorajadora promessa: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós” (Tiago 4.8).

Então, a promessa de uma ressurreição para a vida após a morte torna-se o principal fator motivador. E essa é “uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hebreus 7.19).

2.2. Dicas para um relacionamento saudável com Deus


2.2.1. Leitura e Meditação na Bíblia É inegável que a Bíblia sendo a inerrante Palavra de Deus, é também a maior fonte de conhecimento acerca de Deus. Pelo menos naquilo que se pode conhecer sobre Ele.


“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17).
“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela” (Provérbios 3.13-15).

A Bíblia é mais valiosa do que todos os outros livros do mundo juntos. Ela não tem preço! É a revelação que Deus, o Criador, entregou a nós, Sua criação, sobre Seu plano e sobre como devemos viver nossas vidas para cumprir o nosso propósito e de como obter os melhores e duradouros resultados. Procure reservar tempo para ler a Bíblia. Um tempo que te permita refletir e pensar acerca de tudo que você está aprendendo. Desta forma você vai absorver mais conhecimento e perceberá, com o passar do tempo, Deus se revelando a você. Ver também Romanos 1.19-20.


 2.2.2. Procure falar com Deus todo tempo possível tendo a certeza de que Ele te ouve A oração sincera é poderosa porque Deus ama ouvir as nossas orações e gosta de respondê-las. A Bíblia tem muitos textos que nos exortam a orar e outros tantos nos dão dicas de como orar. Deus espera que mantenhamos comunicação diária com Ele, lendo Suas mensagens na Bíblia e conversando com Ele em oração.

E quanto mais você orar, mais isso se tornará natural para você. A Bíblia compara as “orações dos santos” com o incenso de aroma agradável, porque agradam a Deus (Apocalipse 5.8). “E esta é a confiança que temos nEle: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que Lhe fizemos” (1 João 5.14-15).

Jesus disse: “E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há de dar” (João 16.23).

 2.2.3. Procure andar com Deus O que significa “andar com Deus”? Na Bíblia, muitas vezes, a palavra andar é usada para se referir ao estilo de vida duma pessoa. De como vivemos a nossa vida. Andar de acordo com a Palavra de Deus significa praticá-la, colocá-la em ação.

Andar com Deus significa obedecer aos Seus mandamentos e seguir, imitar, os exemplos de Jesus, e Seu estilo de vida.

“Aquele que diz que está nEle (Cristo) também deve andar como ele andou” (1 João 2.6).
 “E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele” (2 João 1.6). Ver também 1 João 2.3.


2.2.4. Jejum! Jejum nos aproxima de Deus? Entre as ferramentas espirituais para nos aproximarmos de Deus, se encontra o jejum, que é uma ferramenta realmente poderosa! O jejum é fundamental quando nos deparamos com um grande problema e precisamos urgentemente da ajuda de Deus. Até mesmo quando não estamos enfrentando grandes problemas devemos jejuar, ocasionalmente, como uma forma especial de adoração a Deus e de aproximação dEle . Quando você jejua sinceramente, Deus fica satisfeito e o ajuda a crescer espiritualmente.

 “Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a Teu Pai, que está oculto; e Teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará” (Mateus 6.17- 18). “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto” (Joel 2.12). Ver também Esdras 8.21, 23.

2.2.5. Más influências atrapalham nosso relacionamento com Deus? A nossa vida é feita de escolhas. Muitas vezes, temos de escolher entre ceder às más influências ou buscar as boas influências. Deus não aprova a nossa conduta quando escolhemos, ou deixamos o mal, nos influenciar. A mente é como uma esponja que absorve tudo a que você se exponha, seja bom ou ruim, e grande parte do que entra nela fica gravado.


Um computador é uma boa comparação. A resposta de saída de um computador depende dos dados inseridos nele. Se entra lixo, sai lixo, como diz o ditado. Deus conhece todo nosso pensamento.

 Não experimente ou pense coisas que vão fazer você ter vergonha de encarar a Deus. Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. (Levítico 20.7)

“Não se deixem enganar: ‘As más companhias corrompem os bons costumes’ ” (1 Coríntios 15.33). “Como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o Seu Deus, e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Coríntios 6.16-18). Ver também Provérbios 12.26

2.2.6. Apegos às coisas materiais atrapalham nosso relacionamento com Deus? Quando priorizamos as coisas materiais, certamente teremos dificuldades de ter uma relação mais próxima de Deus. Nosso Deus não é mesquinho. Para o plano da Salvação Ele não nos deu um homem sem pecado, um anjo ou Querubim para morrer na cruz do Calvário. Ele nos deu aquilo de mais precioso que havia no Céu: Jesus, seu filho único.


O dinheiro em si mesmo não é mau, mas o amor ao dinheiro é a principal raiz do mal. Portanto, o materialismo e uma vida ocupadíssima interferem em nossos relacionamentos e, especialmente, em nosso relacionamento com Deus.

 Isso pode sufocar nossa vida espiritual até a morte, assim como as ervas daninhas sufocam e matam as plantas de um jardim. Quando o dinheiro e os bens materiais se tornam muitíssimo importantes para nós, então eles se tornam nossos deuses, e isso significa a transgressão do primeiro mandamento (pôr outras coisas acima de Deus).

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Lucas 16.13).
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timóteo 6.9-10). Ver também Marcos 4.18-19.

2.2.7. Qual a maneira mais eficaz de estarmos perto de Deus? Como é possível o ser humano mortal ter uma relação íntima e permanente com o sublime Deus invisível? A chave mais importante é dom de Deus, ou seja, Seu Espírito habitando em seu coração e mente! O Espírito de Deus atua transformando a natureza humana em uma natureza divina com a mente de Cristo, de modo que, em vez de ser inclinada ao egoísmo e ao pecado, a pessoa se sente inclinada ao amor e à piedade (Filipenses 2.1-5).


Ao recebermos o Espírito Santo ganhamos força necessária no processo de santificação. Por ser um processo, a santificação é construída em etapas, onde quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos afastamos dos pecados que nos dominavam.

Significa dizer que não seremos mais tentados por aquilo que nos atraía e nos vencia? A resposta é NÃO! Isto significa dizer que receberemos a força que não tínhamos para dizer não a qualquer tipo de pecado que nos atraía. A decisão sempre será nossa.

 Deus deseja ter um relacionamento próximo com todas as pessoas. Na verdade, Ele quer que todas as pessoas, eventualmente, tornem-se, como já visto, Seus “filhos e filhas” (2 Coríntios 6.18).

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle” (Romanos 8.6-9). Ver também Atos 2.38.


3. Comece agora sua vida de relacionamento íntimo com Deus

Me lembro que quando criança, sempre que recebia uma roupa ou sapato novo, o meu primeiro impulso era guardá-los, na intenção de preservá-los novos e continuar a usar o velho, antigo, usado e gasto.

Abandone hoje sua vida pregressa e mergulhe num relacionamento novo e profundo com Deus. Acredite: Você pode. Você Deve. Deus espera ansiosamente que você faça isso. A oração diária é a chave principal como foi explicado, e uma grande parte de nossas orações devem ser de agradecimento e louvor a Deus por Suas inúmeras bênçãos.

 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças” (Filipenses 4.6).


Muitos textos da Bíblia Sagrada nos exortam a agradecer e louvar a Deus em oração e cânticos. Salmos 69.30; 106.1; 107.8 e 1 Tessalonicenses 5.17-18, entre outros, nos asseguram isso.

Deus ama a atitude de gratidão! Quando Deus responde a oração, nos protegendo ou nos abençoando de alguma outra forma, Ele não está esperando muito em troca, exceto a nossa obediência e ação de graças. Crie o hábito de contar suas bênçãos recebidas e louve a Deus por isso!


Pare e pense sobre as diversas bênçãos e auxílios que Deus lhe deu, elaborando uma lista. Provavelmente, você vai ter uma surpresa agradável ao perceber quantas bênçãos vai conseguir enumerar.

Agora que já conheceu um pouco sobre quem é Deus, é necessário saber que o Eterno deseja que você não apenas O conheça, mas prossiga na busca incessante de sua pessoa. Na verdade, só podemos conhecê-lO à medida em que O experimentamos. O Soberano deseja que nós O conheçamos como único e verdadeiro Deus e a seu Filho como único e suficiente Salvador. O Senhor Jesus Cristo, a imagem do Pai pré-existente, a revelação final e perfeita de Deus, é o tema do nosso próximo encontro.

Esperamos por você lá!

FONTE :  

O Primeiro Mandamento

Introdução
Êxodo 20.1-17


 Lembre-se de que o Decálogo está dividido em duas partes. Os quatro primeiros mandamentos tratam dos deveres para com Deus e os seis restantes tratam dos deveres entre os homens. Estas leis são introduzidas mediante a lembrança das bênçãos da redenção divina sobre a nação (Êxodo 20:1-2). Isto era para lembrá-los da dívida que tinham com Deus e do Seu amor para com eles. Os homens facilmente se esquecem que a lei de Deus não é o fruto de um ato egoísta de um tirano, mas são os preceitos de alguém que tem em mente o nosso melhor interesse. Veja como isto é enfatizado em Deuteronômio 6:3-15.



Embora nós, sendo cristãos, não estejamos debaixo da Velha Aliança, devemos nos lembrar, que como povo da Nova Aliança, temos a lei inscrita em nossos corações (Hebreus 10:16). Ao ler o Novo Testamento, qualquer pessoa pode notar quantas vezes a lei moral de Deus é mencionada. Estas leis não foram dadas como um meio de salvação, mas como um padrão de conduta e demonstram a natureza justa do caráter de Deus (Efésios 4:28; 6:1-3; I João 5:21).



O Primeiro Mandamento – Êxodo 20:3 I.
O que esta Lei Proíbe



A.   A adoração de falsos deuses.

Alguém disse que “Deus criou o homem a sua imagem e o homem retribuiu o favor”. Esta declaração, ainda que irreverente, indica uma grande verdade. Os homens estão sempre ocupados na criação de novos deuses. Na maioria das vezes isso envolve a reformulação de seus conceitos a respeito do verdadeiro Deus. Isto é o causado pela inimizade natural do homem contra Deus (Romanos 1:23). Até mesmo o povo de Deus é alertado contra este perigo (Deuteronômio 6:14-15). Falsos deuses são criados de diversas maneiras.


1. A criação e adoração de ídolos.



 2. A criação de uma teologia que retém o nome de Deus e ainda redefine Sua natureza e atributos. Considere aquelas heresias que falam de Deus mas negam Sua tri-unidade, santidade, poder ou soberania. Todo grupo que nega a deidade de Jesus Cristo está adorando um deus falso. Muitos que falam de “Jesus” ou o “Espírito” estão, na verdade, se referindo a criações de suas próprias mentes (II Coríntios 11:4).



3. Os homens fazem deuses falsos quando colocam algo entre o homem e Deus. Mesmo os pagãos mais inteligentes reconhecem seus muitos deuses como sendo intermediários entre eles e o criador. Os homens cristianizam este paganismo quando rezam para os santos, Maria ou os anjos. Pior ainda é a adoração dirigida a meros homens (Atos 10:25-26). Imagine a blasfêmia de chamar um mero mortal de “cabeça da igreja”. Este título pertence somente a Cristo (Colossenses 1:18).



B. Fazer de qualquer coisa, exceto Deus, objeto de supremo respeito, ainda que o homem deteste a idolatria aberta, é falhar em dar à Deus o Seu justo lugar. Note as coisas que os homens colocam à frente de Deus, quebrando assim o primeiro mandamento:
1. O eu – Mateus 16:24
2. Possessões – Colossenses 3:5
3. Prazeres – Filipenses 3:19
 4. Família – Mateus 10:37



 II. O que Manda a Lei
Lembre-se que quando a lei de Deus é dada de forma negativa, as coisas positivas estão implícitas. Se nada deve ser colocado à frente de Deus, então Deus é que deve receber adoração e honra. Isto é feito nas seguintes maneiras:



A. Deus deve ser adorado. Este dever envolve:



1. Amar a Deus – Mateus 22:37-38
2. Lembrar-se de Deus – Malaquias 3:16, Salmo 63:6
3. Recordar-se de Deus – Eclesiastes 12:1
4. Estimar ou Apreciar a Deus – Salmo 71:19 5. Deleitar-se em Deus – Salmo 37:4



 B. Somente Deus deve ser objeto de nossa confiança – Jeremias 17:5-8
 C. Somente à Deus é que nossas orações devem ser dirigidas – Mateus 6:9
D. Deus deve ser louvado – Salmo 100
 E. Deus deve ser agradecido – Tiago 1:17



III. Como esta Lei



Convence ao Perdido – Romanos 3:20
O homem freqüentemente se orgulha da sua própria bondade por cumprir externamente alguns deveres morais. Esta lei revela o que Deus verdadeiramente exige. O homem por natureza não tem amor, e, menos ainda, um supremo amor à Deus. Até mesmo a adoração do não salvo é somente uma tentativa de manter Deus o mais longe possível. Qualquer um que honestamente considere o alvo real do primeiro mandamento, enxergará a necessidade de um Salvador.



IV. Como esta Lei Guia os Santos



Como cristãos, devemos constantemente relembrar que Cristo deve ocupar o primeiro lugar de nossas vidas (Mateus 10:37; Filipenses 1:21).



                                                                        
                                                                        Pastor Ron Crisp



Êxodo 20
Versículos 1, 2:

Vv. 1,2. Deus fala de muitas maneiras aos filhos dos homens; pela consciência, por providências, por sua voz, a todas as quais devemos atender cuidadosamente; porém, nunca falou, em momento algum, como na ocasião em que deu os Dez Mandamentos. Deus já dera esta lei ao homem anteriormente, escrita em seu coração; porém, o pecado a desfigurou tanto que foi necessário relembrar o conhecimento dela. A lei é espiritual, e toma conhecimento dos pensamentos, desejos e disposições secretas do coração. A sua grande exigência é o amor, sem o qual a obediência exterior é pura hipocrisia. Requer a obediência perfeita, infalível, constante; nenhuma lei do mundo admite a desobediência. Qualquer que guardar toda a lei, porém transgredir em um só ponto, faz-se culpado de todos (Tg 2.10). Omitir ou variar algo no coração ou na conduta, em pensamento, palavra ou obra, é pecado; e a recompensa do pecado é a morte.


Vv. 3-11. Os primeiros quatro dos Dez Mandamentos, frequentemente chamados de "A Primeira Tábua", falam de nosso dever para com Deus. Era adequado que estes mandamentos fossem colocados primeiramente porque o homem tem um criador para reverenciar, antes mesmo de ter um "próximo" para amar. Não se pode esperar que aquele que é falso para com o seu Deus seja veraz para com o seu irmão.


O primeiro mandamento refere-se ao objeto de adoração, Jeová, e somente a Ele. Aqui se proíbe a adoração a criaturas; porém, o mandamento vai muito mais além. Aqui se prole amar, desejar, deleitar-se ou esperar algo que tenha natureza pecaminosa.

Transgride este mandamento tudo aquilo que não seja amor, gratidão, reverência ou a adoração perfeita. "Tudo o que fizerdes, fazei-o para a glória de Deus".

                                     Êxodo 20 — Comentário de Matthew Henry

                            Servorum Dei: Os dois Grandes Mandamentos. Uma análise de Mt 22:36 ...

                     Os dois grandes Mandamentos

Se considerarmos a lei sob as suas duas partes importantes, vemos que ordena ao homem amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças, e amarão próximo como a si mesmo. Tal é o resumo da lei. Eis o que a lei exige, e nada menos. Mas qual é o filho caído de Adão que j amais pôde responder a esta dupla exigência da lei4- Qual é o homem que pode dizer que ama Deus desta maneirai "...a inclinação da carne" (quer dizer, a inclinação que temos por natureza) "é inimizade contra Deus" (Rm 8:7). 


O homem aborrece a Deus e os Seus caminhos. Deus veio na Pessoa de Cristo e manifestou-Se aos homens, não na magnificência esmagadora da Sua majestade, mas com todo o encanto e a doçura de graça perfeita e condescendência. Qual foi o resultado? O homem aborreceu a Deus: "...me aborreceram a mime a meu Pai" (Jo 15:24). Mas dirá alguém, "o homem devia amar a Deus". Sem dúvida, e merece a morte e a perdição eterna se o não fizer. Mas poderá a lei produzir este amor no coração do homem. Era esse o seu fim? De maneira nenhuma, "porque a lei opera a ira". A lei encontra o homem num estado de inimizade contra Deus; e, sem alterar nada desse estado — porque esse não era o seu objetivo — manda que ele ame a Deus de todo o seu coração, e amaldiçoa-o se o não fizer. Não pertencia ao domínio da lei alterar ou melhorar a natureza do homem; nem tampouco podia dar-lhe o poder de cumprir as suas justas exigências. Dizia: "Faze isto é viverás". Mandava que o homem amasse a Deus. Não revelava aquilo que Deus era para o homem, mesmo na sua culpa e ruína; mas dizia ao homem aquilo que ele deveria ser para Deus.


Era uma obra triste. Não se via em tudo isto o desenrolar dos atrativos poderosos do caráter divino, produzindo no homem verdadeiro arrependimento para com Deus, fundindo o seu coração de gelo e elevando a sua alma em verdadeiro afeto e adoração sincera. Não; era um mandamento inflexível para amar a Deus; e, em vez de produzir amor, opera "a ira"—não porque não devesse ser amado, mas porque o homem era pecador.

                                                         C. H. MACKINTOSH

                                      715 curtidas, 5 comentários - Fé Reformada Puritana ...
                                  CAPÍTULO 1
                O PRIMEIRO MANDAMENTO

O primeiro mandamento se encontra em Êxodo 20:3: "Não terás outros deuses diante de Mim". Este encabeça a lista e é fundamental. Era um elemento essencial da dispensação judaica, e a revelação cristã conserva esta verdade inviolada. Lemos em 1 Coríntios 8, no final do versículo 4, que "não há outro Deus, senão um só". Quão clara e inequívoca é esta afirmação! Vamos ler o versículo 6: "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de Quem é tudo e para Quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo Qual são todas as coisas, e nós por Ele." Quando um "testemunha de Jeová" vier à sua porta para desafiá-lo quanto à fé que você professa de Cristo como sendo Deus, leia para ele 1 Coríntios 8:4-6. Confessamos a um só Deus, mas aprouve Àquele um só Deus revelar-Se em três Pessoas. Filipe rogou ao Senhor Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai". Quão maravilhosa foi a resposta do nosso Senhor! "Quem Me vê a Mim vê o Pai... estou no Pai, e o Pai em Mim" (Jo 14:8-11).

Vamos ler agora a primeira epístola de João, capítulo 5, versículo 20. "Sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". Oh! quão preciso! Estas declarações são tão resplandecentes como um cristal; JESUS É DEUS. Sim, no cristianismo conhecemos a um só Deus. Às vezes Ele é manifestado como o Pai, às vezes como o Filho, e às vezes como o Espírito (compare com Atos 5.3-4). Assim, no cristianismo, nos achamos de pleno acordo com o primeiro mandamento de Moisés: "Não terás outros deuses diante de Mim".

                                                        C. H. BROWN

Nenhum comentário:

Postar um comentário