Feira de Santana: 10 exemplos práticos para alugar um imóvel com sucesso - Se Liga na Informação





Feira de Santana: 10 exemplos práticos para alugar um imóvel com sucesso

Compartilhar isso

Imagem: Pixabay

Por: Maria Alice

A longo prazo, possuir uma casa é melhor do que alugar. Mas alugar é uma boa opção para pessoas que esperam se mudar em alguns anos, para quem está inseguro quanto ao futuro ou para quem, por um motivo ou outro, não pode prejudicar suas finanças por meio de um financiamento imobiliário e dos possíveis juros que ele acarretam.

Mas se você não tiver feito isso antes, alugar uma casa ou apartamento apresentará alguns problemas desconhecidos. De certa forma, o relacionamento contínuo com o proprietário faz com que o aluguel seja mais como conseguir e manter um emprego do que simplesmente pagar por um produto ou serviço.

A escolha de um bom lugar é, obviamente, o primeiro passo na hora de alugar, e é diferente de comprar, porque um locatário normalmente se compromete por apenas um ano ou dois. Se preferir, você pode arcar com um aluguel alto para se aproximar do trabalho, ou pode escolher um lugar barato para economizar dinheiro ou escolher um bairro que pode não ser adequado depois que você iniciar uma família em alguns anos. Tudo pode ser bem relativo!

Por essa razão, este post apresenta 10 exemplos práticos para que você encontre dicas úteis se estiver pensando alugar um imóvel sem ter que passar por momentos de desconforto, dificuldades e evitando muita dor de cabeça no futuro! Acompanhe!


1. Entenda as leis de proprietário-inquilino em sua área.
É importante pesquisar as leis do proprietário-inquilino para garantir que você, como inquilino, entenda seus direitos e responsabilidades, seja se estiver alugando uma casa no litoral ou de olho num apartamento para alugar em Feira de Santana. Vale sempre à pena consultar as leis vigentes e estar atento a tudo o que for combinado entre você e o proprietário do imóvel – lembre-se de ter tudo registrado por escrito, e assinado por ambas as partes!

2. Inspecione a propriedade antes de assinar o contrato
Você deve inspecionar o sistema de água, o aparelho de ar condicionado, as travas para portas e janelas, o encanamento (certifique-se de que os banheiros estejam limpos) e etc. Certifique-se de perguntar ao corretor de imóveis ou ao proprietário sobre a manutenção da casa e quando isso foi feito pela última vez. Você não quer alugar uma casa com problemas de encanamento ou aquecimento durante o inverno, não é mesmo?! Então esteja atento!

3. Leia seu contrato com atenção
Seu contrato de aluguel em Feira de Santana é um contrato legal entre você e o proprietário para o uso da propriedade do proprietário. Um contrato pode conter cláusulas extras que não são legalmente exigidas pelas leis de inquilinato, mas as cláusulas são juridicamente vinculativas quando o contrato é assinado por ambas as partes. Se você estiver preocupado com o fato de o seu aluguel ser injusto com você (por exemplo, o proprietário solicitando que você faça inspeções de propriedade toda semana), você pode procurar um advogado para dirimir possíveis dúvidas antes de realizar a assinatura do documento.

4. Inspecione a propriedade novamente antes de entrar no imóvel
Depois que o arrendamento for finalizado e acordado entre o proprietário e o inquilino, você poderá solicitar a visualização da propriedade novamente. Quando estiver na propriedade, tire fotos e documente qualquer forma de dano que você veja. Se você vir pequenos orifícios nas paredes causados ​​por uma tela de televisão na parede, tire uma foto e informe o proprietário por escrito. Ele pode ou não consertar o dano antes de você se mudar. No entanto, é importante informar o proprietário antes de se mudar para casa, caso contrário, o proprietário poderá acusá-lo de ter gerado o problema e solicitar o dinheiro do seu depósito para repará-lo.

5. Pague seu aluguel no prazo
Depois de se mudar para sua nova casa, você precisará pagar o aluguel a tempo. O aluguel pode ser pago em dinheiro, cheque ou transferência eletrônica. Pagar em dinheiro não é recomendado porque não há uma trilha de papel para rastrear seu dinheiro. Se você decidir pagar em dinheiro, peça um recibo que documente a data e para que serviu o dinheiro entregue.


6. Verifique se o seu proprietário foi pago
Ao enviar um cheque ou depósito ao seu locador, verifique se ele depositou o cheque ou confirmou o depósito. É melhor informar o proprietário por escrito, como por meio de um e-mail ou mensagem de texto. Você não quer que seu proprietário o acuse de não pagar o aluguel a tempo e cobre juros, não é mesmo?! Então esteja sempre muito atento!

7. Estabeleça um bom relacionamento
Isso não significa que você precisa ser o melhor amigo do seu proprietário. No entanto, você não quer que ele te odeie completamente. Pode ser difícil lidar com um proprietário descontente durante a duração do seu contrato. Seja gentil e respeitoso. Se você quiser ir além, poderá enviar cartões de felicitações durante festas como Natal e Páscoa. Um proprietário feliz pode responder mais rapidamente a qualquer reparo de emergência. Se você se comunicar apenas com uma imobiliária, também estabeleça um bom relacionamento com seu gerente de imóveis.

8. Documente toda a comunicação entre você e o proprietário
E-mails e mensagens de texto são boas maneiras de documentar qualquer correspondência. Mesmo se você tiver um bom relacionamento com o proprietário, sempre tome as medidas necessárias para se proteger, caso as coisas fiquem feias. Lembre-se que promessas verbais são difíceis de se provar judicialmente. Então tenha sempre provas!

9. Conheça seus vizinhos
Isso pode não parecer uma dica importante, mas seus vizinhos podem ser fontes valiosas de informação. Seu vizinho provavelmente conhece bem a área e pode recomendar um bom dentista, uma oficina de automóveis ou um restaurante local. Além disso, seu vizinho pode conhecer seu proprietário e os inquilinos anteriores da casa. Pode ser importante aprender sobre a história dele com os inquilinos, especialmente se o proprietário falhar consistentemente em reparar a propriedade.


10. Fotografe a propriedade antes de sair


Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe estas informações sobre como alugar um imóvel com sucesso em suas redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário