A Prefeitura Municipal de Inhambupe, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início ao trabalho de pintura de sinalização horizontal nas ruas asfaltadas do município. A avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Irineu Mota, Av. Governador Lomanto Jr., Av. Ponte Real e Av. Claudemiro Oliveira Guimarães já receberam as novas marcações e a revitalização da faixa dupla amarela nos cruzamentos das vias. A Praça da Matriz também recebeu a pintura.
Em outubro de 2018, ruas e avenidas já haviam recebidos a sinalização. Desta vez além da revitalização, novas ruas são sinalizadas.
O Secretário de Infraestrutura, José Renato, disse que o processo de sinalização já estava no cronograma da pasta.
"nosso compromisso é cuidar da nossa cidade e dos nossos munícipes. A infra está presente em todo o município cumprindo com suas atividades. Quanto a sinalização, tanto os motoristas e pedestres se sentem mais seguros e muitas outras ações virão, disse
A ação tem como objetivo melhorar a orientação de motoristas e pedestres e, assim, garantir também a segurança e a boa fluidez do tráfego na cidade. A autarquia continuará com o trabalho em outras ruas.
Sinalização Horizontal
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).e em símbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).
BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.
AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.
PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.
As faixas podem ser contínuas, interrompidas e destinadas ao pedestre
FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.
FAIXA AMARELA CONTÍNUA – FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre.
FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.
FAIXA DE PEDESTRE – A área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. É um elemento necessário nas ruas das cidades por ser a área na qual o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando a lhe oferecer o máximo de garantia no ato de atravessar a pista de rolamento. É também chamada passagem de pedestres ou faixa de segurança de pedestres. [Informações do Detran/Ba]
Fonte: RL News /Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário