Dia da Mulher: Conheça a história de vida da Ex-primeira Dama e vereadora de Inhambupe Maria Helena - Se Liga na Informação





Dia da Mulher: Conheça a história de vida da Ex-primeira Dama e vereadora de Inhambupe Maria Helena

Compartilhar isso

 


Maria Helena da C. Bina Leys  nasceu em 24 de maio de 1964, na Fazenda Taperinha, zona rural de Inhambupe. Filha de Agricultores trabalhou na agricultura até os 18 anos e 10 meses. Com o desejo de estudar, foi morar na zona urbana em 1983 e já no ano seguinte, começa as primeiras lutas sociais. Em 1983 apoiou a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e em 1987 ajudou a fundar o diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). No mesmo ano fundou o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e fez sua primeira viagem para Brasília, onde conheceu o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva


Maria Helena tem uma história como a de muitas outras brasileiras. Batalhadora, idealista, defensora dos direitos das mulheres. Em 1992 se tornava a primeira vereadora do PT. Em 2004 consegue o seu segundo mandato como a vereadora mais votada de Inhambupe-Ba até então. Em 2009 Maria Helena se elege para exercer o seu terceiro mandado.

 

Casada com Benoni Eduard Leys (Ex-padre, e ex-prefeito e vice-prefeito). Mãe de dois filhos: Belena Luana e Emanuel Luan. Foi Primeira Dama do Município de Inhambupe por duas oportunidades: 2008-2009 e 2003-2016. Viajou por vários Estados do Brasil, entre eles a capital Brasília. Visitou a Europa por duas vezes, em 2002 e 2009 conhecendo a Bélgica, Alemanha, França e Portugal. Participou de um Encontro de Mulheres Rurais da 2º ENLAC da América Latina e do Caribe no México em 2005, com a presença de mulheres de 20 países.

 

Em 2014 se formou em Bacharela de Direito pela Universidade Regional da Bahia em Alagoinhas (UNIRB). Logo depois, teve a oportunidade de realizar outro sonho e cursou e se formou em Bacharela de Psicologia pela Faculdade do Santíssimo Sacramento de Alagoinhas e atualmente desempenha as funções de psicóloga e terapeuta.


Essa é a História de vida de Maria Helena a defensora dos humildes, discriminados, marginalizados, das mulheres em situação de violência dentre outras minorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário