5 coisas supreendentes que a Bíblia diz sobre casamento - Se Liga na Informação





5 coisas supreendentes que a Bíblia diz sobre casamento

Compartilhar isso



A Bíblia não é um livro sobre casamento. pelo menos não principalmente ou diretamente. A Bíblia é um livro sobre Deus e sobre as pessoas e como Deus salva as pessoas por meio da vida e da morte de Jesus Cristo.

 

Mesmo assim, a Bíblia tem muito a dizer sobre o casamento e muito do que ela tem a dizer é contrário às nossas suposições e valores como pessoas modernas. A Bíblia e casamento

Entre as revelações mais surpreendentes, estão as seguintes:

 

1. É sobre amizade em primeiro lugar

Essa é a necessidade imediata que o casamento foi criado para atender em Gênesis 2 . O texto diz:

 

Então o Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; Eu farei para ele uma ajudadora adequada para ele. ” ( Gênesis 2:18)

 

Não é bom para o homem ficar só – por isso Deus inventou o casamento.

 

O casamento tem a ver com amizade antes de qualquer outra coisa.

 

O tipo de amizade que Deus tinha em mente é indicado pelo uso de uma frase muitas vezes mal compreendida: “uma ajudadora digno dele”.

 

A palavra hebraica em questão carrega a ideia de complementaridade. Isso não implica inferioridade. Na verdade, o livro de Oséias usa essa palavra para Deus no relacionamento com Israel. Oséias 13: 9 diz:

 

“Ele te destrói, ó Israel, porque tu és contra mim, contra o teu ajudante.”

 

Aqui, Deus se descreve como ajudante de Israel: ézer. claramente, então o ajudante não é inferior àquele que é ajudado; não é isso que a palavra está comunicando. Em vez disso, parece estar comunicando correspondência íntima. Deus é o ajudador que corresponde perfeitamente às nossas necessidades como seres humanos – assim como Eva foi a ajudadora que correspondeu perfeitamente à necessidade de Adão como ser humano.

 

Esse é o tipo de amizade que está sendo retratado aqui. 

A Bíblia diz sobre casamento

É uma amizade de outros iguais.

Compreender isso acaba com duas mentiras que nossa cultura pressionaria sobre nós. A primeira é a mentira de que homens e mulheres devem ser entendidos como iguais para serem entendidos como iguais.

 

Mas claramente não é o caso.

 

Gênesis 1:27 afirma claramente que o homem e a mulher são iguais em valor e dignidade:

 

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher ele os criou. ” ( Gênesis 1:27 ESV)

 

Antes dessas palavras em Gênesis, apenas o Faraó do Egito havia sido descrito em termos tão exaltados – mas agora aqui todo homem e mulher está sendo incluído nesta gloriosa taxonomia. Cada homem e cada mulher é o representante e a semelhança de Deus de forma única no planeta Terra. A Bíblia diz sobre casamento

 

Eles são iguais em valor e dignidade – mas não são os mesmos.

 

Eva corresponde a Adão.

 

Ela é forte onde ele é fraco.

 

Ele é forte onde ela é fraca.

 

Juntos – em amor, apreço e unidade – eles são mais do que a soma de suas partes individuais.

 

Isso confronta outra mentira em nossa cultura – a mentira de que precisar de outro ser humano é um sinal de fraqueza.

 

Não, não é.

 

Necessitar de outra pessoa é um sinal de autoconsciência.

 

De acordo com a história do Gênesis, os seres humanos são deficientes por design. A necessidade de Adão não foi o resultado da queda – foi o resultado do desígnio de Deus. Deus fez Adão com uma estrutura inclinada que o levaria a buscar uma comunidade íntima.

 

Os seres humanos são criaturas inerentemente sociais. Fomos literalmente feitos um para o outro. Todas aquelas frases para as quais sorrimos, “Você me completa”; “Esta é a minha cara-metade”; esses ditos realmente falam a uma realidade frequentemente esquecida. Na verdade, somos melhores juntos do que separados. Como diz a Bíblia:

 

“Não é bom que o homem esteja sozinho”

 

Também não é bom que a mulher fique sozinha – e essa foi a razão original dada para o presente e a bênção do casamento. A Bíblia diz sobre casamento

 

2. Deve durar toda a vida


Em uma cultura de tudo descartável, é surpreendente descobrir que algumas coisas devem durar a vida inteira. Embora a Bíblia implique isso logo na primeira página, não era uma crença comum dentro da comunidade judaica na época de Jesus. Na verdade, esta é uma das coisas que os discípulos acharam mais surpreendente em seu Mestre. Jesus declarou sua opinião sobre o assunto de forma sucinta:

 

“Eu te digo: todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra, comete adultério.” ( Mateus 19: 9 ESV)

 

Mateus registra a reação dos discípulos – um grupo ao qual ele próprio pertencia:

 

“Os discípulos disseram-lhe:“ Se tal for o caso do homem com sua mulher, é melhor não casar. ” ( Mateus 19:10 ESV)

 

É claro que os discípulos não estavam acostumados a ouvir esse tipo de conversa sobre casamento! O divórcio era notavelmente comum no mundo romano e também no mundo judaico na época de Jesus. Josefo, um historiador judeu romano e ele próprio divorciado, escreveram em As Antiguidades dos Judeus que acreditava que um homem tinha permissão para se divorciar de sua esposa “por qualquer motivo”.

 

Assim, a visão cristã sobre a permanência do casamento representava um afastamento significativo da cultura da época. De acordo com Jesus, o casamento deve durar para sempre. A única exceção que ele mencionou tinha a ver com a imoralidade sexual – uma frase comum que provavelmente denota qualquer tipo de comportamento sexual fora dos laços do casamento pacífico.

A maioria dos leitores da Bíblia reconhece mais uma exceção à regra geral de permanência no casamento. Em 1 Coríntios 7: 12-16, o apóstolo Paulo escreve o seguinte:

 

“Aos demais digo o seguinte (eu, não o Senhor): se algum irmão tiver uma esposa que não seja crente e ela estiver disposta a morar com ele, ele não deve se divorciar dela. 13 E se uma mulher tem um marido que não é crente e ele está disposto a morar com ela, ela não deve se divorciar dele. 14 Porque o marido incrédulo foi santificado por meio de sua esposa, e a mulher incrédula foi santificada por meio de seu marido crente. Do contrário, seus filhos seriam impuros, mas, do jeito que está, eles são santos. 15 Mas se o incrédulo for embora, que assim seja. O irmão ou a irmã não estão vinculados em tais circunstâncias; Deus nos chamou para viver em paz. 16 Como você sabe, esposa, se salvará seu marido? Ou, como você sabe, marido, se você salvará sua esposa? ” ( 1 Coríntios 7: 12-16 NIV11-GK) A Bíblia diz sobre casamento

 

Em inglês de nível de rua, podemos rotular o segundo motivo de Paulo para o divórcio como “abandono por motivação religiosa”.

 

Paulo está respondendo a uma pergunta particular que surgiu das experiências da igreja primitiva. “E se meu cônjuge e eu fôssemos pagãos quando nos casamos, mas agora um de nós tem fé em Cristo? E se o cônjuge descrente não quiser ser identificado como cristão? E se ele (neste cenário, quase certamente seria ele) não quiser que eu me identifique como cristão? O que eu deveria fazer agora?” A Bíblia diz sobre casamento

 

Obviamente, tal pergunta não poderia ter sido feita a Jesus durante sua vida e ministério terrestre, e é por isso que Paulo começa dizendo:

 

“Eu, não o Senhor”.

 

Não havia ensino dominical sobre este assunto ao qual Paulo pudesse apelar e, portanto, falando pelo Espírito, ele diz que se o incrédulo está disposto a permanecer no casamento e viver com uma pessoa ativa e obviamente cristã, então por todos os meios que pessoa deve permanecer no casamento. Quem sabe senão para ganhar o seu marido? Quem sabe senão você pode ganhar sua esposa?

 

No entanto, se o cônjuge descrente não deseja permanecer no casamento e não deseja viver com um cristão ativo e óbvio, então o crente deve deixá-lo ir. Nesses casos, o crente não está vinculado – ou seja, é livre para partir e, potencialmente, se casar novamente. O Comentário do Pilar em 1 Coríntios 7, por exemplo, diz:

 

“Não vinculado aqui se refere à liberdade de se casar novamente. Instone-Brewer explica: “A única liberdade que faz algum sentido neste contexto é a liberdade de se casar novamente … [Todos os certificados de divórcio judeus e a maioria dos greco-romanos continham as palavras ‘você é livre para se casar com o homem que desejar’, ou algo muito semelhante. ”

 

Assim, o apóstolo Paulo adiciona uma segunda exceção razoável à regra geral de permanência conjugal. Estes são os únicos 2 motivos permitidos para o divórcio mencionados no Novo Testamento. Em uma cultura de tudo descartável, a maioria de nós acha isso bastante surpreendente.

 

3. É para pregar o Evangelho


Há algo especial sobre os seres humanos – particularmente os seres humanos como homens e mulheres juntos. A Bíblia diz:

 

Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre cada coisa rasteira que rasteja na terra. ” Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ( Gênesis 1: 26-27 ESV)

 

Imagem e semelhança – essas são palavras muito importantes.

 

Às vezes esquecemos que as primeiras pessoas a ouvirem essas palavras em Gênesis foram provavelmente a geração de hebreus no deserto durante o período de peregrinação de 40 anos pelo deserto. Seu quadro de referência cultural era egípcio – eles viveram dentro da cultura egípcia nos últimos 400 anos. No Egito, apenas uma pessoa era chamada de imagem e semelhança de Deus. Faraó era tselem e manso; Faraó era imagem e semelhança de Deus. Ele se parecia com Deus e representava Deus de uma forma que ninguém mais fazia.

 

Mas aqui em Gênesis 1: 26-27 Moisés diz à classe dos escravos egípcios recentemente libertados que todos eles – cada um deles – homem e mulher – a imagem e semelhança de Deus. Eles o representam e se parecem de alguma forma que não é verdade para qualquer outra criatura.

 

Na verdade, alguns estudiosos dizem que a tradução mais precisa de Gênesis 1:26 seria dizer que o homem e a mulher eram os “ídolos” de Deus – é isso que a palavra significa. E é por isso que a idolatria foi proibida no segundo mandamento. Porque homens e mulheres eram os únicos representantes autorizados e semelhanças de Deus no planeta Terra.

 

Quando as pessoas olham para você – especialmente quando olham para você como homem e mulher juntos – elas devem ver algo sobre a beleza, integridade e vitalidade do Deus Vivo.

 

Seu casamento deve testemunhar – a natureza e o caráter essenciais de Deus e também sua obra salvadora em Jesus Cristo.

 

O apóstolo Paulo disse isso. Ele disse:

 

“Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne”. 32 Este mistério é profundo, e estou dizendo que se refere a Cristo e à igreja ”. ( Efésios 5: 31-32 ESV)

 

De acordo com o apóstolo, a própria natureza do casamento de aliança – a intimidade, a reciprocidade, o amor do marido, a resposta da esposa – tudo isso – pretendia dizer algo visual e representativamente sobre Cristo e a igreja.

 

Seu casamento é um sermão do Evangelho de vários pontos.

 

Seu casamento é uma testemunha; goste você ou não, seu casamento está dizendo algo sobre Deus e sobre o amor de Deus em Cristo por seu povo, e as pessoas estão ouvindo. O que seus filhos acreditam sobre Deus virá em grande parte do que eles acreditam sobre você. Portanto, importa quem somos e como somos casados.

 

4. Deve ser um lugar de permissão, generosidade e alegria


O primeiro casamento foi um lugar de inocência, abertura e alegria:

 

“O homem e sua esposa estavam nus e não tinham vergonha”. ( Gênesis 2:25 ESV)

 

Depois da queda, esse é um estado muito difícil de atingir.

 

A visão da Bíblia sobre a sexualidade é bastante direta. Basicamente, a Bíblia diz que o sexo é bonito dentro de certos limites; e tipicamente brutal e desumanizador fora dessas fronteiras.

 

Essa é uma visão simples e controversa, e sempre foi. O sexo sempre foi um dos principais pontos de partida entre a comunidade cristã e a cultura circundante, e não apenas da maneira como você imagina. A caricatura da ética sexual cristã sugere que somos puritanos que dizem NÃO mais do que dizemos SIM – mas esse não é realmente o ponto de partida. Na verdade, uma das coisas mais radicais que a Bíblia diz sobre qualquer coisa é o que Paulo diz sobre a frequência prevista e a reciprocidade do sexo dentro do casamento. Em 1 Coríntios 7: 3-4, o apóstolo Paulo diz:

 

“O marido deve dar à esposa seus direitos conjugais, e da mesma forma a esposa ao marido. 4 Pois a mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas o marido sim. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre seu próprio corpo, mas a esposa sim. 5 Não se privem uns dos outros, exceto talvez por acordo por um tempo limitado, para que possam se dedicar à oração; mas depois se reúnam novamente, para que Satanás não o tente por causa de sua falta de autocontrole ”. ( 1 Coríntios 7: 3-5 ESV)

 

Muitos estudiosos consideram esta a coisa mais radical já escrita sobre a sexualidade no mundo antigo. A abordagem cristã da sexualidade ia totalmente contra a cultura romana. Homens romanos faziam sexo com todo mundo! Eles faziam sexo com seus escravos, com prostitutas – muitas das quais eram na verdade meninos; não se esperava de forma alguma que um homem romano fosse sexualmente fiel à sua esposa. Um homem romano normalmente só fazia sexo com sua esposa quando estava tentando produzir um herdeiro. Mas o Cristianismo disse algo completamente diferente. Dizia que o homem tinha a responsabilidade de dar à esposa seus direitos sexuais. Dizia que ela tinha necessidades – e essas necessidades eram legítimas. Dizia que ele precisava exercer autocontrole e viver com consideração com a esposa.

 

Ninguém jamais disse isso antes que o Cristianismo dissesse isso.

 

Isso deveria ser mais amplamente conhecido do que é.

 

O cristianismo nunca esteve em sintonia com a cultura do sexo e isso sempre fez parte de nossa atração.

 

Oferecemos um caminho melhor e que deve fazer parte do nosso apelo a uma cultura confusa, insatisfeita e cada vez mais exausta.

 

5. Nem sempre é a vontade de Deus


Talvez a coisa mais surpreendente que a Bíblia diz sobre o casamento é que ele não deve e não será vivenciado por todos.

 

No Antigo Testamento, há muitos heróis da fé que não eram casados. Alguns eram solteiros porque Deus os proibiu de se casar – pensamos em Jeremias, por exemplo. Outros eram solteiros porque foram feitos eunucos por potências estrangeiras hostis. Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego vêm à mente nesta categoria.

 

Jesus falou sobre essas coisas em Mateus 19 . Em resposta à resposta dos discípulos ao seu ensino sobre a permanência do casamento, ele disse:

 

“Nem todos podem receber esta palavra, mas apenas aqueles a quem é dado. 12 Porque há eunucos que o são desde o nascimento, e há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e há eunucos que se tornaram eunucos por amor do reino dos céus. Que aquele que é capaz de receber isso receba. ” ( Mateus 19: 11-12 ESV)

 

Aqui, Jesus parece estar dizendo que Deus dá a graça de servi-lo em qualquer função para a qual ele convoque as pessoas. Se uma pessoa é chamada ao celibato, Deus dá graça para isso. Se uma pessoa é chamada ao casamento, Deus concede graça para isso também. O discípulo deve receber o que Deus dá e fazer o que Deus requer.

 

Seja o que for.

 

O apóstolo Paulo foi evidentemente influenciado por esse ensino. Em seu longo capítulo de discussão sobre casamento em 1 Coríntios 7, ele diz:

 

“Eu gostaria que todos fossem como eu sou. Mas cada um tem seu próprio dom de Deus, um de um tipo e um de outro. ” ( 1 Coríntios 7: 7 ESV)

 

O apóstolo Paulo tinha o dom do celibato – se ele foi casado e ficou viúvo ou se nunca foi casado, não sabemos. O que sabemos é que ele vivia como celibatário durante seu ministério como apóstolo na igreja primitiva. Ele recomendou o celibato para fins de ministério dedicado àqueles que receberam o dom. Mas como ele diz no versículo 7 – nem todos receberam o dom. Alguns receberam o presente de casamento. Deus lhe dará a graça de servi-lo e obedecê-lo em qualquer chamado que ele designar.

 

Mas isso pode não envolver a experiência do casamento por convênio.

 

Você não precisa ser casado para servir ao Senhor.

 

Você não precisa ser casado para ser totalmente humano.

 

Jesus foi o ser humano mais humano que já existiu – e ele nunca se casou.

 

Você pode ser tudo o que Deus o chamou para ser, sem nunca experimentar o dom do casamento.

 

É uma coisa boa – mas não é a única coisa boa e não é necessária.

 

Algumas pessoas testemunharão a bondade e a glória de Deus por meio do casamento por convênio.

 

E algumas pessoas testemunharão essas coisas por meio de seu abraço alegre do celibato e da suficiência.

 

“Cada um tem seu próprio dom de Deus, um de um tipo e um de outro.” ( 1 Coríntios 7: 7 ESV)

 

FONTE: logosapologetica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário