EBD - Lição Bíblica: Semeiem vida e paz - Se Liga na Informação





EBD - Lição Bíblica: Semeiem vida e paz

Compartilhar isso



 TEXTO ÁUREO

   2 Coríntios 9.6
E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará.

Texto Bíblico Básico:
 Gálatas 6.1-10
1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.

5 Porque cada qual levará a sua própria carga.

6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

OBJETIVOS
*  CONHECER quatro questões fundamentais, relacionadas à nossa semeadura de vida;
*  COLOCAR em prática algumas regras para solução de conflitos conjugais;
*  RESPONDER à seguinte pergunta: no que tange às discussões conjugais, que tipos de sementes temos lançado em nosso casamento?


PALAVRA INTRODUTÓRIA
Somos o resultado daquilo que pensamos, daquilo que cremos, daquilo que falamos, ou seja, daquilo que semeamos, nossas vidas são como um campo, você é o semeador, qual tipo de semente você tem plantado? Como temos agido diante das situações de conflito a que todos somos expostos diariamente? Que atitudes têm pautado nossas relações familiares? Temos agido com mansidão ou temos nos deixado conduzir por comportamentos autoritários, intempestivos e arrogantes?


Lembra da Parábola do Semeador – Mt 13.3-8? 
O texto explícito, que explica a parábola está em Mt 13.19-23. Todavia, temos também o texto implícito (princípios morais, éticos, espirituais e práticos contidos no mesmo texto) – lei da dupla interpretação bíblica (profético e prático; contextual e relacional) – exemplificando-se: At 3.1-3.


Cuidados Fundamentais
· Cuidado com a semente que você semeia – Você colherá muito mais que plantou!

Gl 6.7 - conselho paulino: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo que o homem (ser humano) semear, isso também colherá”.

· Cuidado com o campo que você semeia – a semente pode ser desperdiçada, ou seja, ineficaz para os resultados:

- Entenda o ambiente antes de falar alguma coisa Tg 1. 19,20 – “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”. (Deus não é glorificado neste diálogo – 1 Co 10.31 – quer comais, quer bebais, quer dialogais...)

- Entenda o momento que o outro está passando, emocionalmente abalada com algo, pode haver Erro de interpretação do que foi dito. 
 Diferença entre ouvir (captou os sons, mas pode não interpretar o significado) e escutar (requer compreensão – auscultare – o médico escuta o paciente). 
Hb 2.1 – “Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos dela”. 
Preste atenção no outro, não pense que entendeu, compreenda! Ouvir é diferente de escutar, entender (ter uma informação) é diferente de compreender (entender com completude, os detalhes, o funcionamento).

O foco do comentarista são as SEMENTES (palavras), logo, pressupõe-se que, o campo foi trabalhado, foi escolhido, limpo, cuidado com todo o carinho e dedicação que merece aquilo que você ama.

Você precisa trabalhar o campo, para que não seja uma terra endurecida pela passagem, como a beira do caminho (terra pisada); e as aves (pessoas que se intrometem no seu relacionamento) – muitos familiares querem dizer como deve ser seu casamento, e isto gera brigas entre os cônjuges. Você precisa ter cuidado na semeadura para que a sua semente não seja lançada entre as pedras e espinhos (intolerância, solicitude demasiada com a vida para não sufocar a boa semente = a boa palavra).


1. SEMEADURA:
4 QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Quem planta bem, colhe bem! Isto é, aquele que planeja o plantio e procura entender um pouco daquilo que está fazendo terá resultados excelentes.

1. Somos todos sementes

2. Nossos atos, palavras, pensamentos e sentimentos são sementes

3. Colhemos o que plantamos

4. Todos nós temos sementes para plantar

1.1. Nossas palavras são sementes - o que você tem semeado? 
O Sábio, no Livro de Provérbios, disse que a boca do justo é manancial de vida (Pv 10.11); por isso, o homem prudente fica calado, quando não tiver nada de bom a dizer (Pv 11.12)

2. REGRAS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
2.1. Não tenham Medo de encarar os conflitos
Os conflitos entre casais são bons ou maus?
👉Conflitos lado positivo
👉 Conflitos lado negativo
👉 Ajustes de Expectativas:

👉  O que eu quero? 
👉  O que você quer? 
👉  O que decidimos querer?

2.2. Sejam justos Antes de ferir o outro (cônjuge) pergunte a si mesmo? É bom? (egoísmo) é correto? (segue princípios) e justo? (não tiro o direito do outro?)

2.3. Resolvam um assunto de cada vez e não abandonem o diálogo sem resolver a questão.

👉 Resolver cada assunto por vez – priorize o diálogo.

👉 Não ataquem um ao outro. Ataquem o problema.


2.4. Deixem o passado para trás
👉 O passado não pode ser mudado, mas pode mudar meu futuro
👉 O comentarista da lição pergunta: “O que eu ganho chafurdando lamas fétidas?


2.5. Mantendo a amabilidade o respeito Não fira aqueles a quem você ama, nem fisicamente, nem moralmente. 
Xingamentos e ofensas não cabem em relacionamentos que tem por base o amor.


2.6. Não abandonem a discussão, sem antes resolver o problema
👉 Não deixe o sol se pôr sobre sua ira. Ef. 4.26
👉 Não deixe pendências em seu coração


2.7. Não envolvam terceiros nos assuntos o casal.
Seja maduro. Cuidado com a exposição indevida do outro.
👉 Cuidado com a saúde emocional do casal pela exposição. Não exponha seu cônjuge ao julgamento alheio.
👉 Não jogue o outro contra a família dele ou dela.
👉 Procurem ajuda, se for necessário


2.8. Façam as pazes Maturidade é reconhecer o conflito, lidar com ele, dialogar e fazer as pazes.
 Conflito não é GUERRA, ele é AJUSTE, então, após o diálogo, esteja aberto para melhorar pessoalmente, emocionalmente.


PRINCÍPIO DA VIDA 6:
O PRINCÍPIO DE SEMEADURA E COLHEITA
Você colhe o que você semeia, mais do que semeia, e depois que semeia.

“Hoje é pai do amanhã”.
O que hoje somos é o resultado do que pensamos e da maneira como vivemos no passado. Aqueles que agem sabiamente hoje terão sabedoria no futuro para tomar decisões sábias. O mesmo acontece quando chegamos ao assunto das finanças. Aqueles que economizem com sabedoria hoje terão abundância amanhã. Aqueles que gastam tudo o que têm hoje terão pouco ou nada no futuro. É uma pessoa míope que pensa apenas no agora, fazendo o menor possível, pois no dia do pagamento ele não terá como evitar a má qualidade e a pequena quantidade de suas recompensas. A nação de Israel teve que aprender isso de uma maneira muito pessoal. O seu desinteresse e o fracasso em fazer o que Deus os instruiu a fazê-los muitas vezes os colocaram em uma posição em que eles não teriam Suas bênçãos.

O Senhor dá princípios na Escritura para servir de advertência e como encorajamento. Em Gálatas 6: 7, Sua Palavra declara: "Não se engane, Deus não se zombou, pois o que quer que o homem semeie, este também colherá".

Todo fazendeiro entende o significado desse princípio: colhemos o que semeamos, mais do que nós semeamos e depois que nós semeamos. Vejamos cada parte do princípio para garantir que compreendamos suas implicações completas.


1. O princípio aplica-se a todos, tanto cristãos como não-cristãos.
Este princípio é irrevogável; Não há escapatória, nem para o crente, nem para o incrédulo. É uma lei da vida.

Você notou como Gálatas 6: 7 começa? Ele diz: "Não se engane, Deus não é ridicularizado". Aqui está a raiz do estilo de vida descuidado e indulgente de muitas pessoas. Eles são enganados. Eles não acreditam na verdade, ou eles pensam que de alguma forma serão as exceções às leis de Deus.

Para zombar de Deus é levantar o nariz dele, para espioná-lo - um pensamento tolo, como 2 Coríntios 5:10 revela: "Todos devemos comparecer diante do tribunal de Cristo, para que cada um possa ser recompensado Suas ações no corpo, de acordo com o que ele fez, seja bom ou ruim ".

Se você fosse obrigado a comparecer perante o tribunal de Cristo nos próximos cinco minutos, que tipo de culturas você teria que mostrar?


2. Nós colhemos o que nós semeamos.
O fato de colher o que semeamos é uma boa notícia para aqueles que semeiam bons hábitos, mas um pensamento assustador para aqueles atualmente envolvidos em atividades impiedosas, como promiscuidade, abuso de drogas e álcool, negligência de família ou maltrato de outros para escalar A escada do sucesso. Não podemos semear o crabgrass (capim colchão, relva selvagem , oriunda dos EUA) e esperar colher abacaxis. Não podemos semear a desobediência a Deus e esperamos colher Sua benção. O que semeamos, colhamos. Não nos enganemos: nós colheremos a colheita de nossas vidas.


3. Nós colhemos mais do que nós semeamos .
Por que os agricultores plantam suas sementes?
Porque esperam colher muito mais do que semeiam. Uma única semente que brota pode produzir dezenas, pontuações, mesmo centenas de sementes. É da mesma maneira com o pecado e a justiça - uma pequena decisão de fazer bom ou mal colhe uma colheita muito maior, tanto para a alegria como para a tristeza.

Jesus usou a imagem de uma semente brotante para mostrar que quando permitimos que a Palavra de Deus produza coisas boas em nós, os resultados se multiplicam: "Aquele sobre quem a semente foi semeada no bom solo, este é o homem que ouve a palavra e entende isto; Que de fato dá frutos e produz, cem vezes mais, uns sessenta e uns trinta "(Mt 13:23). Do outro lado do livro, o profeta Oséias descreve o que aguarda aqueles que escolhem semear sementes de maldade: "Semeiam o vento e colhem o redemoinho" (Êxodo 8: 7).


4. Nós colheremos depois do que semeamos .
Alguns são enganados porque a sua semente presente não parece produzir uma colheita imediata. Então eles continuam em seu curso, acreditando erroneamente que nunca haverá uma colheita. Mas, ao contrário das culturas do campo, que são colhidas aproximadamente na mesma época a cada ano, não há um cronograma regular para a colheita da vida. Algumas colheitas que colhemos rapidamente; Outros demoram muito tempo. Mas não se engane, sua temporada virá. E, indo na segunda milha agora e dando mais do que é necessário, obteremos dividendos ricos mais tarde.

Para o que quer que um homem semeia, isso ele também colherá". Que pensamento reconfortante e seguro para aqueles que trabalham fielmente em circunstâncias difíceis. A fidelidade em tais situações produzirá uma colheita rica no futuro, pois nosso Pai celestial sempre cumpre suas promessas.

Para fazer doações a essa obra: Clique aqui!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Adaptado da Bíblia de Princípios de Vida
Charles F. Stanley , © 2009.
LPD n.º 50 – Família Cristã: Proteção, Parceria e Amor 2.º Trimestre de 2017

Fonte: ESCOLA BEREANA – EBD ADVEC


Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos vídeos.



Para fazer doações a essa obra: Clique aqui!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário