Em Acajutiba, unidade de processamento de mandioca tem previsão de entrega para 30 de julho - Se Liga na Informação





Em Acajutiba, unidade de processamento de mandioca tem previsão de entrega para 30 de julho

Compartilhar isso

 


Está em andamento o desenvolvimento de inauguração da unidade de processamento de mandioca e derivados da comunidade rural de Pau de Candeia, localizada no município de Acajutiba. Prevista para 30 de junho, a agroindústria foi implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, no valor de R$466,7 mil, com capacidade de processamento de 750 quilos de farinha por dia.

Na última quinta-feira (23), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da prefeitura realizaram uma visita técnica na unidade, que deu início aos testes das máquinas e equipamentos. O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, anunciou que, além da inauguração da unidade, será construído um maniveiro e serão entregues mil mudas de mandioca à comunidade.

Implantada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, a agroindústria vai atender diretamente 130 agricultores familiares da região, que poderão se beneficiar da mandioca produzida por eles. 

O prefeito de Acajutiba, Alexandro Menezes de Freitas, destacou que a entrega das mudas será muito importante para a região: “São mudas de qualidade para aumentar a produtividade da mandioca no município, que, somadas ao investimento da casa de farinha, vão alavancar a economia e autonomia dos nossos agricultores”. 

A agricultora Edna Reis dos Santos é uma das beneficiada e afirma: “Ter uma unidade de processamento de mandioca na nossa comunidade é um sonho, pois antes tínhamos um processo todo manual, que necessitava de muito esforço braçal. A nossa casa de farinha marca uma nova conquista para as famílias da comunidade, que vai melhorar nossa renda e gerar empregos”.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Durante a visita do representante, outros pedidos feitos para o governador também foram estudados. De acordo com o prefeito, adoram discutidos os assuntos do box da feira livre e outro trator para o município. “São questões que vão alavancar Acajutiba na geração de emprego e renda”, aponta o gestor.



Fonte: Ascom Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário