Olindina sedia I Fórum Regional de Forró Raiz - Se Liga na Informação





Olindina sedia I Fórum Regional de Forró Raiz

Compartilhar isso



Com o São João chegando, conversar sobre forró tem sido cada vez mais frequente. Foi pensando em discutir sobre o ritmo mais ouvido durante o mês de junho que João e Nalva do Forró realizam o I Fórum Regional de Forró Raiz em Olindina. Com apoio da prefeitura municipal através da secretaria de cultura, esporte e lazer, o evento, que aconteceu no domingo(15), reuniu diversas personalidades envolvidas com música e cultura nordestina da região e do estado, como o  padrinho nacional da campanha de Registro do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, o cantor Del Feliz. 


Para o secretário de cultura de Olindina, José Agnaldo, o primeiro fórum aconteceu principalmente pela iniciativa de João e Nalva do Forró, responsáveis por diversos eventos culturais envolvendo a cultura nordestina em Olindina. “E trouxeram para mim o compromisso de ajudá-los a promover. Isso quer dizer que a iniciativa privada com o setor público é uma parceira que dá certo”, diz ele. “Esse evento foi de provocação. Provocação para que os gestores da região também preocupem-se com a valorização dos artistas locais e regionais. Não só olhando o ponto de vista profissional mas buscarmos políticas públicas para fomentar a história da nossa terra”.



                               


Presente no evento, o prefeito Luiz Alberto também fez questão de acompanhar as discussões e articulações dos artistas da região. “Nossa região é muito forte a tradição. Estou muito feliz de poder promover isso em Olindina, através dos incentivadores(...) a gente está dando apoio a essa turma que já faz o forró, já incentiva o forró e a cultura nordestina. A gente está aqui apenas como ferramenta de apoio”, afirma o gestor.


Além do executivo da cidade, vereadores estiveram participando das rodas de conversas e pontuações sobre a cultura e o forró em Olindina.  “A gente está tentando resgatar a cultura no nosso nordeste, em nossa Olindina, após dois anos de pandemia. E hoje a gente tem a satisfação, a alegria de poder estar nesse  I Fórum Regional de Forró Raiz estar sendo sediado em Olindina”.


ARTISTAS E FORRÓ


Ilaura Santos, conhecida em Olindina como Nalva do Forró, já desempenha há anos o papel de agitadora cultural na cidade. Além de organizar o I Fórum Regional de Forró Raiz, ela também promove todos os anos um encontro com sanfoneiros da região.  No dia do evento, a agente de cultura recebeu em sua casa o Trio Nordestino, famosa banda de forró da Bahia que possui mais de 50 discos gravados e 64 anos de história.


Além do trio, o fórum também recebeu o  padrinho nacional da campanha de Registro do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, o cantor Del Feliz. Para o artista, a pulverização da cultura é importante para construção e ampliação da discussão.  “Para a gente a descentralização é essencial. A Bahia é o primeiro estado nessa luta, primeiro na busca pelo título de patrimônio cultural do brasil para o forró, que a gente conseguiu, recebemos no ano passado dia 13 de dezembro”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário