ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - LIÇÃO 12: JESUS PRESENTE NA HISTÓRIA - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - LIÇÃO 12: JESUS PRESENTE NA HISTÓRIA

Compartilhar isso



TEXTO DE REFERÊNCIA: Mt 28.1-10


VERSÍCULO DO DIA
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje e eternamente", Hb 13.8.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Perceber o agir do Cristo ressurreto;
Mostrar a atuação de Jesus na História;
Pontuar Jesus e o futuro de Sua noiva.

VERDADE APLICADA
Jesus ressuscitou e vive para todo sempre!

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos, para que pessoas do mundo inteiro, um dia, conheçam a História do Cristo vivo e sejam por ela impactados.

LEITURA SEMANAL
Seg Jo 8.10-11 Jesus muda a história de uma adúltera.
Ter Mc 1.41-42 Jesus restaura a saúde de um leproso.
Qua Mc 5.15 Jesus liberta um homem em Gadara.
Qui Lc 7.14-15 Jesus ressuscita um jovem.
Sex At 12.11 Um anjo da parte do Senhor liberta Pedro.
Sab At 9.15 Jesus transforma a vida de Saulo.

INTRODUÇÃO
Jesus foi revelado ao mundo na plenitude dos tempos (Gl 4.4), e, durante Seu ministério, operou sinais e maravilhas e discursava sobre os mistérios do Reino. Este mesmo Jesus permanece vivo e operante através de Sua Igreja na terra.

Ponto Chave
"Jesus continua impactando vidas, pois o sepulcro está vazio. Ele é o Emanuel, o Deus presente na História."

1 - JESUS RESSUSCITOU E REINA
A mensagem cristã revela as Boas Novas da Salvação, isto porque Jesus Cristo é a própria mensagem, pois não existe Evangelho e Cristianismo sem a Pessoa de Cristo. A Igreja primitiva entendia e vivia esta Verdade.

1.1. A mensagem do Evangelho triunfa
Jesus ordenou a Seus discípulos que pregassem o Evangelho do Reino, começando por Jerusalém (Lc 24.47). Depois do Pentecostes, os discípulos começaram a pregar debaixo da autoridade do Espírito Santo e não demorou muito para que fossem perseguidos pela ênfase da pregação na Pessoa de Cristo. Paulo chega a dizer que o Evangelho é o poder de Deus (Rm 1.16), e que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós é o poder de Deus (1Co 1.18). Tanto no primeiro século da era cristã, como nos dias atuais vemos a mensagem de Cristo prevalecendo e impactando a vida de muitas pessoas.

1.2. Jesus Cristo não mudou
Tiago diz que em Deus não existe mudança nem sombra de variação (Tg 1.17). As expressões usadas nestes versículos deixam claro que o caráter de Deus é imutável, ou seja, Ele não sofre alteração do tempo, nem mesmo é limitado por circunstâncias; em Sua essência, Ele é ilimitável. Esta deve ser a certeza que temos a respeito dEle: os tempos e as estações podem mudar, mas Deus permanece o mesmo eternamente. O escritor aos Hebreus reforça dizendo que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje e eternamente (Hb 13.8). Nós podemos mudar em relação a Jesus, mas Ele não muda!

Refletindo
"Em todas as épocas da História é possível vislumbrar a marca deixada por Jesus através de homens que foram levantados com uma missão específica" Pr. Gilmar Fiúza

2 - JESUS ATUANDO NA HUMANIDADE
Jesus, durante Seu ministério terreno, atuou de forma ativa na vida das pessoas. Jesus conseguia perceber o sofrimento das pessoas e mudar a vida delas com uma palavra, com um toque, ou até mesmo com Seu silêncio.

2.1. Jesus e Sua compaixão pelas pessoas
Em diversos textos dos Evangelhos, encontramos Jesus sendo tomado pelo sentimento da compaixão diante do sofrimento ou da necessidade humana. Quando Jesus encontra-se com o cortejo fúnebre do filho da viúva de Naim, Seu coração foi atraído pela dor daquela viúva (Lc 7.11-16). Jesus sabia o que aquela perda representava na vida daquela mulher; era a morte de seu único filho, de tal forma que, além de perder tudo que tinha de mais valor, ainda perdera aquele que seria o provedor da casa. Através de uma palavra, Jesus ressuscita aquele jovem e devolve esperança para aquela mulher. Jesus nos ensina que, para mudar a vida das pessoas, necessitamos entender a sua dor e seus dilemas.

2.2. Jesus alcança os excluídos da sociedade
Os fariseus e escribas da época diziam que Jesus recebia os pecadores e comia com eles (Lc 15.1-2). Em resposta, Jesus dizia que os doentes é que precisavam de médico (Mc 2.17). Jesus separa parte de Seu tempo para conversar com uma mulher adúltera e samaritana inclusive, sem considerar que os judeus e os samaritanos não se falavam (Jo 4.9). Jesus oferece àquela mulher o que o preconceito não pode oferecer, que é o acolhimento e a atenção; pela primeira vez alguém estava interessado pela história dela. Ao ser alcançada pelo amor de Jesus, a mulher samaritana se tornou uma anunciadora da Palavra de Deus (Jo 4.28-30). Jesus nos ensina que a graça é universal (Tt 2.11).

3 - JESUS E O FUTURO DA IGREJA
O texto paulino diz que tudo convergirá em Cristo, tanto as coisas celestiais quanto às coisas terrenas (Ef 1.10). Jesus descortinou para João, na ilha de Patmos, parte daquilo que tem reservado para o mundo e para a Sua Igreja.

3.1. A noiva será arrebatada
Jesus disse aos Seus discípulos que nos levara para si mesmo, para que estejamos onde Ele estiver (Jo 14.3). Dentre várias promessas direcionadas à igreja, a mas importante diz respeito ao arrebatamento (1Co 15.52). Chegará o tempo que a Igreja será arrebatada pelo Senhor Jesus (1Ts 4.16,17), e será levada às alturas dos céus e assim estará para sempre com Senhor. A Igreja que, muitas vezes, foi perseguida e humilhada terá seu momento de exaltação ao lado do Noivo, no encontro triunfal (1Ts 4.17). Sobre este tempo, O próprio Cristo disse que ninguém sabe a hora nem o dia (Mt 24.36), por isso precisamos ser sóbrios e vigilantes na oração e na santificação.

3.2. A Igreja glorificada com Cristo
A Igreja entrará nas mansões celestiais e será recebida com festa. Este enlace da noiva com o Noivo será a celebração das Bodas do Cordeiro. João relata este momento em que a noiva será vestida de linho fino (Ap 19.8). Haverá também o tribunal de Cristo, onde os santos serão galardoados pelo trabalho realizado para Deus durante o tempo de peregrinação (2Co 5.10). A Igreja reinará com Cristo durante mil anos para ajudá-lo a supervisionar as nações com vara de ferro. Ao fim do Milênio, Deus enviará o diabo para o lago de fogo e enxofre (Ap 20.7-10), e viveremos para sempre no novo céu e na nova terra (Ap 21.1-3).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
No que tange à volta de Jesus, encontramos duas palavras gregas usadas no Novo Testamento, a saber: "parousia'" e "epiphaneia". No grego clássico, a expressão "parousia", significa presença ou chegada, mas, no contexto neotestamentário, expressa a vinda do Senhor Jesus. O termo em analise, nos papiros e no grego helenístico, a "parousia" é uma palavra técnica para a chegada de um imperador, governador e rei, portanto as pessoas deveriam se preparar para a recepção. Esta ideia nos mostra bem que a vinda do Senhor Jesus deve ser aguardada com vigilância e que devemos estar preparados para recebé-lO à altura de Sua condecoração. O outro termo, "epiphaneia", faz alusão ao aparecimento e manifestação do Filho do Homem, que acontecerá para a nação de Israel, ao pisar sobre o monte das Oliveiras no fim da Grande Tribulação. Nesta oportunidade, Cristo aparecerá com poder e grande glória e todo o olho O verá.

CONCLUSÃO
Jesus esteve presente em todos os momentos da História e na consumação dos séculos, implantará o Seu Reino que jamais terá fim.

Complementando
Muitos estudiosos, como os deístas, acreditam que Deus não está diretamente envolvido com o universo, deixando-o, assim, à mercê da sorte; porém a Bíblia mostra um Deus tão comprometido com o mundo que enviou Jesus para intervir no destino dos homens, cujo fim era a perdição eterna.

Eu ensinei que:
Cristo não é apenas o Senhor do tempo, Ele é também o Senhor da História e, no devido tempo, as coisas convergirão nEle e para Ele.

Fonte: Revista Betel Conectar

Por favor, clique nos anúncios do Google que estão no blog, isso ajudará financeiramente o nosso blog.


Teólogo Oedimar Oliveira - contatos palestras, aulas e pregações: 75 998043627 (Vivo e Whatsapp)


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário