Na semana passada, a Prefeitura de Aratuípe realizou um encontro entre autoridades para discutir o artesanato na localidade de Maragogipinho, considerado o maior centro oleiro da América Latina. A iniciativa teve a presença da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CSA) e técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que têm discutido uma série de ações para fortalecer o setor.
Entre as medidas dialogadas, está a valorização e proteção da atividade ceramista como patrimônio cultural imaterial, reconhecendo sua importância histórica, cultural e econômica para a região. “Não só da lógica do fomento ao artesanato mas também na perspetiva da patrimonialização da atividade ceramista, do saber do artesão de Maragogipinho”, complementa o prefeito da cidade, Antônio Marcos. “Outro desafio nosso também é de ter um evento nosso aqui em Aratuípe que valorize a cultura local. Já fizemos duas edições e agora em 2023 a gente espera fazer uma edição muito mais robusta”.
De acordo com o prefeito, a mobilização pela valorização dos artesãos perpassa também pela preocupação da transformação do patrimônio cultural em desenvolvimento humano, área carente no município. “Temos índices de desenvolvimento humano extremamente baixo, ainda é um dos desafios da nossa gestão fazer com que essa riqueza cultural, essa riqueza muitas vezes econômica, também esteja casada com o desenvolvimento das pessoas”, aponta.
APOIO POLÍTICO
Durante a entrevista ao nosso portal, o prefeito de Aratuípe também falou sobre a relação harmoniosa com o governo do estado. “A gente tem uma relação extremamente positiva e produtiva”, diz ele. Segundo ele, ao longo de sua gestão, diversos investimentos foram feitos na cidade. “Nós já temos mais de 27 milhões em investimentos na cidade. Uma escola de tempo integral que está sendo construída(...) delegacia, posto da polícia militar com quase 3 milhões, estrada de Maragogipinho recuperada recentemente”.
Confira mais imagens do encontro com o prefeito de Aratuípe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário