100 anos de Santos F.C - Se Liga na Informação





100 anos de Santos F.C

Compartilhar isso

Santos teve ano perfeito em 1962. Será que repete no centenário?

Escudo do União FC. Em 1915, o Santos, para jogar a Liga Santista, teve de adotar o nome União.

Desenho daquela que seria a primeira camisa santista, que, na verdade, nunca chegou a ser usada. Ficou na teoria.

Um dos primeiros times do Santos, em 1912.

Fundado em 14 de abril de 1912 na sede do Clube Concórdia, o Santos Foot-Ball Clube fez sua primeira partida considerada oficial em 15 de setembro daquele ano. Vitória por 3 a 0 diante do Santos Athletic Club, atual Clube dos Ingleses. No começo, as cores do Peixe eram azul, branco e dourado, em homenagem ao Concórdia. Mas, por conta do valor da confecção do fardamento tricolor (produzido na Inglaterra), decidiu-se pelo branco e preto. Na verdade, o Peixe nunca chegou a usar as três cores. Não demorou para o clube conquistar o seu primeiro título – 1913 – e erguer seu próprio estádio. Inicialmente o time atuava em campos espalhados pela cidade, mas passou a jogar em sua casa em 1916, já com o nome de Santos Futebol Clube, alterado na temporada anterior.
Usado desde 1925. É o mesmo desenho do atual, mas sem as estrelas, que simbolizam os dois títulos mundiais

Santos de 1928, em pé: Oswaldo, Júlio, Alfredo, Aristides, Athié e Amorim; agachados: Siriri, Camarão, Feitiço, Araken Patusca e Evangelista

De 1921 a 1926, o Santos fez campanhas fracas no Paulista, mas foi neste período que começou a se formar o ataque dos 100 gols. Com uma base composta principalmente por jogadores jovens, o time não conseguiu conquistar seu primeiro título estadual, mas se tornou recordista em média de gols marcados em uma única edição da competição: foram 100 em 16 jogos, com a impressionante média de 6,25 gols por jogo. A incrível linha de ataque era formada por Araken Patusca, Siriri, Camarão, Feitiço e Evangelista.

Quando completou 50 anos, Peixe venceu Mundial, Libertadores, Taça Brasil e Paulistão

O ano do centenário foi desastroso para a maioria dos clubes brasileiros. Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, por exemplo, não foram vitoriosos quando chegaram a uma data tão importante. A torcida do Santos, porém, tem um motivo a mais para ter esperanças. Além de Neymar, Ganso & Cia., o time, quando completou 50 anos, teve sua temporada mais vitoriosa.
Com o time encabeçado por Pelé, o Alvinegro Praiano foi campeão de todas as competições importantes que disputou. A mais valiosa para o clube foi ter vencido pela primeira vez a Taça Intercontinental, atualmente o Mundial de Clubes. Em disputa complicada contra o Benfica-POR de Eusébio, um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Peixe venceu as duas partidas e conquistou pela primeira vez o posto de maior time do mundo. O primeiro jogo acabou com um 3 a 2 no Maracanã e a volta teve uma sonora goleada, em pleno Estádio da Luz, casa do adversário: 5 a 2.
Santos mundial de 1962 (Foto: Reprodução / Semprepeixe.com.br) 
Time do Santos em 1962 (Foto: Reprodução / Semprepeixe.com.br)

Para chegar à disputa, o Alvinegro teve de vencer o Torneio Sul-Americano Interclubes – a atual Taça Libertadores da América. Na final, o duelo foi contra o Peñarol-URU. Três jogos: vitória santista no primeiro confronto – 2 a 1, em Montevidéu -, resposta uruguaia na Vila Belmiro – 3 a 2 – e conquista alvinegra em Buenos Aires – 3 a 0, no Monumental de Nuñez, considerado campo neutro.
Confira a página especial do Centenário do Santos
Além dos dois títulos de âmbito internacional, os santistas tiveram, também, duas conquistas nacionais: a Taça Brasil – considerada como título brasileiro – e o Campeonato Paulista.
Na Taça Brasil, o Santos pegou o Botafogo na decisão. A primeira partida – 4 a 3 para o Peixe – foi disputada no Pacaembu. As outras duas – 3 a 1 para o time carioca e 5 a 0 para os paulistas – ocorreram no Maracanã. Este foi o primeiro título nacional conquistado pelo Peixe na sua história. Com a unificação da CBF, atualmente o Santos é considerado octocampeão.
Outro título importante foi o Campeonato Paulista daquele ano. A disputa era por pontos corridos, e o Santos sagrou-se campeão com quatro rodadas de antecedência. Ao final do certame, o time abriu 11 pontos de vantagem diante do segundo colocado, o Corinthians.
Se conseguir repetir o ano de 1962, a torcida santista não terá motivos para reclamar.

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário