RIO - O Facebook está convidando seus 900 milhões de usuários para votar nas mudanças de sua política de privacidade. Recentemente, a rede social fez revisões de suas "Declarações de direitos e responsabilidades" e "Política de uso de dados" para, entre outras coisas, "melhorar os documentos, adicionando exemplos e explicações detalhadas".
O objetivo do site é que a partir da mudança possa cumprir leis e recomendações do governo Irlandês, que intimou a companhia de internet.
O usuário pode votar se prefere a nova versão dos documentos "Documentos propostos: Revisão da Declaração de direitos e responsabilidades de 20 de Abril de 2012 e da Política de uso de dados de 11 de Maio de 2012" ou a dos "Documentos existentes: A atual Declaração de direitos e responsabilidades de 26 de Abril de 2011 e a Política de uso de dados de 23 de Setembro de 2011”. Antes de votar, os usuários são convidados a ler os documentos. A votação começa neste dia 1º de junho e termina dia 8 deste mês, dando aos usuários uma semana para opinar.
Cada usuário poderá votar apenas uma vez, não podendo mudar o voto depois de confirmado. Segundo as regras do Facebook, se mais de 30% de todos os usuários ativos votarem, os resultados serão considerados válidos.
É a segunda vez que o Facebook permite que os usuários votem em alterações nos termos de uso do site. A primeira vez foi em 2009 quando o Facebook era uma empresa menor, de capital fechado, com "apenas" 200 milhões de membros inscritos na plataforma de rede social.
O Facebook divulgou as atualizações dos documentos em maio, uma semana antes de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que ocorreu em 18 de maio. As mudanças incluem novas seções que explicam como são usadas as informações fornecidas pelos usuários e como anúncios baseados nos interesses e hobbies utilizam os "cookies". Os cookies são usados para geralmente para obter informações sobre as atividade das pessoas on-line e dar sugestões baseadas nesses dados.
Ao término da votação, um auditor externo irá analisar o levantamento. Os resultados finais serão anunciados no dia seguinte ao término da votação, em 9 de junho na página "Governance" do próprio Facebook.
O Facebook tem um sede internacional que fica em Dublin, na Irlanda, país membro da União Europeia (UE). Isso significa que a empresa é obrigada a cumprir as leis de privacidade europeias, mesmo que seja americana.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário