Pressionado pelo líder Fluminense, que havia vencido a Portuguesa mais cedo e ampliado a diferença para cinco pontos, o Atlético-MG derrotou o São Paulo, por 1 a 0, no Independência, nesta quarta-feira, e se manteve na cola do tricolor carioca com um jogo a menos. O time paulista, que atuou com um jogador a menos desde 27min do primeiro tempo, quando Douglas foi expulso, completou quatro jogos sem vencer no Brasileirão.
Com um jogador a mais, o Atlético passou a controlar a partida, porém encontrou dificuldade para abrir o placar, aos 17min da etapa final, com o atacante Leonardo. Apesar de criar outras oportunidades, o time mineiro não conseguiu ampliar, mas segurou o resultado apertado em casa. O São Paulo, que contou com boas defesas de Rogério Ceni, pouco assustou o adversário.
O Atlético, que permaneceu na vice-liderança, chegou a 51 pontos, dois a menos que o Fluminense. O time mineiro tem um jogo a menos, que será completado no próximo dia 26, contra o Flamengo, no Engenhão. Foi o segundo triunfo seguido da equipe comandada por Cuca, que havia vencido o Palmeiras, por 3 a 0, no domingo passado, e encerrado sequência negativa de quatro partidas.
Com a derrota, o São Paulo permaneceu com 36 pontos na sexta posição, mas pode ser ultrapassado pelo Internacional, que enfrenta o Botafogo nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O tricolor paulista completou a quarta partida sem vencer na competição. Antes, havia empatado duas vezes e derrotado pelo Bahia, em Salvador.
O primeiro tempo começou equilibrado, com uma pouco mais de consistência ofensiva do Atlético. O São Paulo apostou na forte marcação para tentar surpreender nos contra-ataques. Porém, a partida mudou aos 28min depois da expulsão de Douglas, que deixou o time paulista com um jogador a menos.
O lateral do São Paulo fez falta em Leandro Donizete e o árbitro Sandro Meira Ricci mostrou o cartão vermelho direto para Douglas. Os são-paulinos reclamaram bastante. “Ele foi travar os pés, e os dois pés escorregaram. Primeiro lance do jogo, numa falta normal do Maicon, ele deu o amarelo. O Ronaldinho deu um carrinho e ele não deu. Critérios diferentes, aí muda o jogo”, disse Rogério Ceni.
Depois da expulsão de Douglas, Ney Franco sacou o meia Maicon, que já havia recebido o cartão amarelo, para colocar o zagueiro Edson Silva. Com um a mais em campo, o Atlético passou a pressionar o São Paulo e finalizou quatro vezes, apenas duas em direção ao gol de Ceni. O time paulista não concluiu nenhuma vez na primeira etapa.
Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Bernard recebeu de Ronaldinho, desceu pela esquerda em velocidade, cortou para o meio e bateu rasteiro. Rogério Ceni evita o gol atleticano.
O Atlético manteve a pressão no segundo tempo, mas com dificuldade para chegar ao gol de Rogério Ceni. Mesmo com a entrada de Neto Berola no lugar de Guilherme, o time mineiro encurralou o adversário e conseguiu abrir o placar aos 17min.
Depois de cruzamento de Bernard da direita, Leonardo subiu de cabeça para marcar o primeiro gol com a camisa do Atlético. O time mineiro manteve o controle da partida e teve chance de ampliar. Aos 33min, Ronaldinho deu excelente assistência para Neto Berola, que carimbou a trave. Aos 43min, Marcos Rocha chutou da entrada da área e Rogério Ceni fez grande defesa.
FONTE: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário