Agricultores de Inhambupe e Região são atendidos pelo Programa de Melhoramento Genético Bovino - Se Liga na Informação





Agricultores de Inhambupe e Região são atendidos pelo Programa de Melhoramento Genético Bovino

Compartilhar isso
Foto: Assimp/EBDA
Os agricultores familiares do município de Pedrão, região de Alagoinhas, estão sendo contemplados desde esta quinta (31) até sexta-feira com mais uma ação do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).
O programa, direcionado à agricultura familiar, visa qualificar os plantéis para aumentar a produção de leite, a partir da inseminação de matrizes, com sêmen de alto padrão genético. Esse material é disponibilizado, principalmente, a partir dos plantéis das raças Gir e Guzerá leiteiro da empresa.
A ação desenvolvida pela Gerência Regional da EBDA em Alagoinhas, nos municípios de Biritinga, Conde, Inhambupe, Itapicuru, Alagoinhas e Pedrão, vem contribuindo para o melhoramento genético do rebanho, com resultados significativos, como o do agricultor Jaime Marques Borges (71), da Fazenda Povoação, em Pedrão, que terá a segunda geração de vacas inseminadas dentro do programa.
Segundo o médico veterinário da EBDA, Sinval Luz Souza, que trabalha diretamente com a atividade, serão inseminados 46 animais em Pedrão. Desse total, quatro novilhas são crias resultantes das inseminações anteriores, através do protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF, já implementado pelo programa. "Esse é um marco importante para a agricultura familiar baiana, na cadeia produtiva do leite, já que em dois anos novilhas provenientes de inseminação realizada pela EBDA, também serão inseminadas", destaca o veterinário.
Sinval Souza ressalta o trabalho da empresa, afirmando que ela “cumpre a finalidade do programa, de melhorar, geneticamente, o rebanho bovino dos agricultores familiares”.
Trabalhando com o programa de melhoramento genético para produção de leite, desde 2010, o veterinário apresenta Jaime Borges, como um dos beneficiados que conquistou bons resultados a partir da inseminação.  "Atualmente a produção de leite por vaca é de quatro litros/dia, e com esse trabalho poderemos dobrar nosso potencial produtivo", confirma Borges.

Fonte:
Assimp/EBDA, 29/10/2013
(71)3116-1907
Ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário