“P… que pariu, é o melhor goleiro do Brasil: Rogério!”. Qualquer são paulino que já esteve no Morumbi gritou esse cântico a plenos pulmões, quando queria saudar Rogério Ceni, o maior ídolo da história recente do clube e, talvez, o principal de todos os 79 anos de São Paulo Futebol Clube.
Jogador com mais números de jogos pelo time, Rogério Ceni coleciona centenas de momentos marcantes com a camisa Tricolor. Nem todos eles bons, é verdade, mas alguns inesquecíveis e dignos de nota pelo resto de nossas vidas.
Em homenagem a esse goleiro-artilheiro, que já jogava como líbero muito antes de Manuel Neuer, admirado por muitos e odiado por tantos outros, o Torcedores.com separou os 10 melhores momentos da carreira de Rogério Ceni no São Paulo, dentro e fora de campo!
1 – Primeiro gol marcado
Era 15 de fevereiro de 1997, em Araras, cidade do interior de São Paulo. Contra o União São João, time da cidade, pelo Campeonato Paulista, Rogério Ceni começou sua trajetória como artilheiro das traves. De falta, ele abriu o placar da partida que terminou em 2×0 para o São Paulo
2 – Centésimo gol marcado
Assim como o primeiro gol marcado pelo gênio, o centésimo também foi pelo Campeonato Paulista e fora do Morumbi. Em Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo, Rogério Ceni balançou as redes do maior rival, Corinthians. O jogo terminou 2×1 pro time Tricolor.
3 – Chapéus, sapatos, roupa usada…quem tem?
Parafraseando Sr. Madruga, Rogério Ceni também é conhecido por aplicar chapéus nos adversários. Sim, ele é goleiro, mas já deu alguns chapéus por aí, como um meia habilidoso e ousado. Tuta, Edmundo e Alex Mineiro já foram vítimas do arqueiro. Por outro lado, Pablo, do Figueirense, aproveitou um chapéu errado de Rogério uma vez e marcou um gol. Acontece…
4 – Discussão com jornalista ao vivo
Outro momento inesquecível da trajetória de Rogério Ceni aconteceu fora de campo. Durante o programa Arena SporTV, em 2006, a jornalista Milly Lacombe descia a lenha no goleiro, acusando-o de ter falsificado sua assinatura em uma dada ocasião, para pedir um aumento no São Paulo. Enfurecido, o goleiro ligou para o programa e, ao vivo, não somente desmentiu a profissional, como tempos depois, a processou por danos morais – e ganhou a causa.
5 – Liverpool-ING – 2005
No Mundial de Clubes de 2005, aconteceu a melhor atuação de Rogério Ceni até aquele momento de sua carreira. Diante dos ingleses do Liverpool, um dos times mais temidos do futebol naquela época, Rogério Ceni fez três ou quatro defesas difíceis e foi o grande responsável pelo time conquistar o tricampeonato mundial.
6 – Rosário Central-ARG – 2004
Oitavas-de-final da Libertadores de 2004. Fazia 10 anos que o São Paulo não a disputava. Jogo difícil, contra o Rosário Central-ARG. Time sai perdendo e vira o jogo com dois gols de Grafite. Nos pênaltis, Cicinho erra a primeira cobrança. Todos convertem as outras. Até que Rogério Ceni defende a última da série, batida pelo goleiro adversário, que tirava sarro da iminente eliminação do Tricolor. Depois, o lateral-direito Gabriel bate e faz, nas alternadas. E Rogério pega mais uma, classificando o time. Emocionante.
7 – Universidad Católica-CHI – 2013
Melhor atuação da carreira de Rogério Ceni. Eram as quartas-de-final da Copa Sul-Americana de 2013. Jogo tenso, em Santiago-CHI. Pressão total do time da casa, que precisava de um placar magro para se classificar. Mas Rogério não deixou. Foram nada mais, nada menos, que oito defesas difíceis, sendo seis delas pelo menos, milagrosas. E isso já “meio velho”, hein…
8 – Santos – 2000
Se nem só de pão vive o homem, nem só de defesas vive Rogério Ceni. Na final do Campeonato Paulista de 2000, o goleiro fez um golaço de falta e ajudou o time a sair campeão naquele ano, contra o rival da Baixada Santista.
9 – Palmeiras
O Corinthians levou o centésimo gol e o Santos levou um gol em uma final de campeonato. Mas, e o Palmeiras? Passa incólume ao poderio ofensivo de Rogério Ceni? Nem um pouco! O time alviverde pode não ter sofrido gols emblemáticos, mas foi o time mais sofreu gols de Rogério Ceni: foram sete no total. Nada mal, hein!?
10 – Declaração “isso aqui é minha vida”
Quando completou seu milésimo jogo pelo São Paulo (hoje, acumula por volta de 1100 jogos), Rogério Ceni foi homenageado com uma placa. Antes de a partida começar, o jogador fez um discurso para a torcida presente no Morumbi. Transcrevê-lo aqui não traduziria todo o sentimento, portanto, vale a pena relembrar o momento:
Foto: Getty Images
Fonte: http://torcedores.com/
Atenção:
Ao entrar no Blog, deixe o seu voto na Pesquisa de Avaliação do Vereador mais atuante de Inhambupe em 2014 e Também se você concorda ou não com o vereador Querido ser o Presidente da Câmara Municipal. A Enquete está situada no lado esquerdo de seu MONITOR. Não Esqueça!! Depois divulgaremos os Resultados. Agradece o Blog Se Liga na Informação!
Atenção:
Ao entrar no Blog, deixe o seu voto na Pesquisa de Avaliação do Vereador mais atuante de Inhambupe em 2014 e Também se você concorda ou não com o vereador Querido ser o Presidente da Câmara Municipal. A Enquete está situada no lado esquerdo de seu MONITOR. Não Esqueça!! Depois divulgaremos os Resultados. Agradece o Blog Se Liga na Informação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário