INTRODUÇÃO
A palavra amigo, do latim “amico”, significa ser ligado a outra pessoa por laços de amizade, ser simpático, acolhedor, protetor, aquele que ampara e defende, companheiro apreciador e partidário. Jesus é o melhor exemplo de amigo, porque ao nos amar e acolher, defende as nossas causas que são também as causas de Deus. Veremos o que é ser amigo de Deus, mas precisamos, antes, identificar quem são os Seus inimigos.
1 – QUEM SÃO OS INIMIGOS DE DEUS:
O principal inimigo de Deus é Satanás, que é também inimigo dos que são amigos de Deus. Satanás, ao se rebelar contra Deus, conduziu um terço dos anjos à rebeldia, foi expulso do céu, juntamente com os anjos desobedientes e precipitado na terra, e queria continuar com domínio sobre o mundo sendo chamado “príncipe deste mundo” (João 14:30).
O mundo está no maligno (1Jo. 5:19) e quem ama o mundo não ama a Deus. A Palavra do Senhor nos diz que não devemos amar o mundo, nem o que há no mundo, isto é, a concupiscência da carne e dos olhos, a soberba da vida, “porque o mundo e a sua concupiscência passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo. 2:15). Concupiscência significa o desejo intenso de bens ou gozo materiais, apetite sexual (V. Dicionário Aurélio). Ser amigo do mundo e dos prazeres da carne desagrada a Deus e agrada ao maligno. A Bíblia diz: “O que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” (Mt.16:26) Quem é amigo do mundo torna-se inimigo de Deus (Tg.4:4).
O verdadeiro crente em Jesus é santo, separado do mundo, pois não pratica as obras infrutuosas das trevas (Ef. 5:11). Isto não significa que devamos abandonar os que estão perdidos. Devemos sim nos afastar do pecado, mas nos aproximar dos que não conhecem a verdade e evangelizá-los, conduzindo-os a Jesus, dando-lhes o testemunho de crentes fiéis e comprometidos com Deus.
2 – COMO SER AMIGO DE DEUS:
A Bíblia diz que Abraão foi amigo de Deus. Que fez Abraão para se tornar amigo de Deus? Abraão creu em Deus, na Sua Palavra e obedeceu ao praticá-la quando Deus lhe falou que oferecesse seu filho Isaque no altar do sacrifício. Abraão não negou a sua oferta a Deus e, tendo colocado seu filho no altar do sacrifício, Deus o impediu de sacrificá-lo, porque queria apenas provar a fé de Abraão (Gn.22:1-13).
Deus, muitas vezes, também prova a nossa fé, isto é, se entregamos o nosso melhor para Ele do nosso tempo em buscá-lo, em servi-lo e ofertar-lhe. Para nos tornarmos amigos de Deus é preciso, primeiro, crermos n’Ele e, em seguida, pormos em prática a nossa fé (Tg. 2:14-23). É preciso ter fé e ter as obras. Ter fé é crer que Deus vai fazer o que Ele diz na Sua Palavra. As obras são a prática da fé. A fé é o meio pelo qual somos salvos. A salvação vem pela graça de Deus (Ef.2:8-9). Ninguém é salvo pelas obras. A fé coopera com as obras (Tg. 2:22) e é demonstrada (Tg.2:18) e aperfeiçoada pelas obras (Tg.2:26). Quem tem a fé verdadeira não se acomoda diante do chamado de Deus para buscar os pedidos e fazer deles discípulos para Jesus.
CONCLUSÃO
Aquele que tem amigos recebe-os em sua casa. Deus quer que você se torne Seu amigo, e deseja lhe receber no Seu Reino. E, para isso, é preciso crer em Deus, na Sua Palavra e praticá-la, fazendo a Sua vontade e trabalhando para o estabelecimento do Seu Reino. Você quer se tornar AMIGO DE DEUS?
Fonte: http://www.vidasdedeus.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário