É errado ler a Bíblia no celular ou em outros aparelhos eletrônicos? - Se Liga na Informação





É errado ler a Bíblia no celular ou em outros aparelhos eletrônicos?

Compartilhar isso
Você Pergunta: Nos dias de hoje muitos deixaram de carregar a Bíblia Sagrada de papel e vão para a igreja somente com um celular ou tablet com a Bíblia instalada neles. Eu, pessoalmente, não acho isso correto. Acho que carregar a Bíblia de papel é algo importante, é algo que nos identifica como crentes. Mas gostaria de saber sua opinião sobre isso.
Cara leitora, as modernidades sempre nos trazem coisas positivas, mas em alguns pontos também coisas negativas. Isso precisa ser pensado e pesado para que o uso das modernidades venha nos trazer bênçãos e não maldições. Gostaria de te convidar para essa reflexão sobre o uso de bíblias em celulares e outros aparelhos eletrônicos.
É errado ler a Bíblia em celular ou em outros aparelhos eletrônicos e não em papel?

É errado ler a Bíblia em celular?

(1) A palavra de Deus inicialmente não existia de forma escrita, mas foi passada pelo que chamamos de tradição oral, boca-a-boca, até que a escrita fosse inventada. Depois, ela passou a ser escrita de forma bem rudimentar em pedras, em papiros e, a tecnologia foi avançando, e a palavra de Deus passou a ser registrada em pergaminhos e papeis feito de couro de animais. Muito tempo depois tivemos a invenção de uma espécie de impressora (a imprensa), que facilitou ainda mais o registro e multiplicação dos textos bíblicos. Hoje, estamos na era digital, e a Bíblia passou também a estar em aparelhos eletrônicos. Esse breve retrospecto nos mostra que a Palavra de Deus já ficou registrada de diversas formas durante a história. O meio mais comum para nós hoje é o papel (mas isso está mudando), mas nem sempre foi assim, como vimos.
(2) O fato é que o que realmente importa é a Palavra de Deus e não o meio em que ela é acessada. Uma mensagem de Deus acessada no papel é a mesma acessada em um tablet ou celular ou mesmo em nossa memória. Não podemos sacralizar o papel, como se o papel fosse algo sagrado, algo essencial para que a Palavra de Deus tenha valor. O papel é somente um meio para apresentar a Palavra. Existem outros meios eficientes que podem ser usados também sem qualquer pecado ou problema.

Bíblia em celulares e outros equipamentos são boas para o crente?

(3) Meu primeiro pensamento sobre essa questão é que a Bíblia no celular ou em outro aparelho é uma bênção se usada realmente com o objetivo de estudo da Bíblia. A facilidade de acesso a recursos agiliza e facilita em muito uma compreensão mais profunda da mensagem. Hoje, por exemplo, podemos consultar as línguas originais (hebraico e grego) e dicionários em apenas alguns cliques, algo que antigamente demoraria bastante tempo e exigiria muitos livros físicos e muito investimento financeiro e, portanto, fora da possibilidade da maioria das pessoas. Hoje isso é muito acessível para a maioria das pessoas e isso é uma bênção. Mas nem tudo são flores…

Nem tudo são flores com as Bíblias eletrônicas para celular

(4) Penso que o maior problema no uso da Bíblia em celulares e em outros aparelhos eletrônicos seja a distração. Não é difícil, por exemplo, pessoas indo à igreja com suas bíblias no celular, mas, ao invés de ler o texto bíblico, se distraem com redes sociais e notificações diversas. Isso atrapalha em muito o estudo e a atenção que deveria ser na Bíblia e na mensagem. Algumas pessoas simplesmente não conseguem se controlar. Se abrem o celular, o ímpeto de espiar as redes sociais é mais forte e vence. Nesse caso, penso que seria melhor que essa pessoa usasse uma bíblia de papel, que facilitaria seu foco naquele momento.

Você não consegue se controlar quando usa a Bíblia no celular?

(5) Mas se a pessoa conseguir desligar as notificações e se controlar para realmente dar toda a atenção que o texto bíblico merece, penso que a Bíblia no celular seja uma ótima ferramenta de estudos. Cada um deve avaliar-se olhando para a forma como usa o recurso (se realmente é produtivo) e tomar a decisão de usar a Bíblia de forma eletrônica ou em papel. Eu, pessoalmente, uso das duas formas. Em momentos de estudo mais aprofundado prefiro usar as Bíblias eletrônicas que me dão muito mais recursos para estudo. Mas em cultos prefiro usar a de papel, pois sei que se abrir o celular me distrairei com outras coisas que irão atrapalhar minha leitura da Bíblia, minha reverência a Deus e meu foco na mensagem do Senhor.

Fonte: https://www.esbocandoideias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário