(Lucas 2: 21-38)
(C4000, 4 aC)
O nome de Anna vem do hannah hebraico , que significa "graça".
Anna, filha de Phanuel, era um profeta do Novo Testamento, como Miriam, Deborah e Huldah estavam no Antigo Testamento. Ela é mencionada apenas uma vez na Bíblia, nos versículos anteriores do Evangelho de Lucas.
Anna veio da tribo de Asher, uma das dez tribos do extinto Reino de Israel que foram espalhados pelos assírios muitos anos antes dos babilônios invadiram o reino de Judá e levaram os judeus ao cativeiro. Havia uma tradição segundo a qual as mulheres da tribo de Asher eram notáveis por sua beleza e talento. Certamente ela seria espiritualmente virtuosa, porque viver Jerusalém Anna " não se afastou do templo, mas serviu a Deus com jejuns e orações noite e dia".
Quando ela era muito velha (pelo menos cento e dez anos, tendo sido viúva oitenta e quatro anos antes, depois de um casamento que durou dezesseis), ela estava sempre servindo a Deus no templo, e lá teve o privilégio de testemunhar um fato sem precedentes ao longo da história: naquele dia Cristo foi trazido por seus pais como uma criança para o ritual de purificação de Maria e para a dedicação de seu primeiro filho em obediência à lei de Moisés.
Estes foram os últimos em uma série de três rituais realizados pelos pais de Jesus pouco depois de Seu nascimento, mencionados por Lucas neste capítulo 2 de seu Evangelho:
- A circuncisão de Jesus: foi feito oito dias após o nascimento. Era parte da aliança que Deus criou com Abraão (Gênesis 17: 11,12), da qual o jovem participou como seu descendente. No mesmo dia, o menino recebeu seu nome, de acordo com o ritual judaico. Um anjo do Senhor havia anteriormente instruído Maria e José para lhe dar o nome de JESUS " porque ele salvará o seu povo dos seus pecados " (Mateus 1:21).
- A purificação de Maria: em obediência à lei de Moisés, depois de trinta e três dias após o parto, durante a qual não podia tocar qualquer coisa sagrada nem entrar no santuário, Maria deveria trazer ao sacerdote no templo " um cordeiro da primeiro ano como oferta queimada, e um jovem pombo ou uma turtledove como uma oferta para o pecado . "Mas, como ela não conseguiu trazer um cordeiro, ela foi autorizada a trazer" apenas duas turtledoves ou dois pombos jovens - um como oferta queimada e o outro como oferta para o pecado "(Leviticus 12).
- A consagração de Jesus: obedecendo ao comando do Senhor, o filho Jesus foi apresentado nesta mesma oportunidade ao Senhor no templo em Jerusalém, porque ele era o primogênito filho de Maria (Êxodo 13: 2).
Movido pelo Espírito Santo, Simeão também veio ao templo nesta ocasião. Ele era um " homem justo e devoto, esperando a Consolação de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele. E o Espírito Santo lhe revelou que não veria a morte antes de ter visto o Cristo do Senhor. Então ele veio pelo Espírito no templo. E quando os pais trouxeram o Menino Jesus, para fazer por ele de acordo com o costume da lei, ele o tomou em seus braços ... "
Desde o retorno do cativeiro em Babilônia, os judeus nunca gozaram da soberania nacional, sempre sendo subjugados pelos inimigos, primeiro os persas, depois deles os gregos e, finalmente, os romanos. Toda a nação desejava sua libertação e esperava que isso viesse de Deus através de Cristo (Ungido), ou Messias em hebraico. Esta foi a esperança de Anna e Simeon e durante muitos longos anos eles foram encorajados com a perspectiva de que o Messias viesse em seus dias, especialmente depois que o Espírito Santo revelou a Simeão que ele veria o Cristo do Senhor antes de morrer.
Na apresentação do filho Jesus no templo, Simeão reconheceu que a criança era o Messias prometido por Deus e se alegrou muito, porque isso cumpriu a profecia feita pelos profetas da antiguidade para enviá-los um Salvador e Redentor, a " Consolação de Israel ".
Levando a criança nos braços, Simeão abençoou Deus por permitir que ele visse a Sua salvação, e abençoou seus pais e contou a Maria que o seu Filho "estava destinado à queda e ao surgimento de muitos em Israel, e para um sinal que será falado contra ... "
Entendemos que " a queda e o surgimento de muitos em Israel" significava que os arrogantes e os incrédulos entre as pessoas seriam punidos, mas aqueles que se humilharam e confiaram no Senhor Jesus seriam criados e abençoados. Jesus seria "para ou um sinal que será falado contra", o que significa contradição por causa de sua morte vergonhosa na cruz em vez da vitória política sobre os romanos que se esperava do Messias. Sua morte seria como uma espada penetrante pela alma de Maria, e os pensamentos e propósitos dos corações de muitos seriam testados e manifestados de acordo com a decisão que eles teriam que tomar para ou contra Cristo.
A Salvação de Deus, encarnada na pessoa de Jesus (este nome significa " Javé é salvação " ou " Senhor Salvador ") teria um grande impacto no mundo, sendo uma luz para trazer revelação aos gentios e a glória de Sua pessoas Israel:
- Por meio da luz do Evangelho, a graça de Deus se espalha sobre todo o mundo oferecendo propiciação pelos seus pecados pela fé em Cristo (1 João 2: 2).
- A salvação de Deus é a glória de Israel, porque Deus escolheu essas pessoas para se fazer conhecer e enviar Seu Filho através deles para trazer a salvação à humanidade (Romanos 9: 4).
Então Anna entrou e " deu graças ao Senhor" expressando sua profunda gratidão a Deus por enviar o Salvador prometido, e então " falou dele a todos aqueles que buscaram a redenção em Jerusalém ".
Jerusalém é uma cidade de grande antiguidade, e aparece como Urusalim nos monumentos assírios de pedra do século VIII antes de Cristo. Existem opiniões diferentes sobre o significado exato do nome original: traduzido da língua siríaca pode ser "cidade de paz" ou "cidade de (o deus) Salem", mas traduzida do hebraico é "fundamento da paz". Parece uma ironia da história que, ao longo do tempo de sua existência, uma cidade com este nome teve tão pouca paz, e que tanto sangue foi derrubado quanto à sua conquista. É chamado de "Cidade Sagrada" tanto no antigo como no Novo Testamento (Isaías 48: 2, 52: 1, Neemias 11: 1, Mateus 4: 5 e 27:53).
Após a conquista de Canaã pelos israelitas, a cidade de Jerusalém continuou a ser ocupada pelos jebuseus até que foi capturada pelo rei Davi em 1048 aC (2 Samuel 5: 5-7.9), que a tornou a capital de seu Reino de Israel ( como Belém, Jerusalém é chamada de " Cidade de Davi " na Bíblia) e, na Divisão deste Reino após a morte de seu filho Salomão, tornou-se a capital do Reino de Judá (de onde vem o nome de "judeus"). Deus escolheu a cidade de Jerusalém " para colocar o nome dele " (1 Reis 11: 13,32, 14:21, 2 Reis 21: 4.7) e depois rejeitou por causa da sua idolatria (2 Reis 23:27).
O reino de Judá foi aniquilado pelos caldeus, que foram derrotados pelos persas, depois vieram os macedônios e, finalmente, estes foram derrotados pelos romanos. Neste ponto, Jerusalém tornou-se a capital da província romana da Judéia. Assim, nos tempos de Anna, os habitantes de Jerusalém sofreram o jugo do Império Romano e muitos " procuraram a redenção em Jerusalém " prevista pelos profetas do Antigo Testamento, particularmente Zacarias (Capítulo 14) e Malaquias 3: 4. Suas profecias serão cumpridas após o milênio, mas primeiro era necessário que o Messias viesse como Salvador e foi a Sua apresentação que Anna testemunhou e, como profetisa, " falou sobre ele, para todos aqueles que procuram a redenção em Jerusalém ".
O Senhor Jesus previu a destruição de Jerusalém pelos romanos que ocorreram no 70 aD (Mateus 24: 2, Marcos 13: 2, Lucas 19:44 e 21: 6). Foi reconstruído lentamente pelos gentios e hoje é uma cidade moderna, em parte, pelo país de Israel, e um novo templo é esperado. Mas Jerusalém sofrerá grandes danos durante o período da tribulação, e todo o território em que se encontra atualmente será elevado para formar uma grande montanha, que será a mais alta do mundo. A cidade será reconstruída em um vasto planalto de cerca de 2.500 km² no topo da montanha (Isaías 2: 2-4, Miquéias 4: 1-2, Ezequiel 17: 22-24, 20: 40-41, 40: 1-4, 45: 1-8, 48: 8-20), e todos os sobreviventes do povo de Israel serão reunidos para viver na sua própria terra (Isaías 43: 5-7, Jeremias 31: 7-10, Ezequiel 11:14 -18, 47: 13-21, 48).
Logo após o milênio haverá um novo céu e uma nova Terra, onde a Nova Jerusalém descerá do céu de Deus, uma cidade sagrada de esplendor magnífico (Apocalipse 3:12, 21: 2, 21:10). Esta é finalmente a esperada Jerusalém redimida, habitada por todos os santos de Deus comprados pelo sangue do Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Foi Ele que, pouco depois de nascer da humilde Virgem Maria, foi apresentado a Deus no Templo de Jerusalém para o grande alegria da velha Anna, a profetisa.
Esta é outra prova do que Davi exclamou ao Senhor no Salmo 90: 4: " Por mil anos aos Seus olhos são como ontem, quando é passado, e como um relógio na noite ", e foi lembrado por Pedro " Mas , amado, não se esqueça desta coisa, que com o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia "(2 Pedro 3: 8).
Todas as profecias que temos de Deus foram, são e serão cumpridas em tempo útil no calendário divino.

Nenhum comentário:
Postar um comentário