ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: UMA VIDA EXEMPLAR DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: UMA VIDA EXEMPLAR DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS

Compartilhar isso
TEXTO DO DIA
“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu” (2Ts 3.6).

SÍNTESE
Numa sociedade carente de exemplos, o Cristianismo deve apresentar-se como a resposta de Deus para o relativismo moral e a decadência espiritual deste tempo.

INTERAÇÃO
Com a aproximação do fim de mais um trimestre é sempre importante realizarmos um momento de autoavaliação, tanto de nós como educadores como de cada educando também. Aproveite que esta é a penúltima aula do trimestre e promova, ou por meio de um questionário escrito a ser respondido ou por meio de um bate-papo, uma atividade de reflexão sobre o desenvolvimento das aulas durante o período. Indague a respeito dos pontos positivos os quais precisam ser reforçados, mas também os negativos que precisam ser superados.

Conscientize seus educandos que as críticas também têm seu caráter positivo, e que por isso ouvi-las, muitas vezes, nos trazem grandes benefícios.

Lembre-se, as pessoas terão mais confiança de nos ajudar em nossas limitações quando perceberem que nós temos maturidade para assimilar as críticas como instrumentos de crescimento e desenvolvimento pessoal.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Juntamente com seus alunos, construa uma tabela com duas colunas de informações: na primeira, caracterizem e definam o que seria uma profissão, sua finalidade e objetivos; em seguida, façam o mesmo com o conceito de ministério. O objetivo desta atividade é debater em sua sala as peculiaridades de cada um destes aspectos de nossas vidas, destacando a importância de jamais profissionalizar nosso ministério, e sim, de reconhecer nossa profissão como um ministério que Deus nos deu para servirmos a sociedade e o Reino dos Céus através de nossos dons e talentos. Ao final, ore por seus alunos, pedindo que portas de emprego possam ser abertas àqueles que já estão entrando no mercado de trabalho, e que também a compreensão dos ministérios pessoais possa ser algo naturalmente assimilado por cada um deles.

TEXTO BÍBLICO

2 Tessalonicenses 3.6-15.
6 — Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 — Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 — nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;
9 — não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 — Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 — Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.
12 — A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 — E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 — Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 — Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Ao final de sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, assim como fez na Primeira Carta, no capítulo 4, Paulo faz uma série de orientações práticas àqueles irmãos, centradas especialmente na questão da conduta pública do cristão: sua postura diante da sociedade decadente em que estavam inseridos.

I. EXISTE UM MODELO A SER IMITADO

1. Cristo é nosso supremo exemplo.
Antes mesmo de falar do ministério de Paulo e sua influência entre os Tessalonicenses, é necessário deixar bem claro: nosso modelo é Cristo! Ele é o homem perfeito em quem somos aperfeiçoados até a medida completa de nossa espiritualidade (Hb 7.28; Ef 4.13). Qualquer decepção com instituições, líderes, ou mesmo pessoas próximas a nós deve ser deixada de lado pela compreensão de que Ele é o nosso modelo vivificador. O mais sobrenatural nesse esforço de seguir a Cristo é que, quanto mais parecidos com Cristo tornamo-nos, mais plenos nos acharemos. O Senhor não rouba nossa identidade, não usurpa o que nós somos; pelo contrário, a plenitude de Deus em nosso ser aperfeiçoa o que Deus nos tem feito ser.

2. Os heróis da fé devem ser nosso modelo.
Há um conjunto de cristãos exemplares que palmilharam essa terra, os quais são dignos de nosso respeito e consideração (Hb 11.1-40). Nenhum deles salva, nenhum será capaz de transformar nossas vidas, entretanto, eles viveram como salvos e demonstraram que é possível permitir-se ser tocado por Deus de tal maneira que se possa testemunhar verdadeiras revoluções pessoais de vida. Certamente há um grupo de pessoas que ainda hoje, refletem a glória de Cristo nesta geração. Escândalos e desastres morais acontecem na humanidade desde o princípio, contudo, devemos nos espelhar na vida daqueles que, em meio a tanta corrupção, optaram por viver a beleza da pureza do Evangelho. A vantagem de olhar para vida destes santos é perceber que o Reino de Deus já está entre nós. Que o mal nunca nos inspire.



3. Ainda existem líderes inspiradores (v.7).
Paulo é um desses homens tão íntegros que não teme afirmar: “Vocês em Tessalônica querem um modelo? Olhem para mim!”. Em tempos de escândalos, em dias de discursos demagógicos e hipócritas, carecemos de líderes assim; entretanto, louvado seja Deus, porque ainda existem muitos. Certamente cada um de nós pode nomear, homens e mulheres, que foram responsáveis por nosso crescimento espiritual; pessoas de testemunho e caráter, verdadeiros líderes espirituais, que muitas vezes, sequer são reconhecidos institucionalmente. Aproximemo-nos dessas pessoas, e sejamos, num futuro bem próximo, estes líderes inspiradores para nossas igrejas. Lembre-se: não se torne, amanhã, um tipo de cristão/líder que você reprova hoje. Que nossa trajetória seja como a da luz da aurora (Pv 4.18).

II. COMO SE PORTAR NUMA SOCIEDADE DESORDENADA?

1. Um distanciamento precisa ser notório (v.6).
É impossível que os princípios de um cristão genuíno o aproximem, sem qualquer tipo de conflito, com o padrão do mundo. Jesus deixou bastante claro que o modelo de sociedade vigente nos rejeitaria (Jo 15.18; 17.14). Na verdade não é uma questão pessoal, mas a respeito do Deus a quem amamos. Por isso, a existência de um distanciamento (moral e espiritual) é inevitável. O que nos surpreende é perceber que existem cristãos que, de maneira hipócrita e anticristã, criam muros para separarem-se das demais pessoas. Como estas serão evangelizadas e impactadas pelo testemunho? Nosso distanciamento não é social (somos ovelhas enviadas para viver entre lobos Mt 10.16), deve ser com relação a nossos valores, princípios e modelos. A igreja não pode tornar-se uma “Sodoma e Gomorra Gospel”. Nós não apenas fazemos, mas somos a diferença neste mundo.

2. Não é possível íntima comunhão (v.14).
A exortação de Paulo é clara: “[...] não vos mistureis com ele [...]”. É inevitável estar entre pessoas que não são cristãs — no ônibus, na faculdade, no trabalho. Logo a exortação de Paulo é para evitar aqueles que se dizem crentes e querem andar segundo o mundo, os desobedientes. A ilusão de um bairro só de cristãos, uma empresa só de salvos, um colégio exclusivamente de santos, não deve ser alimentada pelo crente. A mistura aqui é interior, de alma, posturas, opiniões. Cristãos defendendo liberação de aborto, legalização de drogas pesadas, sexo antes do casamento, isso é a mistura que temos que evitar e condenar. Mais preocupante do que viver entre os ímpios é viver entre ímpios pensamentos (Pv 17.20). Não há acordo entre o Senhor e Belial, não há mistura que seja benéfica ao coração daquele que é inconstante (Tg 1.8).

3. O amor deve ser o tema de qualquer relacionamento.
Paulo afirma no versículo 15: “Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão”. Viver como um irmão é viver perto, junto, próximo. Dos inimigos é que as pessoas tendem a se afastar, mas nós somos dos que se aproximam, pois a finalidade última de todas as nossas ações, até mesmo quando somos duros com os outros, deve ser o amor. O desobediente precisa viver com o obediente para testemunhar o milagre de uma vida transformada e crer que para ele isso também é possível. Já o salvo em Cristo não deve ter medo de conviver com quem ainda não está liberto, ou será que este na verdade é um hipócrita, travestido de cristão, que sabe da fragilidade de seu caráter, e por isso teme o tempo todo que sua máscara caia?

III. SOMOS CHAMADOS PARA VIVER DE QUE MANEIRA?

1. Como filhos de Deus, não como fardos para a sociedade (v.8).
Nós como cristãos não somos chamados para ser motivo de enfado para ninguém. Por isso sejamos sempre proativos, lutemos por nossos sonhos, acreditemos que o Senhor nos capacitará, inclusive para o mercado de trabalho. Tenhamos Paulo, e não os “preguiçosos na fé”, como exemplo.

2. Sossegadamente.
Não existe fórmula mágica para ser bem-sucedido; tudo passa por muito trabalho e dedicação. Fortunas que aparecem repentinamente, de um modo geral, também somem de modo súbito. Os ideais que a mídia constrói, de jovens famosos e ricos, na maioria dos casos escondem profundas tristezas, relacionamentos opressores e uma escravidão no pecado. Acreditemos que o contentar-se é muito melhor do que o desesperadamente desejar mais.



3. Em paz (v.16).
É claro que existem múltiplas maneiras de se ter paz; para alguns é no silêncio; para outros na harmoniosa melodia do céu. Há aqueles que experimentam a paz enquanto caminham em uma jornada, entretanto alguns vivem a experiência da satisfação ao ficar onde estão. Mas de onde procede a concórdia que enche os nossos corações? É claro que somente do Pai. Numa igreja repleta de dúvidas, incertezas, e conflitos pessoais, somente Deus poderia juntar os pedaços dessa comunidade e fazer com que aqueles irmãos experimentassem a verdadeira paz que deriva de um relacionamento genuíno com o Senhor. Aquilo que o Pai faz por nós, transcende a nossa vida, influencia até mesmo aqueles que estão à nossa volta (Pv 16.7). Confiemos então naquEle que é apresentado nas Escrituras como o que governa firmado sobre o fundamento da paz (Is 9.6; 2Co 13.11; Fp 4.9).

CONCLUSÃO
O Cristianismo não é um conjunto de teorias a respeito da realidade as quais declaramos simplesmente nossa adesão intelectual. Servir a Cristo é uma experiência radical de mudança de vida, uma corajosa escolha de viver profundamente diferente do mundo, segundo princípios que evidenciam o caráter de Deus em nós.

ESTANTE DO PROFESSOR

EARLE, R. (et al) Comentário Bíblico Beacon. Volume 9, Gálatas a Filemom. RJ: CPAD, 2006.

HORA DA REVISÃO

1. Por que devemos tomar Cristo como nosso maior exemplo a ser seguido?
Por que Ele é o homem perfeito em quem somos aperfeiçoados até a medida completa de nossa espiritualidade (Hb 7.28; Ef 4.13; Cl 2.10).

2. Qual a diferença entre respeitar o exemplo dos heróis da fé e idolatrar os santos que vieram antes de nós?
Os santos do AT e do NT foram pessoas como nós, sujeitos às mesmas tentações, por isso não devem ser adorados, entretanto, seu exemplo é extremamente positivo e inspirador para cada cristão nos dias de hoje.

3. O que Paulo deseja ensinar aos tessalonicenses quando os orienta a não se misturarem com o mundo?
Paulo deseja que os valores e princípios dos cristãos sejam guiados pela Bíblia Sagrada e nunca por conceitos do mundo.

4. Qual a sugestão de Paulo para que os cristãos em Tessalônica vivam sossegadamente?
Que eles trabalhassem com dedicação e entusiasmo.

5. De que maneira, numa igreja local como Tessalônica, cheia de conflitos e dúvidas, os cristãos poderiam viver em paz?
Por meio da ação de Deus, que pode unir as diferenças, aperfeiçoar as fragilidades e conduzir tudo para o bem do Reino de Deus.

SUBSÍDIO I
“Os missionários tinham o cuidado de evitar a acusação de serem parasitas ou aproveitadores. Mas, sobre este assunto, Paulo sempre salvaguardava o direito apostólico de sustento, embora, para o bem do evangelho, ele renunciasse o direito conscienciosamente. Não porque não tivéssemos autoridade — ‘não porque não tivéssemos esse direito’, AEC, RA; cf. BJ, BV, CH, NTLH, NVI), mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes (‘mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês’ — NVI; quanto a exemplo [typos], ver comentários em 1 Tessalonicenses 1.7; quanto à questão do trabalho do apóstolo em Tessalônica e os motivos envolvidos a esse respeito, ver comentários em 1 Tessalonicenses 2.6,9. A força do argumento é que Paulo, o Apóstolo, tinha o direito de receber sustento. Mesmo assim, enquanto esteve entre eles, ele vivia à custa do fruto do seu trabalho. Muito mais deveriam os irmãos desordeiros trabalhar para ganhar a vida, já que eles não tinham o direito de receber sustento!” (Comentário Bíblico Beacon. 1ª Edição. Volume 9. Gálatas a Filemom. Comentário Bíblico Beacon.RJ: CPAD, 2006. p.429).

SUBSÍDIO II
“Aquilo que estava errado no meio dos Tessalonicenses, que é expresso:

1. De maneira mais geral. Havia alguns que andavam desordenadamente e não segundo a tradição que receberam do apóstolo (2Ts 3.6). Alguns irmãos eram culpados desse caminhar desordenado. Eles não viviam da maneira certa, nem dirigiam sua vida de acordo com as regras do cristianismo, nem estavam em conformidade com sua profissão de fé; não andavam de acordo com os preceitos passados pelo apóstolo, nem davam a devida atenção. Observe: As pessoas que receberam o evangelho e que professam sujeitar-se a ele devem viver de acordo com esse evangelho. Se não o fizerem, são consideradas pessoas desregradas.


2. Em particular. Havia entre eles algumas pessoas ociosas e que faziam coisas vãs (2Ts 3.11). O apóstolo foi informado a esse respeito de fontes tão seguras que tinha razão suficiente para dar ordens e orientações com relação a essas pessoas, como deveriam se comportar, e como a igreja deveria agir em relação a eles. (1) Havia algumas pessoas no meio deles que eram ociosas, não trabalhando, ou fazendo coisa alguma. Não parece que eram glutões ou beberrões, mas ociosos, e, portanto, pessoas desregradas” (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. 2ª Edição. Atos a Apocalipse. RJ: CPAD, 2010. p.680).

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 






TEXTO DO DIA
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em
nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que
vos aparteis de todo irmão que andar
d...


SÍNTESE
Numa sociedade carente de exemplos, o
Cristianismo deve apresentar-se como a
resposta de Deus para o relativismo
m...



2 Tessalonicenses 3.6-15
6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos
aparteis de todo o ir...

• A segunda epístola aos Tessanolicenses também
termina com orientações práticas da comunidade.
• A ênfase é dada na condu...

I- EXISTE UM MODELO A SER IMITADO

• Sem dúvida, o modelo supremo para o Cristão é
Cristo.
• Modelo de medida completa de espiritualidade
(Hb 7.28; Ef 4.13)....

• Apesar de Cristo ser o exemplo supremo, a Bíblia
apresenta também outros modelos para imitar.
• A Epístola aos Hebreus a...

• Paulo tinha uma convicção e comunhão tão firme
com Deus que tinha autoridade para se
apresentar como alguém a ser imitad...

II- COMO SE PORTAR NUMA SOCIEDADE
DESORDENADA?

• O conflito entre o padrão cristão e o padrão do
mundo é inevitável (Jo 15.18; 17.14).
• O distanciamento do “mundo” pelo...

• Exortação para evitar aqueles que se dizem
crentes e querem andar segundo o mundo.
• O comportamento sugerido não é por ...

III- SOMOS CHAMADOS PARA VIVER DE
QUE MANEIRA?

• Paulo deu seu próprio exemplo de como o cristão
deve viver do trabalho e não explorar o próximo.
• Infelizmente, muitas ...

• Não existe fórmula mágica para ser bem-
sucedido, é preciso muito trabalho e dedicação.
• Fortunas fáceis geralmente são...

• Existem múltiplas maneiras de se ter paz.
• Jesus deixou claro que tem uma paz que somente
ele pode dar.
• Além da paz d...


Hoje aprendemos que:
1. Além do exemplo de Cristo, a Bíblia apresenta
outros modelos como a galeria dos heróis da fé e
do ...

REFERÊNCIAS
ARRINGTON, French L; ARRINGTON e STRONSTAD, Roger (Ed).
Comentário Bíblico Pentecostal. 4ª ed. Rio de Janeiro:...

Pr. Natalino das Neves
www.natalinodasneves.blogspot.com.br
Facebook: natalino das neves e natalino das neves II
Contatos:...

LBJ LIÇÃO 12 - UMA VIDA EXEMPLAR DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS




Aula ministrada pelo professor Alisson









Aula ministrada pelo Ev. Paulo Damasceno











Aula ministrada pelo professor Gabriel Raso











Aula ministrada pelo professor Janderson Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário