Prefeitura realiza abertura do projeto de iniciação esportiva em Alagoinhas - Se Liga na Informação





Prefeitura realiza abertura do projeto de iniciação esportiva em Alagoinhas

Compartilhar isso
Pouco tempo depois de assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na cidade, o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, deu mais um passo para o incentivo ao esporte na região.
A prefeitura realizou, na manhã deste sábado (9), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), a abertura oficial do programa de iniciação esportiva, que prevê atividades gratuitas em 5 diferentes modalidades para crianças e adolescentes da cidade.

Com aulas de futsal, basquetebol, voleibol, handebol e atletismo, a iniciação esportiva do município tem como foco a inclusão e o fomento ao esporte como potencial de impacto social. “A intenção é dar qualidade de vida a esses jovens. É uma maneira de, além de tirar esses jovens da rua, também contribuir para o desenvolvimento físico e psíquico dos futuros atletas, garantindo uma formação de qualidade em diferentes áreas”, afirmou o diretor de esportes, Luiz Carlos Ornelas, o “Barão”.


Segundo o subsecretário da SECET, Arnaldo Garrido, a iniciativa é importante não apenas para quem deseja se profissionalizar no esporte, mas para qualquer jovem que tenha interesse em começar uma prática esportiva e, de acordo com o professor de educação física Mayron Bruno Aragão, responsável pelas turmas de handebol, esse contato inicial possibilita à criança e ao adolescente uma vivência corporal em modalidades diversas.
“Eu fui criado no esporte e nunca tive essa oportunidade de estar participando de projeto. E agora estou tendo a possibilidade de contribuir. O objetivo principal é fomentar o esporte através da iniciação esportiva, tirando as crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade social e proporcionando a elas não só a prática, mas o compartilhamento em espaços de educação, formação e lazer”, enfatizou o professor.

Foto: Ana Maria Simono
A SECET informou que há pelo menos 300 alunos nas turmas de futsal e comunicou que as inscrições estão abertas para as 5 modalidades. Na abertura deste final de semana, a Prefeitura fez a entrega de equipamentos, materiais e coletes aos alunos inscritos no programa.


Para o prefeito Joaquim Neto, que esteve no Ginásio de Esportes acompanhando de perto a abertura da iniciação esportiva no município, esta é mais uma ação que prima pela qualidade de vida do cidadão alagoinhense. “Eu fico muito feliz em chegar aqui e ver a prefeitura entregando material novo. Esporte é saúde e a gente precisa renovar, dar espaço para os jovens que estão chegando, incentivar o desenvolvimento dos atletas, oxigenar o esporte da nossa terra. E dentro de um ano estaremos entregando também o Centro de Iniciação da Rua do Catu, então não são medidas isoladas. É a prefeitura trabalhando para incentivar o esporte na nossa região”, pontuou o gestor.

Foto: Ana Maria Simono
A vice-prefeita do município e secretária da pasta de esportes, Iraci Gama, ressaltou que a administração pública municipal tem se preocupado efetivamente com o esporte e que o principal desafio é servir de exemplo e estimular esses jovens que representam um futuro de possibilidades promissoras para a cidade. A professora agradeceu aos profissionais que se dispõem a realizar o trabalho junto às crianças e adolescentes e parabenizou a equipe técnica envolvida no projeto.
De acordo com a SECET, as aulas acontecem 2 vezes por semana no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário ter entre 12 e 18 anos e apresentar documento de identidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na SECET, das 8h às 13h, ou através do preenchimento de cadastro online pelo link http://iniciacaoesportiva.alagoinhas.ba.gov.br. A ficha deve ser assinada pelos pais ou responsáveis legais pelo aluno inscrito.

Foto: Ana Maria Simono

Foto: Ana Maria Simono
 FONTE: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário