Inhambupe: Com uma singela homenagem, Geraldo Azevedo celebra mais de 40 anos de amizade com Francisco Gileno. - Se Liga na Informação





Inhambupe: Com uma singela homenagem, Geraldo Azevedo celebra mais de 40 anos de amizade com Francisco Gileno.

Compartilhar isso

O Cantor, compositor e um dos grandes nomes do mundo artístico brasileiro Geraldo Azevedo, gravou um vídeo para celebrar uma grande amizade de mais de 40 anos com o Inhambupense Francisco Gileno.







A HISTÓRIA DE AMIZADE DE GERALDO AZEVEDO E FRANCISCO GILENO

Geraldo Azevedo nasceu em 1945 em Petrolina –PE, compositor, intérprete, violonista e violeiro Geraldo Azevedo começou como autodidata, aos 12 anos, já tocando violão.  Aos 17, iniciou no grupo Sambossa. Aos 18, mudou-se para o Recife, para estudar. Lá juntou-se ao grupo folclórico Construção, do qual faziam parte Teca Calazans, Naná Vasconcelos, Marcelo Melo e Toinho Alves (Quinteto Violado). Em 1967, foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou com Eliana Pittman. Foi no final da década de 60 que Geraldo Azevedo iniciou sua grande amizade com o Inhambupense Francisco Gileno que na época foi para o Rio de Janeiro para participar do programa Coqueluxe da Rede Globo. Após esse período Gileno se afastou da banda em que fazia parte na época, passou por dificuldades, vindo morar nas ruas. Nesse período turbulento Gileno costumava dormir em caixa de Elevadores e nas praias. Um dia retornando da Praia Gileno sentou num fusca na Rua dos Artistas (Tem esse nome por que na época moravam muitos artistas, entre eles Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos, Adriana entre outros). Adriana convidou Francisco Gileno para morar em sua residência junto com Naná Vasconcelos e Geraldo Azevedo. Daí deu início a grande amizade entre o Inhambupense Francisco Gileno e Geraldo Azevedo.  

Ao longo desses mais de 40 anos a vida artística de Geraldo Azevedo e Francisco Gileno, tomaram caminhos distintos. Gileno voltou para Salvador na década de 70 e na década de 80 foi para Europa onde deu segmento ao seu trabalho artístico. Geraldo Azevedo na década de 70 fez dupla com Alceu Valença enfrentou e foi perseguido pelo Regime Militar, em parceria com Alceu Valença e Zé Ramalho, Geraldo fez muito sucesso com Táxi lunar; e, com Carlos Fernando, com Caravana (parceria com Carlos Fernando), que integrou a trilha sonora da telenovela Gabriela. Lançou 25 álbuns - somando produções solo e parcerias - durante os mais de 40 anos de carreira. Foi premiado com dois discos de ouro e um platina, disputou o Grammy Latino. 

Apesar de caminhos distintos os laços de amizade entre Geraldo Azevedo e Francisco se fortaleciam cada vez mais, pois tinha um dedo divino que fazia o elo que estava além da amizade ou de uma parceria musical, “Tudo é Deus”.
Francisco Gileno e Geraldo Azevedo juntos

“Tudo é Deus” é uma composição que Francisco Gileno já tinha feito antes mesmo de conhecer Geraldo Azevedo e na época nem imaginava que essa música seria regravada por um dos grandes artistas brasileiro. Mas as coisas de Deus estão sempre além da nossa imaginação e como diz a Bíblia: "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias", 1Co 1:27. Foi o que aconteceu.

Em uma das entrevistas que realizei com Francisco Gileno, pergunte-lhe: Qual composição sua que mais lhe marcou? Sem pensar e com uma inspiração divina respondeu:Tudo é Deus”




Nenhum comentário:

Postar um comentário