Ibope: Bolsonaro chega a 26%; Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão empatados tecnicamente em 2º lugar - Se Liga na Informação





Ibope: Bolsonaro chega a 26%; Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão empatados tecnicamente em 2º lugar

Compartilhar isso
Pesquisa foi a primeira do instituto após o ataque a faca contra o candidato do PSL


O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, subiu quatro pontos percentuais e chegou a 26% das intenções de voto, mantendo a liderança na disputa, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira. Na segunda posição, quatro postulantes ao Palácio do Planalto estão em empate técnico: Ciro Gomes (PDT), com 11%; Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 9%; e Fernando Haddad (PT), com 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os entrevistadores do Ibope foram a campo entre sábado, segundo dia após o ataque a faca contra Bolsonaro, e segunda-feira. O levantamento captou um momento diferente daquele apresentado pelo Datafolha, divulgado na segunda, em que todas as entrevistas foram realizadas no próprio dia 10. De acordo com o Datafolha, o candidato do PSL tem 24%, o que representa uma oscilação positiva de dois pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior do instituto.

Há três situações distintas entre os candidatos que aparecem atrás de Bolsonaro. Ciro e Alckmin se mantêm estáveis — o pedetista oscilou negativamente um ponto, na margem de erro, enquanto o tucano manteve os 9% —; Marina apresenta trajetória de queda, caindo três pontos percentuais entre a primeira semana de setembro e agora; e Haddad, que foi oficializado ontem como o candidato do PT, em substituição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem ganhando espaço — estava com 4% em 20 de agosto, chegou a 6% em 4 de setembro, e agora tem 8%.

Depois do pelotão que briga por uma vaga no segundo turno, três candidatos estão empatados com 3% das intenções de voto: Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB). Na sequência, aparecem Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo, ambos com 1%. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Não houve movimento significativo entre os brancos e nulos (19%) e indecisos (7%).



SEGUNDO TURNO INDEFINIDO
Bolsonaro é o candidato mais rejeitado pelos eleitores (41%), índice que recuou três pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior. Os quatro cenários de segundo turno pesquisados apontam situações de empate técnico: Ciro (40%) contra Bolsonaro (37%), Alckmin (38%) contra Bolsonaro (37%), Marina (38%) contra Bolsonaro (38%) e Bolsonaro (40%) contra Haddad (36%).


O Ibope ouviu 2.002 pessoas, entre os dia 8 e 10 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR BR-05221/2018.

Fonte:: https://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário