Da Boca de Deus - Se Liga na Informação





Da Boca de Deus

Compartilhar isso


"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).


A Palavra de Deus é inspirada.

Segundo Timóteo 3:16 fala da inspiração da Escritura. "Inspirada" é a tradução de uma palavra grega que literalmente significa "soprada por Deus". Toda palavra da Escritura é da boca de Deus.



Os teólogos falam de inspiração como o misterioso processo pelo qual Deus trabalhou através dos autores das Escrituras para produzir escritos inerrantes e divinamente autoritários.



A inspiração é um mistério porque a Escritura não explica especificamente como isso ocorreu. O único vislumbre que temos é de 2 Pedro: "sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo" (vv. 20-21).



"Interpretação" fala de origem. A escritura não se originou no nível humano, mas com o Espírito Santo, que se moveu sobre os autores para escrevê-lo (v. 21). "Movidos" é a tradução de um termo náutico que descreve os efeitos do vento sobre um navio quando ele sopra contra suas velas e o move através da água. Da mesma forma, o Espírito moveu-se sobre os escritores bíblicos para produzir a Palavra de Deus na linguagem dos homens.



Os autores humanos das Escrituras sabiam que estavam escrevendo a Palavra de Deus e o fizeram com confiança e autoridade. Muitas vezes eles citaram ou aludiram uns aos outros como agentes autorizados da revelação divina (por exemplo, 2 Pedro 3:15-17).



Em um nível pessoal, a inspiração garante que o que a Escritura diz, Deus diz. É o Seu conselho para você, para que você possa estudá-lo e obedecê-lo com plena certeza de que é verdade e nunca o desviará.



Agradeça ao Senhor por Sua Palavra inspirada.



Reafirme seu compromisso de viver de acordo com seus princípios hoje.



Muitas vezes, o Novo Testamento afirma a inspiração do Antigo Testamento, atribuindo citações do Antigo Testamento ao próprio Deus. Por exemplo, compare estas passagens do Antigo Testamento com suas contrapartes do Novo Testamento: Gênesis 2:24 com Mateus 19:4-5; Salmo 2:1 com Atos 4:24-25; Isaías 55:3 com Atos 13:34; Salmo 16:10 com Atos 13:35; Salmo 95:7 com Hebreus 3:7.



Como você pode responder a alguém que diz que a Bíblia é meramente as palavras de religiosos devotos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário