Escola Bíblica Dominical: O Deus de maravilhas - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: O Deus de maravilhas

Compartilhar isso

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Compreender – Que o povo de Deus sempre foi perseguido.
Entender– Que Deus protege os seus.
Descobrir – Que Deus ainda opera maravilhas.


Versículo do dia

"E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." At 16.26

INTRODUÇÃO
Um aspecto muito reconfortante do governo soberano de Deus sobre o universo é sua capacidade de trazer bons resultados em circunstâncias ruins. Isso é especialmente verdadeiro quando o seu povo sofre perseguição. Deus “faz com que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” ( Rom. 8:28 ), muitas vezes, fazendo “a ira do homem … louvar a [Ele]” ( Sl. 76:10 ). A Deus seja a Glória….


Para impactar
Quando Deus nos dá a oportunidade de fazermos a diferença nesta terra, juntamente ele nos dá o seu amor e seu zelo. Muitos acham que as maravilhas de Deus são improváveis, outros acham inaceitáveis; mas, para nós, são incríveis.


Textos de Referência.

Atos 16.19-33



Introdução

Paulo demonstra nesta viagem que circunstâncias adversas não são impedimentos para o agir de Deus. Ainda que encarcerado na prisão, Paulo jamais perdeu a oportunidade de pregar o Evangelho da salvação. 


Ponto chave

“Quando Deus quer fazer, não há diploma, grau hierárquico que se mantenha de pé diante de suas maravilhas.”


1. EXPULSAI DEMÔNIOS

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" Mc 16.17


1.1 Uma jovem adivinhadora Após saírem da casa da irmã Lídia, 
Paulo e os demais iam rumo ao lugar de oração, e ao seu encontro veio uma jovem que tinha espírito de adivinhação e que dava muito lucro aos seus senhores, e, seguindo a Paulo e a sua comitiva, dizia incansavelmente que eles eram homens que anunciavam o caminho da salvação e que eram servos do Deus altíssimo.

Mas, qual era o problema, se ela falava a verdade? O problema era que o espírito que estava nela era demoníaco, e sua intenção não era exaltar aqueles homens, e sim ganhar mais credibilidade com o povo, e assim continuar fazendo adivinhações.
"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.",2 Co 11.14


1.2.Uma vida liberta

Por muitos dias esta jovem fez a mesma coisa, então Paulo se incomodou com isso; e, se voltando para ela, repreendeu aquele espírito que, na mesma hora, saiu da vida dela.
Expulsar demônios faz parte do ministério cristão, porém muitos cristãos se assustam diante de situações semelhantes a esta.
O cristão deve estar sempre preparado para este enfrentamento, pois o inimigo está ao derredor; buscando a quem possa tragar.
É fundamental que o cristão saiba como lidar com esta situação, pois através do conhecimento bíblico, da oração e com a ajuda do Espírito Santo poderá vencer qualquer demônio.
Devemos estar atentos a cada situação.
Existem demônios que só são vencidos através da nossa fidelidade,(Ml 3.10-11)
outros somente com jejum e oração, (Mt 17.21) e ainda outros apenas com o poder da Palavra de Deus, (Mt 4.4,7,10).


Para refletir e adorar
 "A incredulidade não dá um passo sem explicações prévias. A fé não interroga, nem calcula, simplesmente confia.". George Muller

2. LEVADO A PRISÃO
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.


2 Coríntios 4:5"E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.",At 16.23


2.1. Diante dos magistrados
Após a libertação da vida daquela menina, seus senhores viram que não teriam mais lucros através dela, e assim prenderam Paulo e Silas e os levaram até os magistrados, para que fossem julgados.

Ainda hoje, em muitos países, pregar o Evangelho é sinônimo de perseguições e riscos, e, assim como Paulo, muitos missionários espalhados pelo mundo têm enfrentado o mesmos desafios, por isso a igreja não deve cessar de orar. 
"Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos." Sl 119.157



"De repente, um grande terremoto aconteceu e todas as portas das prisões se abriram. "


2.2. Presos por amor a Cristo
Diante do ódio dos homens aproveitadores, Paulo e silas foram condenados pelos magistrados diante da multidão, sob o julgamento de que estavam ensinando costumes ilícitos, por isso foram açoitados e lançados na prisão.

"Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.", Sl 27.5 



3. UM DEUS MARAVILHOSO
"Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas sem número.", Jó 5.9


3.1. Perto da meia noite

Em meio à prisão, Paulo e Silas, perto da meia noite, oravam e cantavam hinos a Deus, pois quem confia no Senhor mesmo na tribulação, não perde a esperança; pelo contrário, cada vez mais se alegra e tem prazer no Senhor.
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.", Sl 9.2
De repente, um grande terremoto aconteceu e todas as portas das prisões se abriram. Se preciso for, Deus faz um terremoto acontecer para livrar os seus.




3.2. Maravilhas e conversões
O carcereiro da prisão acordou, tirou sua espada e quis se matar, pois imaginou que os presos haviam escapado, então Paulo gritou, para que não fizesse tal coisa, porque todos ainda estavam lá. Aquele homem vendo tão grande maravilha, jogou-se aos pés de Paulo e Silas, e creu no Senhor Jesus, não somente ele, mas toda sua casa, e foi batizado e se alegrou com toda sua família.
No outro dia os magistrados os mandaram soltar, porém Paulo disse que, se publicamente os prenderam, sendo eles romanos, que viessem os próprios magistrados os soltar, e eles sabendo que Paulo e Silas eram romanos, com temor e súplicas os soltaram.
Quando Deus quer fazer, não há diploma, grau hierárquico que se mantenha de pé diante de suas maravilhas.



Conclusão. 

Paulo e Silas viram a glória de Deus, porque sabiam que as circunstâncias vividas nunca seriam maior do que a salvação que receberam.




Aprendeu

1. Qual era o problema daquela jovem, se ela falava a verdade?





2. Qual é uma das formas da igreja ajudar os missionários que estão espalhados pelo mundo?






3. O que Paulo e Silas faziam na prisão perto da meia noite?




Nenhum comentário:

Postar um comentário