Se Liga News



09/11/2018

Quem foi Raabe?


Raabe foi uma prostituta de Jericó que ajudou dois espiões israelitas. Por causa desse ato de fé, Raabe salvou sua família da destruição. O rei Davi e Jesus Cristo eram descendentes de Raabe.

Raabe e os espiões

Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, Josué, o líder do povo, enviou dois espiões para recolher informação sobre a terra que iriam conquistar. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada e, para obter mais informação, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe (Josué 2:1-2).
O rei de Jericó ouviu que espiões estavam na casa de Raabe e quis apanhá-los. Mas Raabe disse que eles tinham ido embora ao anoitecer (Josué 2.4-6). Os homens do rei saíram em perseguição mas não encontraram os espiões.

Na verdade, Raabe tinha escondido os espiões no terraço de sua casa. Quando o perigo passou, ela subiu ao terraço e declarou sua fé que Deus tinha dado essa terra aos israelitas. Ela reconheceu que Deus é soberano sobre tudo e pediu para que poupassem sua família (Josué 2.11-13).

Raabe salva sua família

Os espiões concordaram em poupar a família de Raabe, porque ela tinha poupado suas vidas. Eles deram instruções a Raabe: amarrar um cordão vermelho na janela de sua casa e trazer todos os membros de sua família para dentro da casa. Todos que estavam na casa seriam poupados (Josué 2:17-19).
Raabe ajudou os espiões a fugir de Jericó e lhes mostrou onde poderiam se esconder dos perseguidores. Os espiões chegaram em segurança ao acampamento israelita e contaram tudo a Josué (Josué 2:23-24). Todos estavam com medo de Israel!
Os israelitas marcharam contra Jericó e durante sete dias caminharam à volta da cidade. No sétimo dia, o exército deu um grande grito e o muro da cidade ruiu. Os israelitas conquistaram Jericó e mataram todos os seus habitantes. Os únicos que foram poupados foram Raabe e sua família. Depois desse acontecimento, Raabe passou a viver com os israelitas (Josué 6.24-25).

O que Raabe nos ensina?

Raabe foi um exemplo de fé em ação. Ela decidiu ficar do lado do povo de Deus, rejeitando a cultura idólatra em que vivia. Deus não rejeitou Raabe por ser prostituta. Ele viu sua fé e a recompensou (Hebreus 11.31Tiago 2.25-26).
Por causa de sua decisão, Deus abençoou Raabe e mudou seu destino. Antes, ela era prostituta. Depois, ela se casou com um israelita e se tornou mãe de Boaz, bisavô do rei Davi (Mateus 1.5-6). Davi foi antepassado de Jesus. Raabe se tornou uma mulher respeitável e um grande exemplo para todos nós.
Extraído do site https://www.respostas.com.br/quem-foi-raabe/ em 07/11/2018
  • Comentários no Blogger
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Quem foi Raabe? Rating: 5 Reviewed By: Oedimar Oliveira