Jo 3.16 e 10.28 ensinam que nunca se perde a salvação? - Se Liga na Informação





Jo 3.16 e 10.28 ensinam que nunca se perde a salvação?

Compartilhar isso

Os argumentos mais comuns dos que creem que uma vez salvo, salvo para sempre, para os quais há busca na Bíblia são:
Pergunta: Jesus disse em João 10.28 – “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” Se Jesus prometeu a vida eterna e que suas ovelhas nunca perecerão, certamente se elas viessem a perecer faríamos de Cristo um mentiroso. Como responder aos calvinistas?
RESPOSTA: Em João 10.28 há uma promessa maravilhosa e verdadeira, porém devemos interpretá-la como Jesus quis que fosse interpretada. Para entender isso é preciso ler cuidadosamente o versículo 27 que diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. Logo, este versículo claramente descreve o tipo de pessoa que nunca perecerá, isto é, suas ovelhas que ouvem sua voz, que ele conhece e o seguem. Fala então o texto de pessoas que continuam seguindo a Jesus, e a estes Jesus declara que nunca perecerão.
A promessa “nunca perecerá” citado no versículo 28 não existe em nenhuma parte da Bíblia para quem abandona Jesus Cristo. Por exemplo, Paulo fala de viúvas que se apartaram de Cristo e começaram a seguir Satanás, em I Timóteo 5.11-15 – “Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer; porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
Pergunta: Em João 3.16 lemos – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Ensinam os adeptos do calvinismo que Jesus disse para que “não pereça”.
RESPOSTA: A palavra ‘crê’ em João 3.16 é um particípio presente ativo, indicando que não perecerão só os que continuarem crendo nele. Este versículo não cobre outros que somente creem por algum tempo e logo se afastam da fé, como apontou o Senhor Jesus em Lucas 8.11-13: “E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam”. Mateus 10.22 diz: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.
Alguns textos que mostram a possibilidade de perder a salvação:
Colossenses 1.23 – “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”.

Hebreus 10.26-27 – “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários”.
II Pedro 2.20-22 – “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que conhecendo- odesviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”.

VEJA O VÍDEO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário