Se Liga News



29/12/2018

Escola Bíblica Dominical: Encerrando as viagens missionárias

Texto de referência. 
 Atos 20.17-38 
17 De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.

18 Quando chegaram, ele lhes disse: “Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.

19 Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

20 Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

21 Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

22 “Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali,

23 senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

25 “Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face.

26 Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos.

27 Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

29 Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

30 E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

31 Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

32 “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

33 Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém.

34 Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros.

35 Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

36 Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou.

37 Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam.

38 O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio. 





Versículo do dia 
 Atos 20.24
24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.


 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE




Objetivos da lição
Entender os conselhos de Paulo;
Compreender o quanto era importante este projeto para ele;
Observar que Paulo estava ciente do perigo que correria na caminhada.




Introdução
O caminho dos crentes não é fácil. Ser cristão não nos livra de todos os problemas. Paulo semeou humildemente e “com muitas lágrimas”, mas nunca fugiu nunca se rendeu.

A mensagem de salvação era muito importante, de maneira que não perdeu oportunidade alguma para anunciá-la. E, além disso, pregou a mensagem de diferentes formas e a diferentes audiências. Entretanto, a mensagem permaneceu inalterável: “arrependa-se de seu pecado e volte-se para Deus pela fé”.

A vida cristã terá seus tempos difíceis, suas lágrimas e alegrias, mas devemos estar sempre preparados para contar a outros as coisas belas que Deus tem feito em nosso favor.

O apóstolo Paulo nunca deixou de anunciar o evangelho por causa da circunstâncias aparente ou pelo que poderia vir. A palavra de Deus nunca esteve presa em momento algum. 




1 – Fazendo um balanço ministerial
20 Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

21 Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20.20,21

Tribulações e dificuldades não o levaram a “omitir nada do que vos seja salutar, de vos anunciar e ensiná-lo”[tradução do autor – Bíblia Viver].

Paulo praticou as duas modalidades de serviço que constantemente se tornam necessárias: “anunciar” a mensagem e “ensinar” em todas as questões que surgem da mensagem para a fé e a vida de cada pessoa e da comunhão. Com zelo intenso ele aproveitou cada oportunidade para agir publicamente e também nas casas [tradução do autor – Bíblia Viver].


1.1 – Pregou a todos
27 Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus. Atos 20.27
De Mileto, Paulo mandou a Éfeso, aproximadamente a 50 quilômetros de distância — “chamar” — um verbo composto que quer dizer “chamar de um lugar para outro” (Strong) — os anciãos — “presbyterous” — da igreja. Ele tinha uma importante mensagem para lhes entregar, mas sabia que não tinha tempo para visitar toda a igreja.

Como um dia de viagem correspondia normalmente a 32 quilômetros, provavelmente levaria três dias para enviar um mensageiro e trazer os anciãos efésios a Mileto.

Quando chegaram, Paulo abriu seu coração para eles em sua única mensagem registrada aos líderes da igreja, embora existam muitas semelhantes nas epístolas que ele escreveu às igrejas que fundara.

Parece que Éfeso havia se tornado o mais importante centro da igreja na última terça parte do primeiro século, suplantando Jerusalém e Antioquia. Paulo, reconhecendo rapidamente a importância estratégica dessa testemunhando no mundo gentílico (Atos 20.17-22) e que era uma cidade líder da Ásia Menor, ficou preocupado em providenciar para que os anciãos da igreja fossem orientados a preservar uma elevada pureza de doutrina e conduta.

O fato de essa política ter dado um resultado positivo ficou comprovado pela posição que Éfeso ocupou nos tempos que se seguiram. O Dr. Cell, da Boston University School of Theology, costumava dizer que, no segundo século, tudo que fosse determinado por Roma e pelas igrejas da Ásia Menor era considerado como da mais alta autoridade pela igreja em geral.



1.2 – A alegria ministerial
Aliás, eu na verdade não atribuo valor algum à minha vida. Minha meta é levar a bom termo a minha carreira e o serviço que o Senhor Jesus me confiou” At 20.24 [TEB].

Muitas vezes Paulo caracterizou a existência do cristão com a metáfora da “corrida para o alvo” (1Co 9.24-27; Fp 3.13s; 2Tm 4.7). Estava profundamente preocupado em “consumar” a corrida até o alvo. Além disso, o “serviço” não era para ele um dever penoso, mas a expressão da admirável graça que seu Senhor lhe “confiou” (1Tm 1.12s; 2Co 4.1).

Apesar de seus múltiplos aspectos, esse serviço é somente um único: “testemunhar o evangelho da graça de Deus”. A única coisa que importa é que esse serviço confiado a ele e do qual depende a vida eterna de pessoas seja executado.

Diante da magnitude e importância desse serviço, “não atribui valor algum” ao destino pessoal. Para Paulo a vida não tem um valor em si mesma, em detrimento de seu serviço. Aqui a palavra de Jesus de Mc 8.35: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” foi cumprida de forma genuína, e não como “moral cristã”.
Cumpra com alegria a minha carreira - RCA – sempre será prazeroso fazer a obra do mestre, quando chamado pra isto.
  • Comentários no Blogger
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Escola Bíblica Dominical: Encerrando as viagens missionárias Rating: 5 Reviewed By: Oedimar Oliveira