A Definição de Heresia - Vincent Cheung - Se Liga na Informação





A Definição de Heresia - Vincent Cheung

Compartilhar isso

Oi Sr. Cheung

Você diz que podemos frequentar uma igreja calvinista não-cessacionista, também diz que podemos ir a uma igreja arminiana e pentecostal que, neste caso, seria melhor que uma calvinista, porque não nega o poder de Deus.Partindo da percepção tradicional da heresia, uma heresia é uma subversão da essência do cristianismo, ou seja, você se torna um herege, quando nega os principais fundamentos do cristianismo como as duas naturezas de Cristo, a Trindade, etc. Tradicionalmente entendemos que uma pessoa que nega esses pontos é herege e não é cristã. Como os arminianos podem ser hereges ou os cessacionistas calvinistas também podem ser hereges se não negam esses pontos? Como podemos frequentar uma igreja arminiana desde que você diz que o arminianismo é heresia? Como isso é possível na sua concepção, e qual é a sua definição de heresia?
Obrigado!




Você está me perguntando isso ou alguém está dizendo isso? Eu não tenho certeza se essa é a definição tradicional de heresia, mas é uma maneira de as pessoas usarem a palavra. Muitas pessoas chamam de heresias algumas doutrinas que violam o credo de sua igreja. Eu não faço isso. Eu chamo de heresia certas doutrinas que violam algumas doutrinas básicas da Bíblia e do evangelho.


Assim, eu chamaria de heresia - uma heresia muito séria e iníqua - a doutrina que nega o batismo do Espírito Santo como uma experiência separada do Novo Nascimento. Esta heresia é suficiente para perder a salvação? Em si, eu digo não. Mas se alguém conscientemente e persistentemente recusar o que a Bíblia diz sobre o assunto quando isso for esclarecido, então ele realmente crê em Jesus Cristo, na voz do salvador? Essa pessoa realmente acredita que Cristo morreu por seus pecados (a expiação e justificação pela fé)? Eu sempre fui consistente em julgar dessa maneira.

Qualquer doutrina que fique aquém da inerrância bíblica é heresia. Mas todos os que não são salvos não afirmam a inerrância bíblica? Eu também respondi de forma consistente.





São outras pessoas que precisam entender a sua heresia. Pela definição que você mencionou, uma pessoa deve dizer que alguém como Sproul não foi salvo, já que ele era cúmplice e defensor de um herege sobre essa questão - ensinando-o diretamente e tornando-se uma doutrina oficial - ou essa pessoa deve dizer que não é heresia rejeitar a inerrância bíblica, neste caso eu provavelmente chamaria essa pessoa de não-salva, ou ele deve admitir que minha maneira de definir e julgar a heresia é correta, porque eu não sou estúpido e não julgo de acordo com o credo dos fariseus, mas de uma maneira que seja fiel ao evangelho e, de fato, mais rigorosa.
Esqueça o cessacionismo por enquanto, já que muitos arminianos também são cessacionistas. Apenas tome calvinistas sobre o calvinismo sozinho. Veja meu "Forçado a acreditar", onde mostro que o calvinismo "ortodoxo" é a versão da soberania divina do teísmo praticamente aberto.





Se usarmos a palavra heresia de maneira mais frouxa, de modo que se assemelhe a algo como uma "falsa doutrina", algumas falsas doutrinas atingem diretamente a salvação, como a expiação e justificação pela fé, mas outras são mais semelhantes a detalhes mais sutis na escatologia.

Agora, se alguém reclamar que sou muito tolerante e insiste que qualquer pessoa que acredite em qualquer tipo de "heresia" não pode ser salva, de modo que ela insista que todos os que acreditam em uma versão do Calvinismo que se assemelha ao Teísmo Aberto não podem ser salvos, eu deixaria os calvinistas ortodoxos se defenderem contra isso.

Mais o grupo deles como Hodge e tal agora estão queimando no inferno. Enquanto isso, tente também defender a salvação de Sproul e todas as pessoas que enquadram e subscreveram essa declaração sobre a inerrância bíblica.


O resultado é que qualquer desafio ao meu uso da palavra heresia resultaria na danação de um monte de seus heróis tradicionais nos séculos passados ​​e no presente. Talvez eu deva cuidar desse problema primeiro?

De Email


Cristão Protestante, Servo de Cristo,Missionário e estudante de Teologia. Estudou Curso Bíblico e Teológico no CEIBEL, Teologia Pastoral e Missiologia pelo Seminário Teológico Nacional, Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, e Teologia Reformada na FATERGE - Faculdade de Teologia Reformada de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário