DEUS ESTÁ SEMPRE CERTO - Vincent Cheung - Se Liga na Informação





DEUS ESTÁ SEMPRE CERTO - Vincent Cheung

Compartilhar isso


Tu és justo, SENHOR, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas? (Jeremias 12:1) 
É assim que devemos perguntar quando nos aproximamos de Deus sobre o que nos perturba. Jeremias tinha uma pergunta sobre a justiça de Deus, mas ele não se aproximou como se a justiça de Deus estivesse aberta para ser questionada. Foi estabelecida como verdade que Deus é justo. Deus se revelou como alguém que é justo, todo-poderoso, onisciente e assim por diante. Quando desejamos entender melhor uma doutrina, um evento ou uma situação, trazemos esses atributos divinos e os aplicamos à pergunta. É a natureza de Deus que explica todo o resto e nunca o contrário. Como Deus é quem define, cria, causa e controla todas as coisas, interpretamos todas as coisas à luz de sua natureza divina.
Deus respondeu: “Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?” (v. 5). Ele não simpatizou com a atitude do homem. Ele não expressou compreensão pela frustração do homem. Ele não tolerou a dúvida, a autopiedade e a indignação do homem. Antes, ele culpou o homem por essas coisas e desafiou-o a se elevar acima delas.
É assim que devemos responder quando as pessoas se aproximam de nós sobre o que as incomoda. Nunca devemos nos entregar à sua dúvida, autopiedade e indignação. Nunca devemos concordar que elas possam ter razão para vacilar sobre a bondade e justiça de Deus. Antes, mantemos como estabelecido e inegociável as coisas que Deus revelou sobre si mesmo, e confrontamos e repreendemos aqueles que fazem perguntas que os desafiam. Nunca devemos elogiar suas perguntas, não importa o quanto estejam sofrendo. Se demonstramos alguma simpatia para com a incredulidade e com a blasfêmia, então já estamos derrotados e nos desqualificamos de fornecer ajuda real àqueles que tropeçam.
Nós devemos manter constante a natureza de Deus e explicar todas as coisas por ela. Os cristãos muitas vezes deixam de pensar assim. Por exemplo, eles diriam que Deus é soberano, e isso parece torná-lo o autor do pecado. Mas como ele é justo, isso significa que ele não pode ser o autor do pecado. Em vez de explicar todas as coisas pela natureza de Deus, elas permitiram que interpretassem os efeitos e as circunstâncias deste mundo para determinar os significados e implicações dos atributos divinos. Eles definiram Deus pela criação. Essa é a essência da idolatria. Antes, devemos manter constante a natureza de Deus, que ele é soberano e justo. O fato de que ele é soberano deve significar que ele é o autor de todas as coisas, incluindo o pecado e o mal. E o fato de que ele é justo deve significar que é justo para ele ser o autor do pecado e do mal.
Por que os ímpios prosperam? Se mantemos constante a verdade de que Deus é justo, então isso significa que é justo para ele os ímpios prosperarem. Mesmo que não saibamos como isso poderia ser, essa deve ser a resposta. E como Deus é quem define a justiça, não há uma definição mais alta de justiça para contestar isso. Mas a Bíblia realmente nos diz como Deus é justo na prosperidade dos ímpios. Como o Salmo 73 ensina, ele prospera os iníquos a fim de os enlaçar em sua iniquidade, para aumentar sua culpa, a fim de que eles escorreguem para a condenação e sofram tortura no inferno para sempre.
Algumas perguntas não devem mais ser feitas, porque a Bíblia deu respostas definitivas a elas. Como cristão, nunca devo perguntar como uma pessoa pode ser salva como se eu nunca tivesse lido a resposta na Bíblia ou como se sua resposta fosse inconclusiva. Eu sei que uma pessoa é salva pela fé em Jesus Cristo. Da mesma forma, ninguém deve queixar-se da prosperidade dos ímpios e exigir uma explicação de Deus. Em primeiro lugar, ninguém pode exigir uma resposta dele. Mas ele respondeu a essa pergunta, assim como a muitas outras. Nossa tarefa é estudar suas respostas e desafiar os outros a aceitá-las.

© Vincent Cheung: God is Always Right.

Nenhum comentário:

Postar um comentário