Quem foi Davi na Bíblia? - Se Liga na Informação





Davi foi o rei mais famoso de Israel e antepassado de Jesus. Ele foi um pastor de ovelhas, líder militar, rei, músico e poeta. Davi escreveu muitos salmos e foi chamado um homem “segundo o coração de Deus” (Atos dos Apóstolos 13:22).

Antes de ser rei

Davi era o filho mais novo de um homem chamado Jessé, que morava em Belém. Ele cuidava das ovelhas de seu pai e tocava harpa. Quando Deus rejeitou Saul como rei, Ele enviou o profeta Samuel para ungir Davi rei e Davi ficou cheio do Espírito Santo (1 Samuel 16:12-13).
Mais tarde, Davi foi trabalhar para o rei Saul como escudeiro e tocando harpa. Quando os filisteus atacaram Israel, Davi derrotou o gigante Golias e se tornou um guerreiro famoso e popular. Saul ficou com inveja dele, porque tinha sucesso em tudo que fazia, e tentou matá-lo (1 Samuel 18:7-9). Mas Jônatas, filho de Saul, era amigo de Davi e o ajudou a fugir.
Davi se tornou fugitivo durante vários anos. Ele juntou um grupo de guerreiros e se tornou um mercenário. Davi se recusou a matar Saul, mesmo sabendo que seria rei depois dele (1 Samuel 24:6-7).

Davi, o rei

Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até Is-Bosete, o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel (2 Samuel 5:4-5).
Davi teve muitas guerras e muitas vitórias durante seu reinado. Ele consolidou o poder de Israel e tornou Jerusalém a capital. Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e fez os preparativos para seu filho Salomão construir o templo.

A família de Davi

Davi teve várias esposas e concubinas. Um dia, ele cometeu adultério com Bate-Seba, a esposa de Urias. Ela engravidou e Davi mandou matar Urias para ficar com ela. Mas Deus castigou Davi por seu pecado e a criança morreu (2 Samuel 12:13-14). Davi se arrependeu mas depois disso teve muitos problemas com sua família.
Davi governava bem seu país mas não sua família. Alguns de seus filhos eram rebeldes e violentos. Eles causaram muitos problemas a Davi e três de seus filhos foram mortos.

Por que Deus abençoou Davi?

Davi não era um homem perfeito mas ele amava a Deus. Davi fazia seu melhor para obedecer a Deus de coração. Quando ele pecava, Davi reconhecia seus erros e se arrependia de verdade (Salmos 51:1-4). Ele não era arrogante, sabia que era pecador e que precisava de Deus.

Como todos nós, Davi tinha muitos pecados mas ele se arrependia com humildade. Ele sabia que sua salvação dependia totalmente de Deus (Salmos 51:12-13). Por isso, Deus o abençoou, garantindo sua descendência. Jesus, o salvador o rei eterno, foi conhecido como descendente de Davi (Mateus 1:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário