Quem foi Elias na Bíblia? - Se Liga na Informação





Elias foi um profeta de Deus, que viveu em Israel no tempo do rei Acabe. Deus usou Elias para fazer milagres e trazer julgamento sobre a nação de Israel por sua adoração ao deus Baal. No final de sua vida, Elias foi arrebatado para o Céu em um carro de fogo. Seu sucessor foi Eliseu.

Elias, Acabe e Jezabel

Acabe, rei de Israel, se casou com Jezabel, uma princesa estrangeira que o induziu a adorar o deus Baal, em vez de adorar a Deus. Por isso, Deus enviou Elias para profetizar contra Acabe, avisando que não ia chover nos próximos anos.
Depois de profetizar, Elias ficou escondido e foi alimentado por corvos. Mais tarde, Elias foi para a cidade de Sarepta e ficou na casa de uma viúva que ele ajudou, fazendo sua comida milagrosamente durar muito tempo. Por sua oração, Deus ressuscitou o filho da viúva (1 Reis 17).
Depois de três anos de seca, Deus mandou Elias se encontrar com Acabe outra vez. Elias confrontou Acabe por sua idolatria e desafiou os profetas de Baal no monte Carmelo. Eles construíram um altar e pediram que Baal enviasse fogo para o sacrifício mas nada aconteceu.
Depois de muitas horas, Elias construiu um altar a Deus, o encharcou de água e pediu a Deus para enviar fogo. Deus enviou fogo que consumiu tudo no altar. Então, Elias matou os profetas de Baal e avisou o rei Acabe que ia chover (1 Reis 18).
Quando Jezabel ouviu sobre a morte dos profetas de Baal, ela ameaçou matar Elias. Por isso Elias fugiu e pediu a morte a Deus. Guiado por Deus, Elias foi para o monte Horebe, onde falou com Deus. Elias se queixou que os israelitas abandonaram o Senhor, mas Deus o animou e o enviou de volta para ungir o próximo rei de Israel (1 Reis 19). No fim, o rei Acabe foi morto como castigo de sua idolatria.

Elias e Eliseu

Quando voltou de Horebe, Elias recrutou um homem chamado Eliseu como seu assistente. No fim de sua vida, Elias e Eliseu atravessaram o rio Jordão. Enquanto caminhavam na margem do Jordão, Elias foi levado para o Céu em um redemoinho dentro de um carro de fogo puxado por cavalos de fogo. Eliseu foi seu sucessor, continuando seu ministério (2 Reis 2).

Elias no Novo Testamento

Na transfiguração, Elias apareceu conversando com Jesus e Moisés (Marcos 9:2-4). O povo pensou que tanto João Batista como Jesus eram Elias, por causa dos milagres e porque o livro de Malaquias disse que Elias voltaria antes do dia do Senhor (Malaquias 4:5-6). mas tanto Jesus como João Batista negaram ser Elias. Jesus disse que João Batista era como Elias, pregando o arrependimento e preparando o caminho.
Tiago 5:17-18 usa Elias como exemplo do poder da oração. Elias era uma pessoa normal mas orou com fé e milagres aconteceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário