Vida Cristã: O que a Bíblia diz sobre dízimo no Novo Testamento? - Se Liga na Informação





Vida Cristã: O que a Bíblia diz sobre dízimo no Novo Testamento?

Compartilhar isso
O Novo Testamento não contém nenhuma regra clara sobre o dízimo mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo! - Atos dos Apóstolos 4:32-35
O dízimo é a décima parte do rendimento. No Antigo Testamento, os judeus davam o dízimo de todo seu trabalho a Deus, para manter o templo, os sacerdotes, os outros trabalhadores do templo e as pessoas mais necessitadas da comunidade. Como a economia funcionava mais à base da troca direta, muitos dos dízimos eram dados em produtos agrícolas, que podiam ser usados ou comercializados.

O dízimo no Novo Testamento

O Novo Testamento fala apenas algumas vezes do dízimo:
  • Mateus 23:23 e Lucas 11:42
  • Lucas 18:11-12
  • Hebreus 7:4-6
Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração virado para Deus. Jesus não estava condenando o dízimo (nem o jejum) mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não é realmente dedicada ao bem. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor a Deus e a Seus caminhos.
A passagem de Hebreus 7 apresenta o sacerdote Melquisedeque como uma figura de Cristo, revelada no Antigo Testamento. De acordo com a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes dessa lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus. Dar o dízimo era uma forma de reverência a alguém superior. Isso mostra que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio da Lei de Moisés.

Cristão deve dar o dízimo, de acordo com o Novo Testamento?

O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão mas assume que o verdadeiro seguidor de Jesus vai contribuir generosamente para a igreja. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7). Não querer contribuir é muito mau sinal.
A igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho da salvação ao mundo. Contribuir para a manutenção da igreja é contribuir para a salvaçãode mais pessoas. Dar ajuda financeira também é importante para que a igreja possa investir no cuidado e no amadurecimento daqueles que já são salvos (2 Coríntios 9:12-13).
Ofertar para a igreja também é uma forma de agradecer a Deus e colocar sua confiança nele. Quando você dá uma parte de seu dinheiro a Deus, você está reconhecendo que sua vida depende de Deus e é Ele que providencia aquilo que você precisa. Ofertar é mostrar que você ama mais a Deus que ao dinheiro (Mateus 6:24).
Embora não fale de dar o dízimo, o Novo Testamento recomenda fazer o compromisso de ofertar regularmente com uma quantia fixa (1 Coríntios 16:2). Além de dar alguma estabilidade financeira à igreja, isso ajuda você a organizar seu orçamento pessoal. Ofertar de maneira regular é uma forma sábia de gerir suas finanças.

Se você está preocupado e quer saber onde seu dinheiro está sendo aplicado, pergunte à liderança da igreja! No Brasil e em vários outros países, toda igreja legalizada tem o dever de apresentar um relatório financeiro anual, que deve ser apresentado a quem pedir. Participe das assembleias fiscais da igreja, dê sugestões e ofereça sua ajuda. Coopere com sua igreja para o crescimento do evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário