Bem Aventurados os Que Choram - Se Liga na Informação





Bem Aventurados os Que Choram

Compartilhar isso
"Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados" - Mateus 5.4
Texto Bíblico Básico: João 14.15-17; Atos 1.1-5

O CHORO AOS PÉS DO SENHOR

Na primeira frase da segunda bem aventurança, nosso Mestre Jesus nos faz a seguinte afirmação: Felizes os que choram…! Uma afirmação surpreendente. Como alguém que está triste e chorando pode realmente ser feliz? Para os incrédulos que não conhecem a Deus estas palavras do Senhor são estranhas e ridículas e não fazem nenhum sentido. Para eles não são felizes os que choram, mas sim aqueles que andam sempre sorrindo e se alegrando com os prazeres terrenos desta vida. Eis o seu pensamento: “Por que chorar? Não temos tempo para isso. Nossa vida aqui é curta! Temos de aproveitar cada momento! Vamos comer, beber e nos divertir, pois amanhã poderemos morrer! Tal pensamento demonstra a sua falta de esperança e consolo em Deus quanto ao futuro. Por mais que vivam sorrindo e se alegrando com as coisas do mundo, eles são, na verdade, infelizes e miseráveis. Não há uma bem aventurança para eles, pois acerca deles o próprio Cristo afirma: ” Ai de vós os que agora rides, porque haveis de lamentar e chorar!” ( Lc.6.25b.). 

Mas felizes são os que choram, disse Jesus. Por que são felizes? Cristo explica a razão: …porque serão consolados! Jesus dirigiu essas palavras aos seus discípulos e elas têm um significado profundo para eles. Jesus está afirmando para sua igreja: “Felizes os que choram porque serão consolados.” O que o Senhor quer nos ensinar com estas palavras? Enquanto os incrédulos não aceitam nem entendem estas palavras, nós precisamos entendê-las e aplica-las em nossas vidas, pois elas nos foram ditas pelo nosso Senhor e, portanto, são de grande importância para nossas vidas.Como podemos entender essas palavras do Senhor? Para isso precisamos saber do seguinte: Qual é a motivação do choro dos que choram? Qual é o consolo para os que choram?
QUAL A MOTIVAÇÃO DO CHORO?
O choro faz parte da existência humana. Quem nunca chorou? Há um ditado que diz: “homem que é homem não chora”. Obviamente esse ditado está errado. Não somente as mulheres choram. Os homens também choram. Crianças e adultos, jovens e adolescestes. Todos choram! Os motivos das lágrimas são muitos: luto e perdas; dores físicas e emocionais; frustrações; compaixão; depressão; derrotas (tem gente que chora quando seu time de futebol perde!).
De fato, o choro faz parte da nossa experiência de vida. Mas o crente sabe que “o choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5). E um dia Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima (Apocalipse 7:17;21:4).
Entretanto, o choro mencionado por Jesus em Mateus 5.4 surge por um motivo bastante específico. É preciso relembrar a primeira bem-aventurança (Mateus 5.3): a felicidade tem a ver com o reconhecimento de nossa pobreza espiritual diante de Deus, por causa dos nossos pecados (Mateus 5.3). Então, o choro dos bem-aventurados é um choro de arrependimento. A pobreza espiritual conduz ao choro.
Até parece haver certa contradição nas palavras de Jesus. Pois normalmente achamos que os felizes são aqueles que não choram, são aqueles que sempre têm um sorriso no rosto. Mas Jesus diz que os bem-aventurados são os que choram. Como disse John Stott, parece que Jesus está dizendo algo do tipo “Felizes os infelizes”. Na verdade, como afirma Stott, trata-se de uma tristeza que pode produzir felicidade. Pois é um choro que traz o consolo de Deus.


Em primeiro lugar, precisamos chorar pelos pecados dos outros. Jesus chorou por causa da impenitente Jerusalém (Lc 19.41). O salmista dizia: “Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei” (Sl 119.136). Paulo fazia referência aos inimigos do evangelho com lágrimas em seus olhos (Fp 3.18).
Em segundo lugar, precisamos chorar por nossos próprios pecados. Esdras “orava e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação de homens, mulheres, e crianças; pois o povo chorava amargamente” (Ed 10.1). Paulo expressava sua tristeza espiritual: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.24). O apóstolo corrigiu a postura impenitente da igreja de Corinto, pois aceitavam o pecado no meio deles, e não lamentavam por isso: “e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal” (1Co 5.2).
No dia 18.10.1740, o missionário David Brainerd escreveu os seguintes dizeres em seu diário: “Em minhas devoções matinais minha alma desfez-se em lágrimas, e chorou amargamente por causa da minha extrema maldade e vileza.” Infelizmente nós estamos muito longe de homens como Esdras, Paulo e Brainerd. Pois há tão pouco choro pelo pecado em nós e entre nós.
Portanto, o choro dos bem-aventurados não é apenas um choro. É um choro de arrependimento.
Muitos choram por remorso, porque sabe que o erro que cometeram trouxe prejuízo para si mesmo. O choro provocado por remorso é como o choro de Judas: um choro que reconhece o erro, e pode até reconhecer que prejudicou outra pessoa (Judas entregou Jesus para ser crucificado); mas, nesse choro, o individuo não confessa o erro e não se volta para Deus. Judas chorou e se enforcou. O choro de remorso pode conduzir ao suicídio. O choro de arrependimento nos conduz para Deus. O choro dos bem-aventurados não é o choro de remorso, mas sim o choro do arrependimento. Muitos derramam lágrimas de desespero, mas poucos derramam lágrimas de arrependimento. Precisamos não apenas chorar, mas precisamos nos arrepender com lágrimas (Joel 2.12).
Choramos pela morte de uma pessoa querida. Choramos por nossas dores. Choramos por nossas derrotas. Choramos pelas catástrofes naturais que assolam famílias e povoados inteiros. Mas será que choramos pelos pecados da nossa nação? As lágrimas de arrependimento têm corrido em nossos olhos?
Ore ao Senhor, e clame para ele lhe conceder um coração sensível, capaz de chorar por seus próprios pecados e pelos pecados dos outros.

O CONSOLO PARA OS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS
Qual é o consolo que Jesus promete aos que choram por seus pecados? Para sabermos qual é este consolo, precisamos atentar novamente para o contexto das bem aventuranças e também para outros textos bíblicos que apontam para este consolo. Já vimos que os que choram são os humildes de espírito. Estes são bem aventurados por serem herdeiros do reino dos céus. E como tais eles participam dos benefícios deste reino. E um dos benefícios que eles têm no Senhor Jesus Cristo é o perdão dos pecados.  Os que choram por seus pecados são consolados por Deus com o perdão dos pecados em Cristo. Depois do choro, o consolo; em outras palavras: a tristeza motivada pelo pecado que vem acompanhada da confissão é seguida pelo perdão que o Pai graciosamente concede ao pecador arrependido, mediante seu Filho Amado em quem temos a remissão dos pecados. O Nosso Deus que é Santo e odeia o pecado e o pecador que não se arrepende, é também um Deus Misericordioso que não tem prazer na morte do ímpio, mas em que ele se arrependa dos seus maus caminhos e viva. Ele é o Deus perdoador e cheio de graça, conforme lemos em Miquéias 7.18-19: “Quem, ò Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Depois de ter punido o seu povo por causa das suas iniquidades, o Senhor enviou o profeta Isaías para consolar o seu povo com a promessa de perdão de pecados dizendo: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém que é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados” ( Is.40.1-2). Ele concedeu perdão ao rei Davi que se entristeceu por seu pecado e o confessou a Deus. Davi, portanto, sendo consolado por Deus com o perdão do seu pecado, sentiu-se realmente feliz. Por isso ele escreveu: “Bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto”. Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Sl. 32.1-2). A verdadeira felicidade do crente, a sua maior alegria e consolo é receber de Deus o perdão dos seus pecados.Além do perdão dos pecados, somos contemplados por Deus com o consolo que seu Espírito nos dá nesta vida. O Espírito Santo é o nosso consolador. Em nossa peregrinação, ele está do nosso lado encorajando-nos e capacitando-nos a perseverar na fé em meio às tribulações do tempo presente que muitas vezes nos fazem chorar. Deus já nos consola nesta vida, mas somente na eternidade seremos plenamente consolados por ele. Os filhos de Deus recebem consolo com base nas promessas que Deus revelou em Sua Palavra. A palavra de Deus nos consola. Suas promessas nos dão esperança. Durante nossa vida aqui temos de chorar e lamentar os nossos pecados, mas Deus já nos consola com a promessa do perdão. Também em sua Palavra ele nos consola com a promessa fiel da vida eterna. O Senhor prometeu voltar e restaurar toda a criação para habitar eternamente com o seu povo. Em muitos lugares na Bíblia somos consolados com a promessa da vida eterna. Vejamos Apocalipse 21.1-4 que narra a visão consoladora que o apóstolo João recebeu do Senhor quanto à vida eterna no novo céu e na nova terra em que Deus habitará com o seu povo ( ler Ap.21.1-4). Na eternidade estaremos para sempre com o Senhor. Não haverá mais necessidade de chorarmos pelo pecado porque este não mais existirá. Também as aflições do tempo presente, que nem se comparam com a glória porvir, se acabarão. Só haverá alegria, paz e eterno consolo para o povo de Deus. ” Felizes os que choram porque serão consolados”. Estas são palavras de grande importância para os filhos de Deus e herdeiros do seu reino. Os que choram por seus pecados agora, são perdoados por Deus e serão plenamente consolados por ele na eternidade, pois Deus mesmo estará com eles e lhes enxugará dos olhos toda a lágrima. Mas aqueles que agora riem e se divertem com o pecado, se não se arrependerem, não receberão o consolo de Deus, mas haverão de lamentar e chorar por toda a eternidade no inferno – um lugar de tormentos onde só haverá choro e ranger de dentes. Mas ainda resta tempo. Eis o momento oportuno da salvação. Cristo está chamando agora pecadores ao arrependimento para a vida: reconheçam seus pecados, chorem por eles, abandonem seus pecados e venham a mim, pois eu posso te dá de graça o consolo com o perdão dos pecados e a vida eterna. Em Cristo e somente nele há consolo e esperança para o pecador arrependido que chora amargamente por seus pecados. Ele mesmo nos prometeu: “Felizes os que choram, porque serão consolados”. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário