Escola Bíblica Dominical: A Autoridade Suprema do Espírito Santo - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: A Autoridade Suprema do Espírito Santo

Compartilhar isso
Lições Bíblicas nº 58

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

João 16:7-15

7. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9. Do pecado, porque não crêem em mim;
10. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

TEXTO ÁUREO
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;", Jo 14.16

Palavra introdutória
Nos dois últimos estudos, vimos os aspectos da autoridade de Deus pai, o Criador, e de Seu Filho, o Redentor. Nesta Lição. estudaremos acerca da autoridade e do poder do Espírito Santo. Certamente, Ele é o Espírito do Pai e do Filho, que com Eles convive desde a eternidade. É também a terceira pessoa da trindade, por meio da qual o homem alcança a verdade.
Nesta lição, aprenderemos como se revela a autoridade do Espírito por meio de quatro poderosas ações: dar vida, persuadir, consolar e instruir.

1. AUTORIDADE PARA VIVIFICAR
O poder do Espírito concede a capacidade de perceber a realidade espiritual (Hb 11.3) a fim de que possamos viver em comunhão com Deus (Hb 2.12-15). Esse poder vivificador do Espírito Santo compreende três esferas da existência humana.

1.1 Vida interior
Em Efésios 3.16, Paulo afirma que o Espírito fortalece o homem interior com poder. Isso significa que, pelo Espírito, Deus atua em nosso coração, consagrando nosso ser, trabalhando em nossas emoções, mente e vontade (1 Pe 1.2; Rm 8.26; 1 Ts 5.23). Somente sob a iluminação do Espírito, o cristão assume a atitude de dizer sim a Deus, e de escolher sua identidade e seu destino eterno (Ef 1.17-23).
1.2. Vida física
O Espírito Santo também atua poderosamente na esfera exterior, por exemplo, na cura de enfermidades (1 Co 12.9) e na ressurreição (1 Co 15.9), além de prover bençãos e proporcionar alegria abundante (Rm 8.11; Fp 3.11). Devemos orar com a confiança de que Ele há de atuar em nossas vidas, animando-nos (Sl 27.13,14).
1.3 Vida eterna
O poder vivificador do Espírito não é temporal ou passageiro, mas tem valor eterno (Sl 49.9). Sua atuação conduz-nos à promessa de uma futura vida na eternidade (1 Jo 2.25; Jo 10.10), a qual é uma recompensa (Lc 18.29,30; Gl 6.8) e um dom gratuito de Deus (Jo 3.16; Ef 2.8-10).

2. AUTORIDADE PARA CONVENCER
Quando os cristãos testificam sobre a obra de Jesus no poder e na autoridade do Espírito (At 11.15-18), os pecadores são persuadidos de sua condição de impiedade e convencidos da necessidade da salvação (At 2.40,41).
2.1. Persuasão pela pregação
Para que ocorra a persuasão do pecador, o Espírito conduz a Igreja a ensinar o Evangelho de Cristo sem contradições ou incoerências, enfrentando toda e qualquer crítica ou barreira (2 Tm 1.7; 2 Ts 2.13) com toda autoridade (1 Ts 1.5). a obra poderosa do Espírito está sempre ligada à apresentação da Palavra de Deus, que é Sua arma de luta na tarefa de convencer o homem da verdade que está proposta no evangelho (Tt 1.9; 1 Co 2.4).
2.2. Convencimento tríplice
Antes de ascender aos céus, após Sua ressurreição, Jesus prometeu derramar sobre os discípulos Seu Espírito, cuja ação estaria sempre relacionada à pessoa e obra do Messias (Jo 16.5-7), em três aspectos principais:


2.2.1. Consciência do pecado
O Espírito convence o homem de sua pecaminosidade (Jo 16.9). Isso significa que o conscientizará de seu estado natural pecaminoso (pecado, significando a iniquidade) e também de seus comportamentos pecaminosos (pecados, significando erros cometidos). O foco do testemunho persuasivo do Espírito está no fato de Cristo ter pagado um alto preço por todo pecado. Portanto, aceitar Jesus é a única opção para ser liberto dessa escravidão.


2.2.2. Padrão para a justiça de Deus
O poder do convencimento que emana do Espírito Santo anuncia que Cristo tornou-se o padrão de justiça pelo qual todos os homens serão aferidos e, por isso, todos precisam ser justificados. Nesse sentido, a palavra justiça carrega um duplo sentido: justiça legal e justiça moral, referindo-se tanto às atitudes legais que Deus toma ao declarar que os cristãos estão justificados como à justiça perfeita, que pode ser atribuída apenas ao próprio Deus, e é requerida como o padrão mais elevado de comportamento do ser humano.

2.2.3. Juízo vindouro
No poder do Espírito, a mensagem cristã denuncia que Satanás, o dominador deste mundo, reina no coração daqueles que não foram regenerados e cega-lhes o entendimento (1 Co 2.6-8). De mesma forma, o Espírito Santo convence as pessoas do juízo vindouro, quando todos prestarão contas ao Pai (1 Co 15.28; Rm 14.11).

3. SUBMISSÃO À AUTORIDADE DO ESPÍRITO HOJE


3.1. Transformação necessária
O principal foco da atuação do Espírito é a transformação da personalidade (1 Co 4.15; Rm 12.2). Questões de caráter, valor, motivação, atitudes e entendimento do próprio Deus (1 Tm 6.11,12; Tt 2.12-14) são Suas prioridades. A Igreja precisa, pois, do agir do Espírito a lhe ensinar o discurso de Deus, o evangelho da salvação, aquilo que convém proclamar a fim de frutificar e crescer (Cl 1.5,6) para que os perdidos alcancem a salvação (At 28.31; Ef 1.13; Cl 1.28).
3.2. Fidelidade imprescindível
A partir da ação poderosa da terceira pessoa da Trindade, seremos revestidos da verdade de Deus (Ef 6.14), que está em constante construção em nosso interior (Tg 1.18; 1 Pe 1.22) para que possamos vive-la de forma integral (Tg 1.22; 2.14).
Para viver a verdade, o cristão deverá manter-se fiel aos estímulos do Espírito de Deus, o educador por excelência, que atua em nós e por nós, em nossas conversas, discursos, encontros, relacionamentos, enfim, Ele opera poderosamente, através dos processos naturais, de maneira sobrenatural (Sl 89.24; At 4.31). 

CONCLUSÃO
O cristão que, antes vivia cercado pelos muros do pecado, sem perceber a beleza da vida que Deus proporcionava ao seu redor. Agora, com a presença gloriosa do Espírito, que é permanente em sua vida para edificar, consolar, purificar e santificar, ele vê o mundo com outros olhos, os da fé.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Como a Igreja pode demonstrar sua submissão à autoridade do Espírito Santo hoje?
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 58

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário