ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: PRIMEIRO CICLO - NASCER ARREPENDIMENTO E FÉ - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: PRIMEIRO CICLO - NASCER ARREPENDIMENTO E FÉ

Compartilhar isso
Texto Básico: 2Timóteo 3.10-17; 2Timóteo 2.15; Lucas 1.1-4

“dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho”. (Marcos 1.15)
O que uma pessoa precisa entender para que possa entregar a sua vida a Jesus?
Aqueles que querem ser discípulos multiplicadores também precisam compreender que direção
tomar, para que possam conduzir aqueles que estão discipulando à uma decisão genuína.
Devemos estar na dependência total do Espírito Santo de Deus, porque Ele fará o trabalho na vida do discípulo, conforme João 16.7-13.
Por esse motivo, precisamos clamar a Deus por essa vida, para que haja uma transformação completa.
Isso não invalida a função do discípulo multiplicador que levará a mensagem ao perdido pecador, que será confrontado com o seu pecado e sua condição diante de Deus. Enquanto o perdido pecador não compreender o seu estado, não poderemos seguir adiante no propósito de Deus para a sua vida.
Uma pessoa que manifestou a vontade de entregar sua vida a Jesus precisa compreender qual é a sua real condição diante de Deus, para que haja arrependimento e fé, e assim alcance uma nova vida em Cristo.
1 - O PROPÓSITO DE DEUS: VIDA ETERNA 
“Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna”. (1Jo 5.13) A vontade de Deus é que todos vivam com Ele (Jo 6.39). Aceitar o plano de Deus para a sua vida é um passo importante para se decidir andar com Ele e viver uma vida de continuidade em sua presença.
A mensagem do mundo é que não temos valor e que ninguém se interessa por nossas vidas. No entanto, isso não é verdade! Deus quer restaurar nossa relação com Ele.
Uma vez que nós, através do pecado, a destruímos, agora, através da fé, podemos nos aproximar de Deus.
A condição para tomar essa decisão é ter fé em Cristo Jesus, em sua obra na cruz e no túmulo vazio.
Sendo assim, agora mesmo você pode fazer isso. A Bíblia não diz que você tem que estar no Templo para isso. Então, neste mesmo local e neste exato momento você pode tomar essa decisão de retorno ao plano de Deus.
Vamos saber um pouco mais sobre isso?
2 - NOSSA CONDIÇÃO DIANTE DE DEUS: PECADORES 
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. (Rm 3.23)
Precisamos compreender como estamos errados diante de Deus. A Bíblia informa que não há uma só pessoa que seja merecedora de entrar no céu. “Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer” (Rm 3.10).
Existe uma ideia errônea de que Deus não permitirá que ninguém seja lançado no inferno. E certamente esse não é o desejo dEle (Jo 6.39). Mas o que fazer se Deus já providenciou a solução, mas muitos não querem isso para as suas vidas?
Como um doente que recebe um remédio para curar a sua doença, mas a decisão de não usá-lo. O que
vai acontecer com ele?
Não existe a possibilidade de uma pessoa se arrepender daquilo que julga não estar errado.
A santidade de Deus foi ofendida por causa do pecado. Nós nascemos em pecado e gostamos de cometer pecado, pois isso é da nossa natureza. Por esse motivo, a não ser que sejamos salvos, padeceremos as consequências do pecado, separados definitivamente da presença de Deus. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Portanto, o que receberemos por andar em uma condição de total distanciamento da presença de Deus é a morte.
3 - O PLANO DE DEUS: RESTAURAÇÃO 
“Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna”. (1Jo.13) O plano de Deus era ter o homem ao seu lado, mas esse plano foi interrompido por decisões erradas que o homem tomou, a de pecar. Agora, precisamos tomar uma decisão de retorno ao plano original de Deus, ou continuar a viver uma vida em que o prazer, o pecado, o achismo, a rebeldia, seja o que orienta a nossa vida. “(O verbo) veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.11,12). Deus quer refazer o relacionamento que se perdeu por causa do pecado e nos dar a condição de filhos.
A Bíblia nos informa que essa é, de fato, uma decisão nossa, já que a decisão de Deus já foi tomada.
Ele está pronto a perdoar os nossos pecados, caso haja um sincero arrependimento e uma fé plena em Jesus Cristo: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13). E, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).
Deus quer o homem de volta a um convívio com Ele. Então precisamos nos render a esse plano divino. Confessar os pecados diante de Deus é o caminho para que haja um nascimento espiritual. Esse confessar é arrepender-se dos atos errados, dos nossos pecados, e buscar em Deus a condição de se libertar de tudo aquilo que nos afasta de sua presença constante.
Aquele que estamos discipulando precisa compreender sua necessidade de arrependimento e ter fé em Jesus Cristo. Isso não é uma decisão fácil, já que temos que confessar que estávamos levando a nossa vida totalmente errada e vivendo para nós mesmos.
Somos pecadores e não há nada que possamos apresentar a Deus para que sejamos merecedores do acolhimento dEle. Mas Ele resolveu nos dar a oportunidade de retornarmos esse relacionamento por meio da vida, da morte e da ressureição do seu Filho.
4 - NOSSA RESPOSTA AO PLANO DE DEUS 
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. (Rm 5.8)
Agora só depende de você para que uma nova vida se inicie neste momento. A proposta não é a mudança de uma religião, mas de um retorno aos planos de Deus, como demonstrado nos textos bíblicos.
É necessário uma análise de sua vida, o que fez que não agradou ao Senhor e ter um profundo arrependimento. Permitir que o Espírito Santo de Deus continue a trabalhar em seu coração e mente, pois é Ele quem vai convencer, conforme João 16.7,8.
O plano de Deus foi apresentado a você, qual a sua decisão?
O momento da decisão é uma grande batalha no campo espiritual e precisamos desafiar o pecador a tomá-la por Jesus, para que o novo nascimento ocorra em seu coração.
Você já compreende o plano de Deus para sua vida?
Esse é o momento de decidir o seu futuro eterno, ou seja, onde vai passar a eternidade. Talvez você já
tenha tido experiências religiosas que não foram muito positivas, mas agora sua decisão é pelo sacrifício de Jesus na cruz. Essa é a decisão mais importante da sua vida! E como discípulo de Jesus vamos continuar mostrando, através da Bíblia, como você pode crescer espiritualmente.
Mas antes disso você precisa responder a Deus. Aqui só há duas possibilidades:
Sim, eu quero viver dentro dos planos de Deus.
Não, ainda preciso de mais tempo, não é isso que quero para a vida, etc.
5 - UMA NOVA VIDA 
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas
antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”! (2Co 5.17)
Uma vez tomada a decisão de retornar ao plano de Deus, você passará a viver uma nova vida em Cristo.
Uma pessoa que tenha experimentado o novo nascimento precisa compreender o que aconteceu em sua vida e depois seguir no sentido de um crescimento e um amadurecimento para que haja a multiplicação. Como a natureza ensina: uma pessoa nasce, cresce, amadurece e se multiplica.
Essa é a vontade de Deus para a vida do discípulo. Jesus revelou isso ao chamar Pedro para uma caminhada discipular. E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. (Mt 4.19).
CONCLUSÃO 
Esse é o ponto de partida para sua nova vida em Cristo Jesus. Uma vez que nossas vidas foram
transformadas pelo Evangelho, somos chamados a ser anunciadores daquilo que Deus fez por nós.
PARA PENSAR E AGIR 
1 - Esse é o momento de convidar o perdido pecador a se posicionar diante do plano de Deus. Caso
perceba que ele ficou na dúvida, marque um novo encontro para falar sobre o assunto, mas não perca a oportunidade de levá-lo à decisão ao lado de Jesus e assim experimentar o novo nascimento.
2 - A pessoa que mais ganha outras para Jesus é aquela que acabou de tomar a decisão, já quase todos
os seus amigos não são crentes, e ainda, sua decisão e o impacto de Jesus em sua vida está muito claro e recente. Então, incentive o novo discípulo a testemunhar do que Jesus fez em sua vida

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário