Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo - Se Liga na Informação





Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo

Compartilhar isso
A declaração do apóstolo Pedro, de que o Cristo, como Cordeiro sacrificial de Deus, “era conhecido de antemão, antes da fundação [forma da palavra grega katabolé] do mundo [kósmou]” é tomada pelos defensores do predestinacionismo como significando que Deus usou de tal presciência antes da criação da humanidade. (1 Ped. 1:19, 20) A palavra grega katabolé, traduzida “fundação”, significa literalmente “lançar ou deitar” e pode referir-se à ‘geração’ dum descendente, como em Hebreus 11:11, que se refere a Abraão ‘lançar’ sêmen humano para gerar um filho e a Sara conceber este filho. Embora tivesse havido a “fundação” do mundo da humanidade quando Deus criou o primeiro casal humano, conforme Hebreus 4:3, 4, aquele casal perdeu depois sua posição como filhos de Deus. (Gên. 3:22-24; Rom. 5:12) No entanto, pela benignidade imerecida de Deus, permitiu-se que ‘lançassem’ (semeassem) e concebessem descendência, tendo assim prole, sendo que a respeito de um deles a Bíblia mostra especificamente que ele obteve o favor de Deus e se colocou na situação de receber redenção e salvação, a saber, Abel. (Gên. 4:1, 2; Heb. 11:4) É digno de nota que Jesus, em Lucas 11:49-51, mencione “o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, e equipare isto com as palavras “desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias”. Abel é assim ligado por Jesus com a “fundação do mundo”, com aquele período geral de tempo.
O Messias ou Cristo havia de ser o Descendente prometido, por meio de quem todas as pessoas justas de todas as famílias da terra haviam de ser abençoadas. (Gál. 3:8, 14) A primeira menção de tal “descendente” ocorre após a rebelião no Éden já se ter iniciado, mas antes do nascimento de Abel. (Gên. 3:15) Isto foi mais de quatro mil anos antes de se fazer a revelação do “segredo sagrado” da administração que haveria por meio do Messias; portanto, deveras, “por tempos de longa duração tem sido guardado em silêncio”. — Rom. 16:25-27; Efé. 1:8-10; 3:4-11.

No tempo devido, Jeová Deus designou seu próprio Filho primogênito para desempenhar o papel profetizado do “descendente” e tornar-se o Messias. Não há nada para mostrar que o Filho tivesse sido “predestinado” para tal papel mesmo antes de sua criação ou antes de irromper a rebelião no Éden. A seleção que Deus finalmente fez dele como o encarregado de cumprir as profecias tampouco foi feita sem base anterior. O período de associação íntima entre Deus e seu Filho, antes de o Filho ser enviado à terra, sem dúvida resultou em Jeová ‘conhecer’ seu Filho a um ponto em que Ele podia ter a certeza de que seu Filho cumpriria fielmente as promessas e os quadros proféticos. — Veja Romanos 15:5; Filipenses 2:5-8; Mateus 11:27; João 10:14, 15.

“O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (I Pedro 1 : 20)
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 )
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos Santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1 : 4)

A bíblia nos diz que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, mostrando nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo que já havia sido feito antes da criação e portanto, do Pecado em si.
O cordeiro já havia morrido no lugar do homem, afim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial.
Acaba então o pensamento de que Deus tenha levado sustos com a infidelidade humana no decorrer da história e tentado diferentes formas de salvação até ter a idéia de mandar seu Filho ao mundo (muito menos a patética cena em que se pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece).
A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro imolado, o resto apenas serviu para apontar essa realidade.
A Lei nunca salvou ninguém e nem mesmo poderia salvar, devido a impossibilidade humana de cumpri-la toda, apenas serviu para mostrar mais ainda como o homem era incapaz de se salvar com as suas próprias obras e apontar para a solução do Cordeiro.

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3 : 20)
De modo que a salvação do antigo testamento também foi por fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário