Onde Começa a Honra? - Se Liga na Informação





Texto: Levítico 19:3

“Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus”.

Os primeiros quatro mandamentos lidam com nosso relacionamento com Deus. Os últimos seis mandamentos lidam com nosso relacionamento com as pessoas. Os primeiros quatro mandamentos nos instruem a colocar Deus em primeiro lugar. Os últimos seis mandamentos nos ensinam o que acontece com nosso relacionamento com os outros quando colocamos Deus em primeiro lugar. Não devemos esquecer que nosso relacionamento um com o outro é governado pelo nosso relacionamento com Deus.

Quando Cristo veio, ele não só procurou reconciliar o mundo consigo mesmo, mas também procurou reconciliar-nos uns aos outros. Devemos lembrar que não pode haver reconciliação com Deus quando não estamos reconciliados uns com os outros. O fracasso em ter um relacionamento adequado com os outros é um sinal claro de um relacionamento fracassado com Deus.



Efésios 2:13-18

13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”.


No contexto imediato, Paulo está falando de judeus e gentios, mas isso se aplica a todos. Cristo veio para fazer a paz. Ele procura destruir a hostilidade entre nós através da cruz quando nos reconcilia com Deus em um corpo, que é a igreja. Cristo procura trazer paz aos nossos relacionamentos, recriando-nos à sua própria imagem. Cristo veio para nos reconciliar com Deus através do amor manifestado na cruz. No entanto, esse mesmo amor deve nos reconciliar uns com os outros enquanto exemplificamos o mesmo amor sacrificial aos que nos rodeiam.

Pais, Para Ilustrar o Amor Sacrificial


Quando você ler o quinto mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20:12).


você deve entender o que está implícito. Isso implica que os pais estão colocando Deus em primeiro lugar. Eles estão exemplificando a submissão a Deus por seus filhos, assim como Cristo exemplificou o amor sacrificial de Deus por nós. É claro que, se os pais não estão exemplificando esse comportamento, isso não nega o quinto mandamento para os filhos. Apenas torna a vida dos filhos mais difícil, pois os filhos não têm nenhum exemplo a seguir. Eles terão que improvisar por conta própria.



No entanto, Ezequiel nos impressiona com a verdade de que não podemos culpar nosso comportamento pelos outros. Mesmo que nossos pais tenham dado maus exemplos, não devemos seguir o exemplo deles. "1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 Que quereis vós dizer, citando na terra de Israel este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? 3Vivo eu, diz e Senhor Deus, não se vos permite mais usar deste provérbio em Israel.4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá". (Ezequiel 18:1-4)



Os pecados de nossos pais não justificam nosso pecado. Nossos dentes não precisam ser embotados só porque nossos pais comeram uvas verdes. Devemos lembrar que o quinto mandamento não exige que tenhamos pais amorosos, estáveis ​​e atenciosos para nos tornarmos saudáveis. É necessário que aprendamos a honrar os pais que temos, gostemos deles ou não, ganhem ou não.

A Responsabilidade Dos Pais em Ensinar os Filhos


Há um aspecto crucial do nosso relacionamento com o mundo. O mundo deve ser capaz de ver que Deus vem em primeiro lugar em nossas vidas. Isto é especialmente verdade com nossos filhos. O quinto mandamento instrui as crianças a: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20:12). Eu acho que podemos seguramente assumir que os pais honrados entendem sua necessidade de honrar a Deus. Salomão escreve: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". (Provérbios 22:6)


Deus escolheu Abraão porque ele sabia que Abraão criaria filhos tementes a Deus.



"Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado" (Gênesis 18:19)

A Lei Instruiu os Pais a Ensinar os Filhos.


Deuteronômio 6:1-9


1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; 2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Deuteronômio 6:17-25



17 Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou. 18 Também praticarás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais; 19 para que lance fora de diante de ti todos os teus inimigos, como disse o Senhor. 20Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, estatutos e preceitos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? 21 responderás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito, porém o Senhor, com mão forte, nos tirou de lá; 22 e, aos nossos olhos, o Senhor fez sinais e maravilhas grandes e penosas contra o Egito, contra Faraó e contra toda a sua casa; 23 mas nos tirou de lá, para nos introduzir e nos dar a terra que com juramento prometera a nossos pais. 24Pelo que o Senhor nos ordenou que observássemos todos estes estatutos, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para o nosso bem em todo o tempo, a fim de que ele nos preservasse em vida, assim como hoje se vê. 25 E será justiça para nós, se tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como ele nos ordenou”.

As Ordenanças da Lei Foram Dadas Com os Filhos em Mente.


Êxodo 12:24-27


"24 Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre. 25 Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. 26 E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto? 27 Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou”.

Deuteronômio 4:9-10



9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, e que elas não se apaguem do teu coração todos os dias da tua vida; porém as contarás a teus filhos, e aos filhos de teus filhos; 10 o dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos". 

Deuteronômio 11:19-21



19 e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; 20 e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas; 21 para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra”.

Salmo 78:1-8



1 Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. 2 Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade, 3coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado. 4 Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito. 5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos; 6 para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, 7 a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos; 8 e que não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, cujo espírito não foi fiel para com Deus”.

Os Judeus Estavam Procurando Negar a Responsabilidade Dos Filhos Adultos a Seus Pais.


Mateus 15:4-9


4 Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. 5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. 6 E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. 7 Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: 8Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. 9Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem".

Advertências Severas Foram Emitidas Contra Aqueles Que Eram Irresponsáveis ​​Para Os Pais.


Provérbios 28:24


“O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Isso não é transgressão; esse é companheiro do destruidor”.

Provérbios 30:11-14



"11 Há gente que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe. 12 Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. 13 Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima. 14 Há gente cujos dentes são como espadas; e cujos queixais são como facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens”.

Provérbios 30:17



"17 Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia"

Êxodo 21:15, 17



“Quem ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.. . . Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto”.

Deuteronômio 21:18-21



18 Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos, 19 seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; 20 e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão. 21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá”.

O Novo Testamento Coloca a Responsabilidade Paterna Sobre os Cristãos.


O quinto mandamento não fala apenas com filhos pequenos. Ele fala para os filhos que cresceram e têm suas próprias famílias.


1 Timóteo 5:3-4



3 Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas. 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus”.

Tito 2:1-5



1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. 2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; 3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, 4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, 5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada”.

Os pais devem criar filhos sem incutir ira. Não é bom criar filhos com medo e discipliná-los com culpa; devemos criá-los por amor a eles.



Efésios 6:1-4



1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”.

Um aviso severo é dado para aqueles que se recusam a cuidar da família.


1 Timóteo 5:8


“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo”. 

As Consequências de Longo Alcance


Êxodo 20:12


"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá"

A importância do quinto mandamento é vista em suas implicações de longo alcance para outras áreas de nossas vidas. Os preceitos do quinto mandamento formam a transição de um relacionamento com Deus para um relacionamento com nosso semelhante, como visto no restante dos mandamentos. Deus deveria ser honrado pelos pais quando eles procurassem um relacionamento adequado com seus filhos. Por sua vez, os filhos aprenderam a honrar aqueles com quem entraram em contato quando procuravam honrar a Deus.



Os filhos aprendem a responder aos outros pela forma como interagimos com eles. Aprender a ser um bom cristão começa em casa.



1 Timóteo 5:1-2



1 Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza”.

A boa cidadania começa em casa. A chave para viver longamente na terra da promessa era um respeito pela autoridade divina, que era exemplificada pelos pais. Não é um mandamento que está simplesmente falando sobre a vida física. É um mandamento que fala da longevidade de uma nação.



Este mandamento tem a ver com relacionamentos interpessoais em toda a vida. A exigência de reverência pelos pais estabelece o fundamento para a santificação de toda a vida social, na medida em que nos ensina a reconhecer uma autoridade divina. 

A prosperidade e o bem-estar de uma nação dependem da reverência dos filhos em relação aos pais.

Há uma promessa dupla aqui. Enquanto a nação se regozijasse na posse de filhos obedientes, estava assegurada uma vida longa ou existência na terra de Canaã; mas também está incluída a promessa de uma vida longa, isto é, uma longevidade para os indivíduos (Deuteronômio 6:2, 22:7), assim como encontramos em 1 Reis 3:14 a longevidade referida como uma bênção especial de Deus. Em Deuteronômio 5:16, a promessa de longa vida é seguido pelas palavras "para que te vá bem", que não alteram o sentido, mas simplesmente o explicam mais plenamente. 

Conclusão:

É deste mandamento que podemos começar a entender como Deus procura reconciliar o mundo consigo mesmo, ao reconciliar cada um de nós com ele através da cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário