Democracia em alta, esquerda em baixa - Se Liga na Informação





Democracia em alta, esquerda em baixa

Compartilhar isso

 A direita avança



Já foi pior. Em 2017, 78% dos brasileiros se diziam insatisfeitos com o funcionamento da democracia. O percentual caiu para 58%.
Os que acreditavam há dois anos que a democracia era a melhor forma de governo somavam 52%. Agora, 60%.
Pela primeira vez desde 2012, há mais brasileiros que se declaram de direita (39%) do que de esquerda (28%).
Os dados são do Barômetro das Américas (Lapop), pesquisa de opinião coordenada pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e realizada desde 2006 em 13 países do continente.
Entre janeiro e março deste ano, o Barômetro entrevistou 1.498 brasileiros em cidades de todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa foi publicada, hoje, pelo jornal Folha de Sâo Paulo.
Em um cenário de muita corrupção, 35% dos brasileiros apoiariam um golpe militar, mas 65% não. Os resultados são iguais aos de 2017.
Cresceu expressivamente o percentual dos que acham que o presidente da República poderia dissolver o Supremo Tribunal Federal caso o país enfrente dificuldades. Era de 13% em 2012. Passou para 38%.
Contraditoriamente, também cresceu o percentual de brasileiros que dizem respeitar as instituições políticas. De 41% em 2017 saltou para 51%. Nesse quesito, entre os 13 países pesquisados, o Brasil ficou em 9º lugar.
A instituição mais confiável são as Forças Armadas (70%). As menos confiáveis, o Congresso (31%) e os partidos políticos (13%). Para 79% dos brasileiros, mais da metade dos políticos é corrupta.

Fonte: Noblat/Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário