Escola que teve um inhambupense como enredo levou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial do Rio de Janeiro - Se Liga na Informação





Escola que teve um inhambupense como enredo levou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Compartilhar isso

Grande Rio leva o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial



Tricolor de Caxias também foi premiada pelo melhor samba-enredo do carnaval 2020. Criada em 1988, a escola tenta seu primeiro campeonato no carnaval carioca.


Paolla Oliveira desfilou à frente da bateria da Grande Rio interpretando Cleópatra — Foto: Marcelo Brandt/G1

Acadêmicos da Grande Rio ganhou o Estandarte de Ouro, prêmio oferecido pelo Jornal O Globo, de melhor escola do Grupo Especial do carnaval 2020. A escola homenageou o pai de santo Joãozinho da Gomeia.

Além do prêmio principal, a agremiação também foi premiada pelo melhor samba-enredo, com "Tata Londirá - o canto do caboclo no quilombo de Caxias".

A escola criada em 1988 tenta seu primeiro título do Grupo Especial. Nos últimos dois carnavais ela ficou de fora do Grupo Especial. De volta a ele este ano, ela teve problemas com dois carros, que podem diminuir suas notas em quesitos como evolução e harmonia.


O abre-alas chamou atenção com tons terrosos e belos retalhos de panos e crochê, além de "um homem-pássaro". Só que uma parte dele ficou parada na concentração deixando um "buraco" na avenida;
O quarto carro, unindo candomblé e carnaval, se movimentou com dificuldades durante quase todo o desfile;
Um dos destaques da tricolor de Caxias foi a volta de Paolla Oliveira como rainha de bateria, fantasiada de Cleópatra, após dez anos fora.

Primeiro casal da Grande Rio presta reverência a Exu — Foto: Alexandre Durão/G1


Além de Paolla Oliveira, a tricolor de Caxias trouxe também outras famosas sambando, como Monique Alfradique, Agatha Moreira e Luísa Sonza.

Indo além das celebridades, a escola fez questão de contar com detalhes a trajetória de Joãozinho, a começar pela comissão de frente, sobre a infância do líder religioso.

Grande Rio canta o canto do caboclo no Quilombo de Caxias — Foto: Marcelo Brandt/G1

Os componentes fizeram lembrar os tempos em que ele foi tomar banho no rio e relatou ter visto um grande pássaro. Depois, descobriria que se tratava da entidade cabocla que o guiaria até o fim da vida.

As alas também representaram os períodos conturbados de Joãozinho. Uma delas retratou a busca por cuidado médico após sofrer fortes dores de cabeça e outra reviveu a dificuldade de ter que dormir em sacos de embrulhar carne, em um armazém.

O terreiro da Gomeia, na cidade de Duque de Caxias, foi retratado no terceiro carro. O desfile terminou com uma crítica ao fato de o mesmo terreno estar abandonado.

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora fizeram sua estreia no Grupo Especial com a missão de recolocar a escola em um bom posto.



Melhor enredo



A Viradouro, segunda escola a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial, conquistou o prêmio de melhor enredo. "Viradouro de alma lavada" exaltou as mulheres negras de Salvador ao falar sobre as Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de lavadoras de roupa na Lagoa do Abaeté.

Na comissão de frente, a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado Anna Giulia, vestida de sereia, dava mergulhos de até um minuto em um aquário com 7 mil litros de água mineral.

Viradouro contou a história das Ganhadeiras de Itapuã — Foto: Reprodução/TV Globo

Imperatriz Leopoldinense vence na Série A


Dentre as escolas que disputam o título da Série A do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense foi a grande vendedora do Estandarte de Ouro. A escola reeditou o enredo "O teu cabelo não nega (só dá lalá)", em homenagem ao compositor Lamartine Babo, que a consagrou campeã em 1981.

Destaque da Imperatriz Leopoldinense — Foto: Alexandre Durão/G1

Estandarte de Ouro

Organizado desde 1972 pelo Jornal O Globo, o Estandarte de Ouro é reconhecido como a segunda premiação mais importante do carnaval carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário